Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clementino, Adriana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-131412/
Resumo: Este trabalho traz os resultados de uma investigação de caráter qualitativo, apoiada em descrições provenientes de um curso online de capacitação baseado na abordagem colaborativa de aprendizagem. Esta investigação comprova a tese de que a didática realizada em cursos a distância online, orientados pela abordagem colaborativa, favorece a participação, comunicação e interação entre os participantes, e, desta forma, possibilita maior aprendizado. As referências teóricas buscaram situar os conceitos centrais que envolviam a proposta. A prática observada no curso trouxe elementos que aprofundaram a reflexão sobre os novos caminhos da didática, viabilizadas pelas atividades colaborativas desenvolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem. A proposta do curso desafiou os conhecimentos e conceitos já assumidos pela didática, e orientou a ação para a incorporação de novos conceitos e pressupostos, na fronteira entre comunicação e educação. As inovações tecnológicas, no entanto, mostraram novos aspectos e possibilidades que vão além da comunicação didática, no sentido apresentado pelos teóricos estudados. As possibilidades oferecidas pelos ambientes virtuais de aprendizagem, para interação e comunicação entre todos os participantes dos cursos online, a qualquer hora e em qualquer lugar, mudam significativamente o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas. A escolha das abordagens colaborativas como orientação metodológica, para o desenvolvimento das estratégias e procedimentos desencadeados no curso estudado, agregou aos aspectos tecnológicos as condições ideais para que o processo didático de aprendizagem baseado na interação e comunicação fosse ampliado. Em termos de resultados - no que diz respeito aos objetivos de aprendizagem desejados pelo curso e os almejados pela pesquisa - a proposta do curso alcançou suas finalidades. Para a pesquisa, a vivência, a participação, a interação e a comunicação dos alunos no curso validaram e superaram as hipóteses mais audaciosas em relação ao fazer didático em cursos online colaborativos, postas pela investigação.
id USP_1ff72f6debdefbd958712bbc3f9de38b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12062008-131412
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos.Intercommunicative didatic in online collaborative courses.ColaboraçãoCollaborationDidacticDidáticaDistance teachingEducação onlineEnsino a distânciaEnsino e aprendizagemOnline educationTeaching and learningEste trabalho traz os resultados de uma investigação de caráter qualitativo, apoiada em descrições provenientes de um curso online de capacitação baseado na abordagem colaborativa de aprendizagem. Esta investigação comprova a tese de que a didática realizada em cursos a distância online, orientados pela abordagem colaborativa, favorece a participação, comunicação e interação entre os participantes, e, desta forma, possibilita maior aprendizado. As referências teóricas buscaram situar os conceitos centrais que envolviam a proposta. A prática observada no curso trouxe elementos que aprofundaram a reflexão sobre os novos caminhos da didática, viabilizadas pelas atividades colaborativas desenvolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem. A proposta do curso desafiou os conhecimentos e conceitos já assumidos pela didática, e orientou a ação para a incorporação de novos conceitos e pressupostos, na fronteira entre comunicação e educação. As inovações tecnológicas, no entanto, mostraram novos aspectos e possibilidades que vão além da comunicação didática, no sentido apresentado pelos teóricos estudados. As possibilidades oferecidas pelos ambientes virtuais de aprendizagem, para interação e comunicação entre todos os participantes dos cursos online, a qualquer hora e em qualquer lugar, mudam significativamente o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas. A escolha das abordagens colaborativas como orientação metodológica, para o desenvolvimento das estratégias e procedimentos desencadeados no curso estudado, agregou aos aspectos tecnológicos as condições ideais para que o processo didático de aprendizagem baseado na interação e comunicação fosse ampliado. Em termos de resultados - no que diz respeito aos objetivos de aprendizagem desejados pelo curso e os almejados pela pesquisa - a proposta do curso alcançou suas finalidades. Para a pesquisa, a vivência, a participação, a interação e a comunicação dos alunos no curso validaram e superaram as hipóteses mais audaciosas em relação ao fazer didático em cursos online colaborativos, postas pela investigação.This work brings the results of an investigation of qualitative character, supported by descriptions from an online training course based on the collaborative approach of learning. This investigation proves the thesis that the didactic held in distance online courses, guided by the collaborative approach, favors the participation, communication and interaction among the participants, and this way enables higher learning. The theoretical references looked for to place the centrals that involved the proposal. The practice observed in the course brought elements that deepened the reflection on the new ways of the didacticism, made