Níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem e intervenções para manejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-17032021-104041/ |
Resumo: | A depressão, ansiedade e estresse afetam diretamente o bem-estar físico e emocional dos indivíduos e, estão presentes e podem prejudicar o desempenho acadêmico de estudantes universitários e, entre os da área da saúde, o presente estudo avaliou os níveis de depressão, ansiedade e estresse de estudantes de enfermagem e intervenções para manejo. Foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira um survey, utilizando-se o DASS-21 para avaliar os níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo e; a segunda, uma revisão integrativa da literatura, utilizando-se as bases de dados LILACS, PubMed, Web of Science, CINAHL e PsycInfo para localizar estudos primários e sintetizar quais têm sido as intervenções utilizadas para manejo da depressão, ansiedade ou estresse em estudantes de enfermagem. Os dados foram coletados de outubro de 2019 a janeiro de 2020. Participaram 82 estudantes dos cursos de Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, com idade média de 22,1 anos (DP = 2,3) e sexo feminino (87,8%). Em relação a depressão identificou-se 26,8% estudantes nos níveis normal e leve, 73,2% nos níveis moderado a extremamente severo, sendo 41,5% extremamente severo. Na ansiedade, 15,8% estudantes estavam nos níveis normal e leve, 84,2% nos níveis moderado a extremamente severo, sendo 53,7% extremamente severo. Para estresse, 20,7% estudantes estavam nos níveis normal e leve, 79,3% nos níveis moderado a extremamente severo, sendo 31,7% em nível severo. A análise das intervenções utilizadas para manejo de depressão, ansiedade e estresse foi feita em amostra de 40 artigos. Observou-se diversidade de estratégias, sendo mais frequentes as baseadas em atenção plena (mindfulness), terapia cognitiva comportamental, musicoterapia, aromaterapia, ioga, entre outros. Foram identificados níveis expressivos de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem e fatores sociodemográficos importantes que devem ser melhor investigados para compreensão do fenômeno. A maior parte das intervenções descritas na literatura apresentou efeito positivo para manejo dos sintomas de depressão, ansiedade e/ou estresse entre estudantes de enfermagem. As instituições de ensino superior em Enfermagem devem avaliar estratégias disponíveis na literatura que atendam melhor ao seu contexto, visando promover saúde mental durante a formação profissional. |
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Níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem e intervenções para manejoLevels of depression, anxiety and stress in nursing students and management interventionsAnsiedadeAnxietyDepressãoDepressionEstresse psicológicoEstudantes de enfermagemPsicologiaPsychologyStress psychologicalStudents nursingA depressão, ansiedade e estresse afetam diretamente o bem-estar físico e emocional dos indivíduos e, estão presentes e podem prejudicar o desempenho acadêmico de estudantes universitários e, entre os da área da saúde, o presente estudo avaliou os níveis de depressão, ansiedade e estresse de estudantes de enfermagem e intervenções para manejo. Foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira um survey, utilizando-se o DASS-21 para avaliar os níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo e; a segunda, uma revisão integrativa da literatura, utilizando-se as bases de dados LILACS, PubMed, Web of Science, CINAHL e PsycInfo para localizar estudos primários e sintetizar quais têm sido as intervenções utilizadas para manejo da depressão, ansiedade ou estresse em estudantes de enfermagem. Os dados foram coletados de outubro de 2019 a janeiro de 2020. Participaram 82 estudantes dos cursos de Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, com idade média de 22,1 anos (DP = 2,3) e sexo feminino (87,8%). Em relação a depressão identificou-se 26,8% estudantes nos níveis normal e leve, 73,2% nos níveis moderado a extremamente severo, sendo 41,5% extremamente severo. Na ansiedade, 15,8% estudantes estavam nos níveis normal e leve, 84,2% nos níveis moderado a extremamente severo, sendo 53,7% extremamente severo. Para estresse, 20,7% estudantes estavam nos níveis normal e leve, 79,3% nos níveis moderado a extremamente severo, sendo 31,7% em nível severo. A análise das intervenções utilizadas para manejo de depressão, ansiedade e estresse foi feita em amostra de 40 artigos. Observou-se diversidade de estratégias, sendo mais frequentes as baseadas em atenção plena (mindfulness), terapia cognitiva comportamental, musicoterapia, aromaterapia, ioga, entre outros. Foram identificados níveis expressivos de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de enfermagem e fatores sociodemográficos importantes que devem ser melhor investigados para compreensão do fenômeno. A maior parte das intervenções descritas na literatura apresentou efeito positivo para manejo dos sintomas de depressão, ansiedade e/ou estresse entre estudantes de enfermagem. As instituições de ensino superior em Enfermagem devem avaliar estratégias disponíveis na literatura que atendam melhor ao seu contexto, visando promover saúde mental durante a formação profissional.Depression, anxiety and stress affect directly the physical and emotional well-being of individuals and are present and can impair the academic performance of university students and, among those in health field, this study aimed to evaluated levels of depression, anxiety and stress in nursing students and management interventions. The study was developed in two stages, the first was a survey using DASS-21 to assess the levels of depression, anxiety and stress in nursing students at a public university in the interior of São Paulo state and; the second was an integrative literature review, using the LILACS, PubMed, Web of Science, CINAHL and PsycInfo databases to locate primary studies and summarize what interventions have been used to manage depression, anxiety or stress in nursing students. Data were collected from October 2019 to January 2020. The sample was composed by 82 students from the Bachelor\'s degree program and the Bachelor\'s degree with a teaching diploma, with an average age of 22.1 years (SD=2.3) and female (87,8%). Regarding depression, 26.8% of the students were classified in normal and mild levels, 73.2% from moderate to extremely severe levels, and 41.5% as extremely severe. Considering anxiety, 15.8% of the students were classified in normal and mild levels, 84.2% from moderate to extremely severe levels, and 53.7% as extremely severe. Related to stress, 20.7% of the students were classified in normal and mild levels, 79.3% from moderate to extremely severe levels, and 31.7% as severe level. The analysis of interventions used to manage depression, anxiety and stress was performed in a sample of 40 articles. It was observed a diversity of strategies, with the more frequent ones based on mindfulness, cognitive behavioral therapy, music therapy, aromatherapy, yoga, among others. Expressive levels of depression, anxiety and stress were identified in nursing students and important sociodemographic factors that should be further investigated to understand the phenomenon. Most of the interventions described in the literature had a positive effect for the management of symptoms of depression, anxiety and/or stress among nursing students. Higher education institutions in nursing should evaluate strategies available in the literature that best suit their context, aiming to promote mental health during professional training.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Simone de GodoyMendonça, Gheysa Alves2020-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-17032021-104041/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-14T17:35:04Zoai:teses.usp.br:tde-17032021-104041Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-14T17:35:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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