"Qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho de profissionais de enfermagem atuantes em unidades do bloco cirúrgico"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Denise Rodrigues Costa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-23062005-084422/
Resumo: A hipótese principal testada nesse estudo foi que a qualidade de vida do indivíduo está diretamente correlacionada com a qualidade de vida no trabalho, ou seja, quanto maior a qualidade de vida no trabalho, maior a qualidade de vida. O objetivo geral foi avaliar e correlacionar as variáveis qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho de profissionais de enfermagem atuantes em unidades do Bloco Cirúrgico de quatro hospitais da cidade de Londrina – PR. Trata-se de um estudo descritivo e correlacional, do tipo corte transversal do qual participaram 105 trabalhadores. A coleta de dados foi realizada com a utilização de três questionários: caracterização sociodemográfica, Escala Adaptada de Qualidade de Vida de Flanagan e o Índice de Satisfação Profissional de Stamps. Ambos os instrumentos foram usados nas versões adaptadas para o português e mostraram valores do alfa de Cronbach de 0,81 para as duas escalas, o que indica a confiabilidade das mesmas na população estudada. Dos participantes, a maioria era do sexo feminino (82,9%) e casado (62,9%). Quanto à caracterização profissional, 12 eram enfermeiros, um técnico, 73 auxiliares e 18 atendentes que atuavam em Centro Cirúrgico (55,2%), Central de Material e Esterilização (33,3%) ou em ambos locais (11,5%). O tempo médio de atuação nas instituições foi de 9,82 anos (intervalo de seis meses a 29 anos). Os resultados relacionados à qualidade de vida nos quais, em um intervalo possível de 16 a 112, quanto maior o valor, maior a satisfação com a vida, obtivemos uma mediana de 77 e média de 77,2+10,5. A média de todos os 16 itens foi de 4,83+0,65 (resultado avaliado entre nem insatisfeito/nem satisfeito e satisfeito). O item de menor satisfação foi atividades recreacionais e esportivas e o de maior satisfação relacionamento com amigos. No que se refere à qualidade de vida no trabalho, os valores obtidos variaram entre 114 a 227 (intervalo possível de 44 a 308), sendo que quanto maior o valor, maior a satisfação com o trabalho. A média obtida foi de 169,7+25,9 e a mediana de 170. O valor médio obtido para os 44 itens foi de 3,85, mostrando que os trabalhadores estavam entre insatisfeitos e nem satisfeitos/ nem insatisfeitos com os aspectos abordados pelo instrumento de qualidade de vida no trabalho. Entre os seis domínios avaliados pelo instrumento, obtivemos que a Remuneração foi considerada como fonte de menor satisfação entre os trabalhadores, enquanto o domínio Status profissional, o de maior satisfação. Para testar a correlação entre as variáveis QV e QVT usamos o teste não paramétrico de Spearman e obtivemos um valor de 0,17 (p=0,07). Assim, constatamos que não houve correlação entre as variáveis, o que não comprovou a nossa hipótese inicial.
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A coleta de dados foi realizada com a utilização de três questionários: caracterização sociodemográfica, Escala Adaptada de Qualidade de Vida de Flanagan e o Índice de Satisfação Profissional de Stamps. Ambos os instrumentos foram usados nas versões adaptadas para o português e mostraram valores do alfa de Cronbach de 0,81 para as duas escalas, o que indica a confiabilidade das mesmas na população estudada. Dos participantes, a maioria era do sexo feminino (82,9%) e casado (62,9%). Quanto à caracterização profissional, 12 eram enfermeiros, um técnico, 73 auxiliares e 18 atendentes que atuavam em Centro Cirúrgico (55,2%), Central de Material e Esterilização (33,3%) ou em ambos locais (11,5%). O tempo médio de atuação nas instituições foi de 9,82 anos (intervalo de seis meses a 29 anos). Os resultados relacionados à qualidade de vida nos quais, em um intervalo possível de 16 a 112, quanto maior o valor, maior a satisfação com a vida, obtivemos uma mediana de 77 e média de 77,2+10,5. A média de todos os 16 itens foi de 4,83+0,65 (resultado avaliado entre nem insatisfeito/nem satisfeito e satisfeito). O item de menor satisfação foi atividades recreacionais e esportivas e o de maior satisfação relacionamento com amigos. No que se refere à qualidade de vida no trabalho, os valores obtidos variaram entre 114 a 227 (intervalo possível de 44 a 308), sendo que quanto maior o valor, maior a satisfação com o trabalho. A média obtida foi de 169,7+25,9 e a mediana de 170. O valor médio obtido para os 44 itens foi de 3,85, mostrando que os trabalhadores estavam entre insatisfeitos e nem satisfeitos/ nem insatisfeitos com os aspectos abordados pelo instrumento de qualidade de vida no trabalho. Entre os seis domínios avaliados pelo instrumento, obtivemos que a Remuneração foi considerada como fonte de menor satisfação entre os trabalhadores, enquanto o domínio Status profissional, o de maior satisfação. Para testar a correlação entre as variáveis QV e QVT usamos o teste não paramétrico de Spearman e obtivemos um valor de 0,17 (p=0,07). Assim, constatamos que não houve correlação entre as variáveis, o que não comprovou a nossa hipótese inicial.The hypothesis tested in this study was that the quality of life of a person is directly correlated to the quality of life at work. Therefore, the better the quality of life at work, better will be the quality of life. The general aim was to evaluate and correlate the variables quality of life at work among nursing professionals working at the surgical unit of four hospitals located in the city of Londrina, state of Paraná. This is a descriptive and correlational study, of the cross sectional type, with a sample of 105 professionals. Data were collected through a questionnaire containing Flanagan’s Adapted Quality of Life Scale and Stamps’ Index of Work Satisfaction. Both instruments were used in their versions adapted to Portuguese and showed values of Cronback alpha of 0.81 for both scales, indicating their reliability in the population studied. Among the participants, the majority were women (82.9%) and married (62.9%). With respect to professional characterization, 12 were nurses, 1 technician, 73 auxiliaries and 18 aids who worked at the Surgical Unit (55.2%), Sterilization and Material Unit (33.3%) or both (11.5%). The average time of work at the institutions was of 9.82 years (interval between six months and 29 years). Considering the results related to the quality of life in which, in a possible interval of 16 to 112 years, greater the value, greater will be life satisfaction, the author found a median of 77 and average of 77.2+10.5. The average of all the 16 items was of 4.83+0.65 (results evaluated between neither satisfied nor dissatisfied and satisfied). The item with lower satisfaction level was related to recreational and sports activities and the one with higher satisfaction rate was relationship with friends. Regarding quality of life at work, values varied between 114 and 227 (possible range of 44 to 308), considering that greater the value, greater will be the work satisfaction. The average was of 169.7+25.9 and the median of 170. The average value obtained for the 44 items was of 3.85, showing that workers were dissatisfied and neither satisfied nor dissatisfied with the aspects mentioned in the instrument on quality of life at work. Among the six domain evaluated by the instrument, the author found that remuneration was considered the source of lower satisfaction among workers, while the domain professional status was the one with higher satisfaction level. In order to test the correlation between the two variables, the Spearman non parametric test was applied and the author found a value of 0.17 (p=0.07). Thus, there were no correlation among the variables and the initial hypothesis was not confirmed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDantas, Rosana Aparecida SpadotiSchmidt, Denise Rodrigues Costa2004-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-23062005-084422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-23062005-084422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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