A prática de desenvolvimento de recursos humanos: aprendizagem individual e a intenção de permanecer na organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Carla Almiñana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10052021-202335/
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar a percepção dos empregados de empresas alvo sobre a prática de desenvolvimento de recursos humanos (DRH), aprendizagem individual. A pesquisa buscou definições teóricas e modelos de DRH até chegar nas práticas que foram investigadas por meio da leitura e do levantamento de 75 artigos internacionais relacionados ao tema. Tal levantamento possibilitou compreender a aprendizagem como elemento relevante do campo de investigação do DRH e definir a aprendizagem individual como foco deste estudo. Assim, com o objetivo de investigar a percepção dos empregados sobre as Práticas de DRH no componente Aprendizagem Individual e sua associação a Intenção de Permanecer em empresas alvo no Brasil, foram utilizados dados secundários, oriundos de pesquisa desenvolvida pelo Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP), entidade pertencente à Fundação Instituto de Administração (FIA), foram analisados os questionários de 249.783 empregados e utilizados como métodos de análise: tabelas de contingência, teste qui-quadrado e teste de Kruskal-Wallis. A pesquisa encontrou, tanto quando analisadas cada uma das perguntas que compõem a variável Percepção sobre a Prática Aprendizagem Individual de forma independente, quanto avaliando a variável como efeito conjunto, e suas relações com a variável Intenção de Permanecer na Organização, evidências de associação entre as variáveis. Esta associação foi significativa estatisticamente em todos os testes, podendo-se pensar que quanto menos favorável a percepção dos empregados das empresas alvo sobre a Prática de DRH Aprendizagem Individual, menor a intenção dos empregados em permanecer na organização. A pesquisa pode contribuir para a construção do conhecimento de Práticas de DRH no país e para o aprofundamento do conhecimento sobre a percepção dos empregados sobre a prática aprendizagem individual.
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