Entre o nacional e o colonial: a construção da identidade nacional na tela A primeira missa do Brasil, de Victor Meirelles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Pedro Gabriel Amaral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-06102022-204924/
Resumo: Produzida em 1861, a tela de Victor Meirelles de Lima A primeira missa no Brasil retoma a narrativa do descobrimento cristalizada na Carta do Achamento de Pero Vaz de Caminha, fornecendo ao relato quinhentista uma nova e poderosa imagem. Porém, essa imagem é também resultado de noções e ideias próprias do século XIX, como o nacionalismo e o colonialismo modernos, associadas à representação indígena que se desenvolve no Brasil até este período. A presente pesquisa busca analisar o modo como a tela A primeira missa no Brasil absorve as influências que chegaram ao artista, das representações indígenas desenvolvidas por portugueses e europeus ao longo da história do Brasil, bem como as noções modernas de nacionalismo e colonialismo presentes nas obras de artistas importantes para a formação de Meirelles, como Jacques-Louis David, Antoine-Jean Gros e Jean-Baptiste Debret. Por fim, a presente pesquisa busca avaliar como a tela de Meirelles articula essas influências no contexto político-social brasileiro de debates sobre a relações étnico-raciais na formação da identidade nacional brasileira
id USP_1ed438c202ff8a5d76a02e5f1b9a25cf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06102022-204924
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Entre o nacional e o colonial: a construção da identidade nacional na tela A primeira missa do Brasil, de Victor MeirellesBetween the national and the colonial: the construction of national identity on the canvas The first mass of Brazil, by Victor MeirellesColonialismColonialismoHistória da arteHistory of artIdentidade nacionalNational IdentityRomanticismRomantismoVictor MeirellesVictor MeirellesProduzida em 1861, a tela de Victor Meirelles de Lima A primeira missa no Brasil retoma a narrativa do descobrimento cristalizada na Carta do Achamento de Pero Vaz de Caminha, fornecendo ao relato quinhentista uma nova e poderosa imagem. Porém, essa imagem é também resultado de noções e ideias próprias do século XIX, como o nacionalismo e o colonialismo modernos, associadas à representação indígena que se desenvolve no Brasil até este período. A presente pesquisa busca analisar o modo como a tela A primeira missa no Brasil absorve as influências que chegaram ao artista, das representações indígenas desenvolvidas por portugueses e europeus ao longo da história do Brasil, bem como as noções modernas de nacionalismo e colonialismo presentes nas obras de artistas importantes para a formação de Meirelles, como Jacques-Louis David, Antoine-Jean Gros e Jean-Baptiste Debret. Por fim, a presente pesquisa busca avaliar como a tela de Meirelles articula essas influências no contexto político-social brasileiro de debates sobre a relações étnico-raciais na formação da identidade nacional brasileiraProduced in 1861, Victor Meirelles de Limas canvas A primeira missa no Brasil takes up the narrative of the discovery crystallized in the Carta do Achamento by Pero Vaz de Caminha, and provides the sixteenth century account with a new and powerful image. However, this image is also the result of notions and ideas typical of the nineteenth century, such as nationalism and modern colonialism, associated with the indigenous representation that developed in Brazil until this period. The present research seeks to analyze how the canvas A primeira missa no Brasil absorbs such influences, from the indigenous representations developed by Portuguese and Europeans throughout the history of Brazil that reach the artist, and from the modern notions of nationalism and colonialism present in the works of important artists for the formation of Meirelles, such as Jacques-Louis David, Antoine-Jean Gros and Jean-Baptiste Debret. Finally, the present research seeks to evaluate how Meirelles canvas articulates these influences in the Brazilian political-social context, and the debates on ethnic-racial relations in the formation of Brazilian national identityBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFavaretto, Celso FernandoCosta, Pedro Gabriel Amaral2022-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-06102022-204924/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-07T12:27:41Zoai:teses.usp.br:tde-06102022-204924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-07T12:27:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o nacional e o colonial: a construção da identidade nacional na tela A primeira missa do Brasil, de Victor Meirelles
Between the national and the colonial: the construction of national identity on the canvas The first mass of Brazil, by Victor Meirelles
title Entre o nacional e o colonial: a construção da identidade nacional na tela A primeira missa do Brasil, de Victor Meirelles
spellingShingle Entre o nacional e o colonial: a construção da identidade nacional na tela A primeira missa do Brasil, de Victor Meirelles
Costa, Pedro Gabriel Amaral
Colonialism
Colonialismo
História da arte
History of art
Identidade nacional
National Identity
Romanticism
Romantismo
Victor Meirelles
Victor Meirelles
title_short Entre o nacional e o colonial: a construção da identidade nacional na tela A primeira missa do Brasil, de Victor Meirelles
title_full Entre o nacional e o colonial: a construção da identidade nacional na tela A primeira missa do Brasil, de Victor Meirelles
title_fullStr Entre o nacional e o colonial: a construção da identidade nacional na tela A primeira missa do Brasil, de Victor Meirelles
title_full_unstemmed Entre o nacional e o colonial: a construção da identidade nacional na tela A primeira missa do Brasil, de Victor Meirelles
title_sort Entre o nacional e o colonial: a construção da identidade nacional na tela A primeira missa do Brasil, de Victor Meirelles
author Costa, Pedro Gabriel Amaral
author_facet Costa, Pedro Gabriel Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Favaretto, Celso Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Pedro Gabriel Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Colonialism
Colonialismo
História da arte
History of art
Identidade nacional
National Identity
Romanticism
Romantismo
Victor Meirelles
Victor Meirelles
topic Colonialism
Colonialismo
História da arte
History of art
Identidade nacional
National Identity
Romanticism
Romantismo
Victor Meirelles
Victor Meirelles
description Produzida em 1861, a tela de Victor Meirelles de Lima A primeira missa no Brasil retoma a narrativa do descobrimento cristalizada na Carta do Achamento de Pero Vaz de Caminha, fornecendo ao relato quinhentista uma nova e poderosa imagem. Porém, essa imagem é também resultado de noções e ideias próprias do século XIX, como o nacionalismo e o colonialismo modernos, associadas à representação indígena que se desenvolve no Brasil até este período. A presente pesquisa busca analisar o modo como a tela A primeira missa no Brasil absorve as influências que chegaram ao artista, das representações indígenas desenvolvidas por portugueses e europeus ao longo da história do Brasil, bem como as noções modernas de nacionalismo e colonialismo presentes nas obras de artistas importantes para a formação de Meirelles, como Jacques-Louis David, Antoine-Jean Gros e Jean-Baptiste Debret. Por fim, a presente pesquisa busca avaliar como a tela de Meirelles articula essas influências no contexto político-social brasileiro de debates sobre a relações étnico-raciais na formação da identidade nacional brasileira
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-06102022-204924/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-06102022-204924/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256728884740096