Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cevales, Renan Marcondes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-26092022-112543/
Resumo: Este trabalho analisa obras contemporâneas produzidas por artistas brasileiros nos anos 10 do século XXI, nas quais eles se valem de diversas práticas de desaparecimento, criando situações em que os corpos não são vistos ou perdem importância. São analisadas A sagração da primavera: quadros de uma dívida não paga (2016), peça teatral do [pH2]: Estado de Teatro; Ensaio sobre a Dádiva (2015), instalação de Nuno Ramos; MIRANTES: Coreografia para uma paisagem (2013), dança site-specific de Pol Pi; Bondages (2017), solo de dança de Marta Soares e NoirBLUE: deslocamentos de uma dança (2018), curta-metragem de Ana Pi. Parte-se do argumento de que aspectos próprios da performance (como a visibilidade, a presença e a demonstração de um desempenho) são solicitados pela racionalidade neoliberal para criar uma situação de apelo viciado e contínuo à visibilidade e exposição dos corpos. Pela análise das obras, argumenta-se que essa presença, sempre conjugada com certa ausência por meio de desaparições e reaparições dos corpos, pode ser vista também como um modo de crítica política, urgente em um cenário no qual todos os domínios da vida privada estão submetidos à produção e exibição de si. Assim fazem-se notar noções e modos de presença que se dão necessariamente a partir de repetições, interrupções e desenquadramentos da visibilidade dos corpos em cena. A cada capítulo a discussão é norteada por um termo: recusa, destruição, detalhamento, dispersão e espaçamento. Objetiva-se, com isso, indicar o principal vetor mobilizado por cada obra para conjugar ausências em cena. Conclui-se traçando linhas convergentes entre as cinco obras analisadas, como o uso de blecautes e iluminações excessivas; a evidenciação do que está enquadrado e desenquadrado; procedimentos de apagamento do rosto humano e recursos dramatúrgicos pautados na circularidade e na repetição. A pesquisa visa não apenas dedicar a devida atenção a essas obras, de difícil definição e que tiveram pouca repercussão até agora, mas também criar ferramentas para ler, analisar e criar modos de performatividade que conjuguem situações de presença com situações de ausência.
id USP_1ec89f1123236d8900910613e638c747
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26092022-112543
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporâneaTo disappear: absences of the body in contemporary art.AbsenceArte contemporâneaAusênciaContemporary artDesaparecimentoDisappearancePerformatividadePerformativityPresençaPresenceEste trabalho analisa obras contemporâneas produzidas por artistas brasileiros nos anos 10 do século XXI, nas quais eles se valem de diversas práticas de desaparecimento, criando situações em que os corpos não são vistos ou perdem importância. São analisadas A sagração da primavera: quadros de uma dívida não paga (2016), peça teatral do [pH2]: Estado de Teatro; Ensaio sobre a Dádiva (2015), instalação de Nuno Ramos; MIRANTES: Coreografia para uma paisagem (2013), dança site-specific de Pol Pi; Bondages (2017), solo de dança de Marta Soares e NoirBLUE: deslocamentos de uma dança (2018), curta-metragem de Ana Pi. Parte-se do argumento de que aspectos próprios da performance (como a visibilidade, a presença e a demonstração de um desempenho) são solicitados pela racionalidade neoliberal para criar uma situação de apelo viciado e contínuo à visibilidade e exposição dos corpos. Pela análise das obras, argumenta-se que essa presença, sempre conjugada com certa ausência por meio de desaparições e reaparições dos corpos, pode ser vista também como um modo de crítica política, urgente em um cenário no qual todos os domínios da vida privada estão submetidos à produção e exibição de si. Assim fazem-se notar noções e modos de presença que se dão necessariamente a partir de repetições, interrupções e desenquadramentos da visibilidade dos corpos em cena. A cada capítulo a discussão é norteada por um termo: recusa, destruição, detalhamento, dispersão e espaçamento. Objetiva-se, com isso, indicar o principal vetor mobilizado por cada obra para conjugar ausências em cena. Conclui-se traçando linhas convergentes entre as cinco obras analisadas, como o uso de blecautes e iluminações excessivas; a evidenciação do que está enquadrado e desenquadrado; procedimentos de apagamento do rosto humano e recursos dramatúrgicos pautados na circularidade e na repetição. A pesquisa visa não apenas dedicar a devida atenção a essas obras, de difícil definição e que tiveram pouca repercussão até agora, mas também criar ferramentas para ler, analisar e criar modos de performatividade que conjuguem situações de presença com situações de ausência.This study analyzes contemporary artworks produced by brazilian artists in the 2010s, in which they make use of various practices of disappearance, creating situations in which bodies are not seen or become less significant. Our research analyses the artworks A sagração da primavera (2016), by [pH2]: Estado de Teatro; Ensaio sobre a Dádiva (2015), by Nuno Ramos; MIRANTES: Coreografia para uma paisagem (2013), by Pol Pi; Bondages (2017), by Marta Soares and NoirBLUE: deslocamentos de uma dança (2018) by Ana Pi. It departs from the argument that aspects of performance (such as visibility, presence and