Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-26092022-112543/ |
Resumo: | Este trabalho analisa obras contemporâneas produzidas por artistas brasileiros nos anos 10 do século XXI, nas quais eles se valem de diversas práticas de desaparecimento, criando situações em que os corpos não são vistos ou perdem importância. São analisadas A sagração da primavera: quadros de uma dívida não paga (2016), peça teatral do [pH2]: Estado de Teatro; Ensaio sobre a Dádiva (2015), instalação de Nuno Ramos; MIRANTES: Coreografia para uma paisagem (2013), dança site-specific de Pol Pi; Bondages (2017), solo de dança de Marta Soares e NoirBLUE: deslocamentos de uma dança (2018), curta-metragem de Ana Pi. Parte-se do argumento de que aspectos próprios da performance (como a visibilidade, a presença e a demonstração de um desempenho) são solicitados pela racionalidade neoliberal para criar uma situação de apelo viciado e contínuo à visibilidade e exposição dos corpos. Pela análise das obras, argumenta-se que essa presença, sempre conjugada com certa ausência por meio de desaparições e reaparições dos corpos, pode ser vista também como um modo de crítica política, urgente em um cenário no qual todos os domínios da vida privada estão submetidos à produção e exibição de si. Assim fazem-se notar noções e modos de presença que se dão necessariamente a partir de repetições, interrupções e desenquadramentos da visibilidade dos corpos em cena. A cada capítulo a discussão é norteada por um termo: recusa, destruição, detalhamento, dispersão e espaçamento. Objetiva-se, com isso, indicar o principal vetor mobilizado por cada obra para conjugar ausências em cena. Conclui-se traçando linhas convergentes entre as cinco obras analisadas, como o uso de blecautes e iluminações excessivas; a evidenciação do que está enquadrado e desenquadrado; procedimentos de apagamento do rosto humano e recursos dramatúrgicos pautados na circularidade e na repetição. A pesquisa visa não apenas dedicar a devida atenção a essas obras, de difícil definição e que tiveram pouca repercussão até agora, mas também criar ferramentas para ler, analisar e criar modos de performatividade que conjuguem situações de presença com situações de ausência. |
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Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporâneaTo disappear: absences of the body in contemporary art.AbsenceArte contemporâneaAusênciaContemporary artDesaparecimentoDisappearancePerformatividadePerformativityPresençaPresenceEste trabalho analisa obras contemporâneas produzidas por artistas brasileiros nos anos 10 do século XXI, nas quais eles se valem de diversas práticas de desaparecimento, criando situações em que os corpos não são vistos ou perdem importância. São analisadas A sagração da primavera: quadros de uma dívida não paga (2016), peça teatral do [pH2]: Estado de Teatro; Ensaio sobre a Dádiva (2015), instalação de Nuno Ramos; MIRANTES: Coreografia para uma paisagem (2013), dança site-specific de Pol Pi; Bondages (2017), solo de dança de Marta Soares e NoirBLUE: deslocamentos de uma dança (2018), curta-metragem de Ana Pi. Parte-se do argumento de que aspectos próprios da performance (como a visibilidade, a presença e a demonstração de um desempenho) são solicitados pela racionalidade neoliberal para criar uma situação de apelo viciado e contínuo à visibilidade e exposição dos corpos. Pela análise das obras, argumenta-se que essa presença, sempre conjugada com certa ausência por meio de desaparições e reaparições dos corpos, pode ser vista também como um modo de crítica política, urgente em um cenário no qual todos os domínios da vida privada estão submetidos à produção e exibição de si. Assim fazem-se notar noções e modos de presença que se dão necessariamente a partir de repetições, interrupções e desenquadramentos da visibilidade dos corpos em cena. A cada capítulo a discussão é norteada por um termo: recusa, destruição, detalhamento, dispersão e espaçamento. Objetiva-se, com isso, indicar o principal vetor mobilizado por cada obra para conjugar ausências em cena. Conclui-se traçando linhas convergentes entre as cinco obras analisadas, como o uso de blecautes e iluminações excessivas; a evidenciação do que está enquadrado e desenquadrado; procedimentos de apagamento do rosto humano e recursos dramatúrgicos pautados na circularidade e na repetição. A pesquisa visa não apenas dedicar a devida atenção a essas obras, de difícil definição e que tiveram pouca repercussão até agora, mas também criar ferramentas para ler, analisar e criar modos de performatividade que conjuguem situações de presença com situações de ausência.This study analyzes contemporary artworks produced by brazilian artists in the 2010s, in which they make use of various practices of disappearance, creating situations in which bodies are not seen or become less significant. Our research analyses the artworks A sagração da primavera (2016), by [pH2]: Estado de Teatro; Ensaio sobre a Dádiva (2015), by Nuno Ramos; MIRANTES: Coreografia para uma paisagem (2013), by Pol Pi; Bondages (2017), by Marta Soares and NoirBLUE: deslocamentos de uma dança (2018) by Ana Pi. It departs from the argument that aspects of performance (such as visibility, presence and demonstration) are requested by current neoliberal rationality to create a situation of a vicious and continuous appeal to the visibility and exposure of bodies. Through the reading of the works, it is argued that this presence, always combined with a certain absence by way of disappearances and reappearances of bodies, can also be seen as a mode of political criticism which is urgent in a scenario where all domains of private life are submitted to bodily production and exhibition. Thus, it is possible to notice certain notions and modes of presence that depend on the repetitions, interruptions and disqualifications of the visibility of bodies on stage. Each chapter is guided by a new term: \"refusal\", \"destruction\", \"detailing\", \"dispersion\" and \"spacing\". Thus, our objective is to point to the main vector mobilized by each work to combine absences on stage. We conclude by showing convergent lines in all five works, such as the use of blackouts and excessive lighting; the disclosure of what is framed and unframed; procedures for erasing the human face and dramaturgical resources based on circularity and repetition. Our research aims not only to devote due attention to these works, which are difficult to define and have had little repercussion until now, but also to create tools in order to read, analyze and create ways of performing that combine situations of presence with situations of absence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Antônio Carlos de AraújoCevales, Renan Marcondes2021-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-26092022-112543/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-26T14:50:50Zoai:teses.usp.br:tde-26092022-112543Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-26T14:50:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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