Perfil Neuropsicológico em pacientes adultos submetidos ao implante coclear unilateral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferretti, Marita Iannazzo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17150/tde-05112021-111952/
Resumo: No Brasil, a neuropsicologia associada a deficiência auditiva tem história recente principalmente no contexto da cirurgia de implante coclear (IC). Neste sentido, a audiologia cognitiva junto a neuropsicologia buscam compreender a variabilidade de resultados na inteligibilidade da fala após a cirurgia e as funções que integram os domínios cognitivos envolvidos neste fenômeno. Sendo assim, direcionamos esta pesquisa para a investigação dos fatores cognitivos importantes na predição da acuidade auditiva e percepção de fala em usuários de implante coclear unilateral. Este estudo de análise transversal de caráter primário e observacional permitiu investigar adultos (N=32), com faixa etária entre 25 anos e 60 anos incompletos, de ambos os sexos, com perda auditiva sensorioneural de grau severo e/ou profunda adquirida no período pós-lingual, submetidos ao implante coclear unilateral há pelo menos um ano de uso, acompanhados pelo Centro Especializado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, ligado à FMRP-USP. Além do levantamento de dados sociodemográficos (Critério de Classificação Econômica Brasil -CCEB) e da pesquisa documental da história médica auditiva, foi realizado um conjunto diversificado de medidas psicoacústicas e cognitivas, os quais puderam ser correlacionadas com as seguintes variáveis de análise: escolaridade; tempo de privação auditiva; etiologia da perda; atenção; e sintomas emocionais depressivos presentes. Para a avaliação do desempenho auditivo foram utilizadas as medidas de Limiar Auditivo com o Implante coclear em Campo Livre (LA); Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF) de palavras trissílabas com significação; e o Índice de Reconhecimento de Sentenças em Português no Silêncio (IPRSS) e no Ruído (IPRSR). Além disso, análises de regressão linear foram conduzidas para investigar quais as habilidades cognitivas poderiam influenciar no desempenho auditivo dos pacientes por meio da avaliação do funcionamento intelectual global, raciocínio abstrato e verbal da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI); bem como, o processamento visual, viso-construção, memória visual e planejamento através do Teste de Figuras Complexas de Rey (FCR). Foi possível observar o tempo de privação não interferiu no desempenho auditivo Entretanto, os resultados sugerem que há uma associação entre etiologia da perda à performance no reconhecimento de palavras. Este estudo fornece evidências que testes neurocognitivos podem ser sensíveis na investigação da variabilidade de resultados de percepção de fala em pacientes submetidos à cirurgia de implante coclear. Foram encontradas, em destaque, correlações na habilidade de viso-espacialidade e viso-construção, as quais contribuíram para resultados na percepção de fala de sentenças no silêncio e no ruído. Concluímos que a cognição, em especial, habilidades não-auditivas desempenham um papel importante para o desfecho dos resultados do implante coclear.
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Este estudo de análise transversal de caráter primário e observacional permitiu investigar adultos (N=32), com faixa etária entre 25 anos e 60 anos incompletos, de ambos os sexos, com perda auditiva sensorioneural de grau severo e/ou profunda adquirida no período pós-lingual, submetidos ao implante coclear unilateral há pelo menos um ano de uso, acompanhados pelo Centro Especializado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, ligado à FMRP-USP. Além do levantamento de dados sociodemográficos (Critério de Classificação Econômica Brasil -CCEB) e da pesquisa documental da história médica auditiva, foi realizado um conjunto diversificado de medidas psicoacústicas e cognitivas, os quais puderam ser correlacionadas com as seguintes variáveis de análise: escolaridade; tempo de privação auditiva; etiologia da perda; atenção; e sintomas emocionais depressivos presentes. Para a avaliação do desempenho auditivo foram utilizadas as medidas de Limiar Auditivo com o Implante coclear em Campo Livre (LA); Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF) de palavras trissílabas com significação; e o Índice de Reconhecimento de Sentenças em Português no Silêncio (IPRSS) e no Ruído (IPRSR). Além disso, análises de regressão linear foram conduzidas para investigar quais as habilidades cognitivas poderiam influenciar no desempenho auditivo dos pacientes por meio da avaliação do funcionamento intelectual global, raciocínio abstrato e verbal da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI); bem como, o processamento visual, viso-construção, memória visual e planejamento através do Teste de Figuras Complexas de Rey (FCR). Foi possível observar o tempo de privação não interferiu no desempenho auditivo Entretanto, os resultados sugerem que há uma associação entre etiologia da perda à performance no reconhecimento de palavras. Este estudo fornece evidências que testes neurocognitivos podem ser sensíveis na investigação da variabilidade de resultados de percepção de fala em pacientes submetidos à cirurgia de implante coclear. Foram encontradas, em destaque, correlações na habilidade de viso-espacialidade e viso-construção, as quais contribuíram para resultados na percepção de fala de sentenças no silêncio e no ruído. Concluímos que a cognição, em especial, habilidades não-auditivas desempenham um papel importante para o desfecho dos resultados do implante coclear.Neuropsychology associated with hearing loss has a recent history in Brazil, mainly in the context of cochlear implantion (CI). In this regard, cognitive audiology and neuropsychology seeks to understand the variability of results in speech intelligibility after implantation, as well as the functions that integrate the cognitive domains involved in this phenomenon. Therefore, we aimed this research towards the investigation of important cognitive factors in the prediction of auditory acuity and speech perception in unilateral cochlear implant users. This key observational cross-sectional study allowed us to evaluate adults (N = 32) between the ages of 25 and 60 years old of both sexes with severe and/or profound sensorineural hearing loss acquired in the post-lingual period submitted to unilateral cochlear implant for at least one year of use and followed by Centro Especializado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (the Specialized Center for Otorhinolaryngology and Speech Therapy linked to University of São Paulo. In addition to the sociodemographic data survey from the Brazilian Criteria of Economic Classification (Critério de Classificação Brasileira -CCEB) and the auditory medical history and documentary research, a diverse set of psychoacoustics and cognitive measures was carried out, which could be correlated with the following variable analysis: education, hearing deprivation time, etiology of loss, attention, and the presence of depressive emotional symptoms. For the auditory performance evaluation, auditory threshold measures were used with the cochlear implant in free field, as well as the Speech Recognition Percentage Index (Índice Percentual de Reconhecimento de Fala - IPRF) of trisyllabic words with meaning, and the Portuguese Sentence Recognition Percentage Index in Silence and in Noise (Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído - IPRSS and IPRSR). Moreover, linear regression analyses were conducted to investigate which cognitive skills could influence patients\' auditory performance by assessing the overall intellectual functioning, abstract and verbal reasoning of the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI), along with visual processing, visuoconstruction, visual memory and planning through The Rey-Osterrieth Complex Figure Test (RCFT). It was possible to observe that the deprivation time did not interfere with the auditory performance. However, the results suggest that there is an association between etiology of loss and performance in word recognition. This study provides evidence that neurocognitive tests may be sensitive to investigating the speech perception variability results in patients undergoing cochlear implantation. Correlations were found in visual-spatialand visuoconstruction abilities which contributed to results in the speech perception of sentences in silence and noise. We have concluded that cognition, in particular non-auditory skills, play an important role in the outcome results of cochlear implantations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMassuda, Eduardo TanakaFerretti, Marita Iannazzo2021-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17150/tde-05112021-111952/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-22T17:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-05112021-111952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-11-22T17:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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