demonstration) are requested by current neoliberal rationality to create a situation of a vicious and continuous appeal to the visibility and exposure of bodies. Through the reading of the works, it is argued that this presence, always combined with a certain absence by way of disappearances and reappearances of bodies, can also be seen as a mode of political criticism which is urgent in a scenario where all domains of private life are submitted to bodily production and exhibition. Thus, it is possible to notice certain notions and modes of presence that depend on the repetitions, interruptions and disqualifications of the visibility of bodies on stage. Each chapter is guided by a new term: \"refusal\", \"destruction\", \"detailing\", \"dispersion\" and \"spacing\". Thus, our objective is to point to the main vector mobilized by each work to combine absences on stage. We conclude by showing convergent lines in all five works, such as the use of blackouts and excessive lighting; the disclosure of what is framed and unframed; procedures for erasing the human face and dramaturgical resources based on circularity and repetition. Our research aims not only to devote due attention to these works, which are difficult to define and have had little repercussion until now, but also to create tools in order to read, analyze and create ways of performing that combine situations of presence with situations of absence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Antônio Carlos de AraújoCevales, Renan Marcondes2021-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-26092022-112543/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-26T14:50:50Zoai:teses.usp.br:tde-26092022-112543Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-26T14:50:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea
To disappear: absences of the body in contemporary art.
title Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea
spellingShingle Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea
Cevales, Renan Marcondes
Absence
Arte contemporânea
Ausência
Contemporary art
Desaparecimento
Disappearance
Performatividade
Performativity
Presença
Presence
title_short Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea
title_full Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea
title_fullStr Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea
title_full_unstemmed Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea
title_sort Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea
author Cevales, Renan Marcondes
author_facet Cevales, Renan Marcondes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Antônio Carlos de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cevales, Renan Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv Absence
Arte contemporânea
Ausência
Contemporary art
Desaparecimento
Disappearance
Performatividade
Performativity
Presença
Presence
topic Absence
Arte contemporânea
Ausência
Contemporary art
Desaparecimento
Disappearance
Performatividade
Performativity
Presença
Presence
description Este trabalho analisa obras contemporâneas produzidas por artistas brasileiros nos anos 10 do século XXI, nas quais eles se valem de diversas práticas de desaparecimento, criando situações em que os corpos não são vistos ou perdem importância. São analisadas A sagração da primavera: quadros de uma dívida não paga (2016), peça teatral do [pH2]: Estado de Teatro; Ensaio sobre a Dádiva (2015), instalação de Nuno Ramos; MIRANTES: Coreografia para uma paisagem (2013), dança site-specific de Pol Pi; Bondages (2017), solo de dança de Marta Soares e NoirBLUE: deslocamentos de uma dança (2018), curta-metragem de Ana Pi. Parte-se do argumento de que aspectos próprios da performance (como a visibilidade, a presença e a demonstração de um desempenho) são solicitados pela racionalidade neoliberal para criar uma situação de apelo viciado e contínuo à visibilidade e exposição dos corpos. Pela análise das obras, argumenta-se que essa presença, sempre conjugada com certa ausência por meio de desaparições e reaparições dos corpos, pode ser vista também como um modo de crítica política, urgente em um cenário no qual todos os domínios da vida privada estão submetidos à produção e exibição de si. Assim fazem-se notar noções e modos de presença que se dão necessariamente a partir de repetições, interrupções e desenquadramentos da visibilidade dos corpos em cena. A cada capítulo a discussão é norteada por um termo: recusa, destruição, detalhamento, dispersão e espaçamento. Objetiva-se, com isso, indicar o principal vetor mobilizado por cada obra para conjugar ausências em cena. Conclui-se traçando linhas convergentes entre as cinco obras analisadas, como o uso de blecautes e iluminações excessivas; a evidenciação do que está enquadrado e desenquadrado; procedimentos de apagamento do rosto humano e recursos dramatúrgicos pautados na circularidade e na repetição. A pesquisa visa não apenas dedicar a devida atenção a essas obras, de difícil definição e que tiveram pouca repercussão até agora, mas também criar ferramentas para ler, analisar e criar modos de performatividade que conjuguem situações de presença com situações de ausência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-26092022-112543/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-26092022-112543/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257403902394368