by the collaborative activities developed in virtual atmospheres of learning. The proposal of the course challenged the knowledge and concepts already assumed by the didacticism and it guided the action for the incorporation of new concepts and presupposed on the border between communication and education. The technological innovations, however, showed new aspects and possibilities that are going besides the didactic communication in the sense presented by the theoretical ones studied. The possibilities offered by the virtual atmospheres of learning for interaction and communication among all the participants of the courses online, at any time and in any place, change significantly the potential of the strategies of teaching-learning that can be used. The choice of collaborative approaches as methodological guidance for the development of strategies and procedures unchained in the studied course, joined to the technological aspects the ideal conditions for the teaching-learning process based on interaction and communication were expanded. In terms of results - with regard to the learning objectives desired by current and desired by the research - the proposal of the course has achieved its purposes. For the research, the experience, participation, interaction and students\' communication in the course validated and outperformed the hypotheses in relation to do the didactic in collaborative online courses, putted by the investigation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKenski, Vani MoreiraClementino, Adriana 2008-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-131412/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-12062008-131412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos.
Intercommunicative didatic in online collaborative courses.
title Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos.
spellingShingle Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos.
Clementino, Adriana
Colaboração
Collaboration
Didactic
Didática
Distance teaching
Educação online
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
Online education
Teaching and learning
title_short Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos.
title_full Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos.
title_fullStr Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos.
title_full_unstemmed Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos.
title_sort Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos.
author Clementino, Adriana
author_facet Clementino, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kenski, Vani Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Clementino, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração
Collaboration
Didactic
Didática
Distance teaching
Educação online
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
Online education
Teaching and learning
topic Colaboração
Collaboration
Didactic
Didática
Distance teaching
Educação online
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
Online education
Teaching and learning
description Este trabalho traz os resultados de uma investigação de caráter qualitativo, apoiada em descrições provenientes de um curso online de capacitação baseado na abordagem colaborativa de aprendizagem. Esta investigação comprova a tese de que a didática realizada em cursos a distância online, orientados pela abordagem colaborativa, favorece a participação, comunicação e interação entre os participantes, e, desta forma, possibilita maior aprendizado. As referências teóricas buscaram situar os conceitos centrais que envolviam a proposta. A prática observada no curso trouxe elementos que aprofundaram a reflexão sobre os novos caminhos da didática, viabilizadas pelas atividades colaborativas desenvolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem. A proposta do curso desafiou os conhecimentos e conceitos já assumidos pela didática, e orientou a ação para a incorporação de novos conceitos e pressupostos, na fronteira entre comunicação e educação. As inovações tecnológicas, no entanto, mostraram novos aspectos e possibilidades que vão além da comunicação didática, no sentido apresentado pelos teóricos estudados. As possibilidades oferecidas pelos ambientes virtuais de aprendizagem, para interação e comunicação entre todos os participantes dos cursos online, a qualquer hora e em qualquer lugar, mudam significativamente o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas. A escolha das abordagens colaborativas como orientação metodológica, para o desenvolvimento das estratégias e procedimentos desencadeados no curso estudado, agregou aos aspectos tecnológicos as condições ideais para que o processo didático de aprendizagem baseado na interação e comunicação fosse ampliado. Em termos de resultados - no que diz respeito aos objetivos de aprendizagem desejados pelo curso e os almejados pela pesquisa - a proposta do curso alcançou suas finalidades. Para a pesquisa, a vivência, a participação, a interação e a comunicação dos alunos no curso validaram e superaram as hipóteses mais audaciosas em relação ao fazer didático em cursos online colaborativos, postas pela investigação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-131412/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-131412/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256895239225344