Computadores no ensino médio : análise da compreensão de alunos roteiristas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072021-164112/ |
Resumo: | Nosso objetivo, nesta pesquisa, foi analisar a aprendizagem de alunos que participaram do projeto Laboratório Didático Virtual (Lab Virt), em que a utilização de computadores integra-se num conjunto de atividades de ensino. Segundo a proposta do Lab Virt, a peça central no projeto é o papel que os estudantes exercem como roteiristas de simulações e animações. A roteirizazção de uma simulação ou animação é chamado encomenda de simulação. Após a consecução do roteiro, este é enviado para alunos universitários estagiários do Lab Virt que, utilizando softwares específicos, produzem simulações a partir de encomendas. Analisamos sete endomendas de simulação, versando sobre a Física, de alunos do Ensino Médio de escolas publicas de São Paulo sob a perspectiva de um instrumento de avaliação. Este instrumento foi desenvolvido no contexto do projeto Teaching for Understanding, da Harvard Graduate School of Education. Achamos ser possível vislumbrar, pelo menos em princípio, a validade da utilização do instrumento de avaliação em um contexto diferente daquele em que foi formulado. No entanto, não descartamos uma possível necessidade de adaptação do instrumento ao contexto em que for utilizado. Em algumas encomendas, parece que as concepções alternativas dos estudantes ainda não foram superadas, enquanto que em outras não há indícios de possíveis concepções alternativas; alguns grupos de alunos parecem ter estabelecido relações mais gerais entre os conceitos estudados, generalizando para outras situações além daquela estudada; algumas encomendas parecem refletir uma habilidade, dos estudantes, em expressar suas idéias de maneira clara e adaptada a diferentes contextos ou públicos. A atividade de encomenda pareceu-nos ter um caráter de afloramento de concepções alternativas, isto é, permitiu que algumas concepções alternativas fossem explicitadas, naturalmente, durante tal atividade. Parece haver uma relação direta ) entre a clareza e exatidão da encomenda, sob a perspectiva da Física proposta para o Ensino Médio, e as generalizações conceituais estabelecidas. Parece haver uma relação direta entre a utilização coesa de sistemas simbólicos na encomenda, domínio da atividade de encomenda e consideração de audiência e contexto com o domínio de conceitos e/ou teorias e generalizações |
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Computadores no ensino médio : análise da compreensão de alunos roteiristasComputers in High School : Analysis of the Comprehension of Screenwriter StudentsAPRENDIZAGEMAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMCOMPUTADORESCOMPUTERSENSINO E APRENDIZAGEMFÍSICA (ESTUDO E ENSINO)LEARNINGLEARNING EVALUATIONPHYSICS (STUDY AND TEACHING)SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM)SIMULATION (LEARNING)TEACHING AND LEARNINGTECHNOLOGYTECNOLOGIANosso objetivo, nesta pesquisa, foi analisar a aprendizagem de alunos que participaram do projeto Laboratório Didático Virtual (Lab Virt), em que a utilização de computadores integra-se num conjunto de atividades de ensino. Segundo a proposta do Lab Virt, a peça central no projeto é o papel que os estudantes exercem como roteiristas de simulações e animações. A roteirizazção de uma simulação ou animação é chamado encomenda de simulação. Após a consecução do roteiro, este é enviado para alunos universitários estagiários do Lab Virt que, utilizando softwares específicos, produzem simulações a partir de encomendas. Analisamos sete endomendas de simulação, versando sobre a Física, de alunos do Ensino Médio de escolas publicas de São Paulo sob a perspectiva de um instrumento de avaliação. Este instrumento foi desenvolvido no contexto do projeto Teaching for Understanding, da Harvard Graduate School of Education. Achamos ser possível vislumbrar, pelo menos em princípio, a validade da utilização do instrumento de avaliação em um contexto diferente daquele em que foi formulado. No entanto, não descartamos uma possível necessidade de adaptação do instrumento ao contexto em que for utilizado. Em algumas encomendas, parece que as concepções alternativas dos estudantes ainda não foram superadas, enquanto que em outras não há indícios de possíveis concepções alternativas; alguns grupos de alunos parecem ter estabelecido relações mais gerais entre os conceitos estudados, generalizando para outras situações além daquela estudada; algumas encomendas parecem refletir uma habilidade, dos estudantes, em expressar suas idéias de maneira clara e adaptada a diferentes contextos ou públicos. A atividade de encomenda pareceu-nos ter um caráter de afloramento de concepções alternativas, isto é, permitiu que algumas concepções alternativas fossem explicitadas, naturalmente, durante tal atividade. Parece haver uma relação direta ) entre a clareza e exatidão da encomenda, sob a perspectiva da Física proposta para o Ensino Médio, e as generalizações conceituais estabelecidas. Parece haver uma relação direta entre a utilização coesa de sistemas simbólicos na encomenda, domínio da atividade de encomenda e consideração de audiência e contexto com o domínio de conceitos e/ou teorias e generalizaçõesComputers in High School : Analysis of the Comprehension of Screenwriter StudentsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNunes, Cesar Augusto AmaralOliveira, Mauricio Pietrocola Pinto deBoaretto, Rogério2004-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072021-164112/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-20072021-164112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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