Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Laura Mattos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-22082023-105642/
Resumo: As desigualdades multidimensionais têm sido cada vez mais discutidas na área dos transportes, particularmente no caso da bicicleta. Embora vários estudos tenham focado nas desigualdades de gênero nos sistemas de bicicletas compartilhadas, apenas alguns incluem as desigualdades socioeconômicas e a dimensão da raça. Este trabalho considera uma perspectiva multidimensional, investigando os padrões das viagens de bicicleta, as características do espaço urbano e a distribuição da infraestrutura cicloviária. Foram analisados os dados coletados dos sistemas de bicicletas compartilhadas de cinco capitais brasileiras para investigar os aspectos do comportamento do ciclista em termos de gênero. Além disso, foi examinada a distribuição da infraestrutura cicloviária considerando suas desigualdades socioespaciais. Os resultados obtidos confirmam a falta de ciclistas mulheres em diferentes níveis. A diferença de gênero diminuiu para viagens com maior duração e viagens recreativas. Nas cidades litorâneas, as mulheres representavam maior percentual de participação no ciclismo, principalmente em áreas de lazer como parques e orlas. Embora as ciclofaixas tenham reduzido um pouco da disparidade, elas não garantiram o equilíbrio de gênero observado nas áreas de lazer. A proporção de ciclistas mulheres é reduzida em áreas sem ciclofaixas e perto de estações de metrô. Além disso, foi observado que as periferias das cidades onde residem mais habitantes negros e de classe baixa carecem de espaços com características favoráveis ao equilíbrio de gênero no ciclismo.
id USP_205ec490706b9c94f02de1ee7d065c89
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22082023-105642
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.Urban cycling system and the inequalities of gender, class and race in five Brazilian main cities.Bike-share systemsDesigualdades sociaisInterseccionalidadesMobilidade urbanaSistema cicloviárioSocial differencesUrban mobilityAs desigualdades multidimensionais têm sido cada vez mais discutidas na área dos transportes, particularmente no caso da bicicleta. Embora vários estudos tenham focado nas desigualdades de gênero nos sistemas de bicicletas compartilhadas, apenas alguns incluem as desigualdades socioeconômicas e a dimensão da raça. Este trabalho considera uma perspectiva multidimensional, investigando os padrões das viagens de bicicleta, as características do espaço urbano e a distribuição da infraestrutura cicloviária. Foram analisados os dados coletados dos sistemas de bicicletas compartilhadas de cinco capitais brasileiras para investigar os aspectos do comportamento do ciclista em termos de gênero. Além disso, foi examinada a distribuição da infraestrutura cicloviária considerando suas desigualdades socioespaciais. Os resultados obtidos confirmam a falta de ciclistas mulheres em diferentes níveis. A diferença de gênero diminuiu para viagens com maior duração e viagens recreativas. Nas cidades litorâneas, as mulheres representavam maior percentual de participação no ciclismo, principalmente em áreas de lazer como parques e orlas. Embora as ciclofaixas tenham reduzido um pouco da disparidade, elas não garantiram o equilíbrio de gênero observado nas áreas de lazer. A proporção de ciclistas mulheres é reduzida em áreas sem ciclofaixas e perto de estações de metrô. Além disso, foi observado que as periferias das cidades onde residem mais habitantes negros e de classe baixa carecem de espaços com características favoráveis ao equilíbrio de gênero no ciclismo.Multidimensional inequalities have been increasingly discussed in the transportation field, particularly in the case of bike riding. Although several studies focused on the gender differences in bike-share systems, only a few include socioeconomic inequalities and the dimension of race. This study considers a multidimensional perspective, relating the urban space characteristics, cycling infrastructure, and mobility distribution patterns. We analyzed the data collected from bike-share systems of five major Brazilian cities to investigate the aspects of cycling behavior in terms of gender. Additionally, we examined the cycling infrastructure considering its socio-spatial inequalities. The obtained results confirm the lack of female cyclists at different levels. The gender difference decreased for trips with longer durations and recreational purposes. In seaside towns, women represented a higher participation percentage in cycling, particularly in recreational areas such as parks, seafronts, and lakesides. Although cycle lanes reduced the disparity, they did not ensure the gender balance as observed in recreational areas. The proportion of female cyclists reduced in areas lacking cycle lanes and near metro-rail stations. Furthermore, the peripheries of cities with more Blacks and lower-class inhabitants lack bike-friendly spaces, wherein a balanced gender proportion is typically observed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGiannotti, Mariana AbrantesFortes, Laura Mattos2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-22082023-105642/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-23T12:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-22082023-105642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-23T12:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.
Urban cycling system and the inequalities of gender, class and race in five Brazilian main cities.
title Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.
spellingShingle Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.
Fortes, Laura Mattos
Bike-share systems
Desigualdades sociais
Interseccionalidades
Mobilidade urbana
Sistema cicloviário
Social differences
Urban mobility
title_short Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.
title_full Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.
title_fullStr Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.
title_full_unstemmed Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.
title_sort Sistema cicloviário e as desigualdades de gênero, classe e raça em cinco capitais brasileiras.
author Fortes, Laura Mattos
author_facet Fortes, Laura Mattos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giannotti, Mariana Abrantes
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Laura Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Bike-share systems
Desigualdades sociais
Interseccionalidades
Mobilidade urbana
Sistema cicloviário
Social differences
Urban mobility
topic Bike-share systems
Desigualdades sociais
Interseccionalidades
Mobilidade urbana
Sistema cicloviário
Social differences
Urban mobility
description As desigualdades multidimensionais têm sido cada vez mais discutidas na área dos transportes, particularmente no caso da bicicleta. Embora vários estudos tenham focado nas desigualdades de gênero nos sistemas de bicicletas compartilhadas, apenas alguns incluem as desigualdades socioeconômicas e a dimensão da raça. Este trabalho considera uma perspectiva multidimensional, investigando os padrões das viagens de bicicleta, as características do espaço urbano e a distribuição da infraestrutura cicloviária. Foram analisados os dados coletados dos sistemas de bicicletas compartilhadas de cinco capitais brasileiras para investigar os aspectos do comportamento do ciclista em termos de gênero. Além disso, foi examinada a distribuição da infraestrutura cicloviária considerando suas desigualdades socioespaciais. Os resultados obtidos confirmam a falta de ciclistas mulheres em diferentes níveis. A diferença de gênero diminuiu para viagens com maior duração e viagens recreativas. Nas cidades litorâneas, as mulheres representavam maior percentual de participação no ciclismo, principalmente em áreas de lazer como parques e orlas. Embora as ciclofaixas tenham reduzido um pouco da disparidade, elas não garantiram o equilíbrio de gênero observado nas áreas de lazer. A proporção de ciclistas mulheres é reduzida em áreas sem ciclofaixas e perto de estações de metrô. Além disso, foi observado que as periferias das cidades onde residem mais habitantes negros e de classe baixa carecem de espaços com características favoráveis ao equilíbrio de gênero no ciclismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-22082023-105642/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-22082023-105642/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090993827348480