O uso do computador como estratégia educacional : relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12407 |
Resumo: | Resumo: A motivação dos estudantes para a aprendizagem escolar é um dos importantes desafios que o professor enfrenta em seu trabalho Em contextos fora da escola os estudantes mostram-se ativos, curiosos, despendem esforços, entre outros comportamentos que denotam motivação Exemplos dessas situações são os jogos em que se utiliza o computador O presente estudo teve como suporte teórico a Teoria da Autodeterminação, abordagem sociocognitivista contemporânea da motivação humana, e o Construcionismo, cuja afirmativa central é que os esquemas ou estruturas cognitivas seriam construídos de modo especialmente eficaz quando apoiados em algo tangível O objetivo da pesquisa foi analisar as relações entre o uso do computador, a motivação, e o aprendizado de conteúdos da disciplina de Matemática de estudantes de 5ª série ensino fundamental O delineamento da pesquisa seguiu o modelo quase-experimental, incluindo um grupo experimental e dois grupos de controle Na situação pré-teste, os estudantes foram avaliados em relação ao conhecimento acerca dos conteúdos a serem trabalhados na intervenção e à motivação para frequentarem a escola Após a apresentação dos conteúdos, um grupo de 1 estudantes projetou e construiu jogos empregando o computador (grupo experimental), a um segundo grupo, também de 1 estudantes, foram-lhe submetidos os mesmos conteúdos, e fez somente exercícios em lápis e papel (grupo de controle 1) Além desses dois grupos, houve um terceiro grupo de 8 alunos que assistiu apenas a aulas habituais na escola (grupo de controle 2) No término do estudo foram avaliados novamente, com os mesmos instrumentos do pré-teste, o aprendizado e a motivação dos estudantes Passados dois meses, os participantes do grupo controle 1 e do grupo experimental foram novamente avaliados a respeito dos conteúdos de Matemática trabalhados durante a intervenção Os resultados mostraram que os alunos do grupo experimental tiveram importantes ganhos na qualidade motivacional quando comparados ao grupo de controle 2, o que tem importantes implicações para o engajamento e persistência dos alunos em tarefas acadêmicas |
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O uso do computador como estratégia educacional : relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamentalEducaçãoAprendizagemEducaçãoEstudo e ensinoAprendizagemEducationEducationLearningcomputerLearningstudy and teachingResumo: A motivação dos estudantes para a aprendizagem escolar é um dos importantes desafios que o professor enfrenta em seu trabalho Em contextos fora da escola os estudantes mostram-se ativos, curiosos, despendem esforços, entre outros comportamentos que denotam motivação Exemplos dessas situações são os jogos em que se utiliza o computador O presente estudo teve como suporte teórico a Teoria da Autodeterminação, abordagem sociocognitivista contemporânea da motivação humana, e o Construcionismo, cuja afirmativa central é que os esquemas ou estruturas cognitivas seriam construídos de modo especialmente eficaz quando apoiados em algo tangível O objetivo da pesquisa foi analisar as relações entre o uso do computador, a motivação, e o aprendizado de conteúdos da disciplina de Matemática de estudantes de 5ª série ensino fundamental O delineamento da pesquisa seguiu o modelo quase-experimental, incluindo um grupo experimental e dois grupos de controle Na situação pré-teste, os estudantes foram avaliados em relação ao conhecimento acerca dos conteúdos a serem trabalhados na intervenção e à motivação para frequentarem a escola Após a apresentação dos conteúdos, um grupo de 1 estudantes projetou e construiu jogos empregando o computador (grupo experimental), a um segundo grupo, também de 1 estudantes, foram-lhe submetidos os mesmos conteúdos, e fez somente exercícios em lápis e papel (grupo de controle 1) Além desses dois grupos, houve um terceiro grupo de 8 alunos que assistiu apenas a aulas habituais na escola (grupo de controle 2) No término do estudo foram avaliados novamente, com os mesmos instrumentos do pré-teste, o aprendizado e a motivação dos estudantes Passados dois meses, os participantes do grupo controle 1 e do grupo experimental foram novamente avaliados a respeito dos conteúdos de Matemática trabalhados durante a intervenção Os resultados mostraram que os alunos do grupo experimental tiveram importantes ganhos na qualidade motivacional quando comparados ao grupo de controle 2, o que tem importantes implicações para o engajamento e persistência dos alunos em tarefas acadêmicasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Student motivation for school learning is one of the major challenges that teachers face in their work In contexts outside of school students appear to be active, curious, keen to spend efforts, among other behaviors that show motivation Examples of this are the games where the computer is used This study theoretical support was the Self-Determination Theory, sociocognitivist contemporary approach to human motivation, and the Constructionism Theory, which central affirmative is that the schemas or cognitive structures would be constructed as particularly effective when backed by something tangible The research aimed to analyze the relationship between computer use, motivation, and the learning of the discipline of mathematics by students from 5th grade elementary school The study structure followed the almost-experimental form, including an experimental group and two control groups In the pre-test, students were assessed in relation to knowledge about the content to be in the intervention work and the motivation to attend school After the presentation of content, a group of 1 students designed and built games using the computer (experimental group), a second group of 1 students was submitted to the same content, and made only pencil and paper exercises (control group 1) Besides these two groups, there was a third group of 8 students who attended only the regular classes in school (control group 2) At the end of the study, students learning and motivation were evaluated again with the same tools of the pre-test After two months, participants in the control group 1 and experimental group were re-evaluated in the content of mathematics worked during the intervention The results showed that students in the experimental group had significant gains in motivational quality when compared to the control group 2, what has important implications for engagement and persistence of students in academic tasksGuimarães, Sueli Édi Rufini [Orientador]Schlünzen, Elisa Tomoe MoriyaBzuneck, José AloyseoParellada, Ibelmar Lluesma2024-05-01T13:53:47Z2024-05-01T13:53:47Z2009.0016.11.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12407porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - 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