Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16092007-235913/ |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é identificar as possíveis dimensões que formam a atitude do internauta em relação aos sites de leilão on-line, por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados e posterior avaliação da atitude global. Inicialmente são apresentados os conceitos referentes a atitude sobre uma perspectiva histórica e, os modelos estruturais mais conhecidos e as formas mais utilizadas para se avaliar as atitudes. São apresentados também os conceitos referentes ao comércio eletrônico com foco no modelo de leilões on-line. É desenvolvida uma escala para se medir atitudes, com base tanto na literatura encontrada como por meio de entrevistas com usuários do site. Para se analisar e validar a escala, é feita uma pesquisa exploratória com mais de quinhentos internautas onde por meio do uso de análise fatorial, chega-se a um modelo onde à atitude global foi avaliada. |
id |
USP_20612de94a4e5c0f19264a428c8d1c0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16092007-235913 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileirosAttitudes towards on-line auctions: a study with brazilians internet users.AtitudeAttitudeComércio eletrônicoEletronic commerceLeilão on-lineOn-line auctionO objetivo do presente estudo é identificar as possíveis dimensões que formam a atitude do internauta em relação aos sites de leilão on-line, por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados e posterior avaliação da atitude global. Inicialmente são apresentados os conceitos referentes a atitude sobre uma perspectiva histórica e, os modelos estruturais mais conhecidos e as formas mais utilizadas para se avaliar as atitudes. São apresentados também os conceitos referentes ao comércio eletrônico com foco no modelo de leilões on-line. É desenvolvida uma escala para se medir atitudes, com base tanto na literatura encontrada como por meio de entrevistas com usuários do site. Para se analisar e validar a escala, é feita uma pesquisa exploratória com mais de quinhentos internautas onde por meio do uso de análise fatorial, chega-se a um modelo onde à atitude global foi avaliada.The aim of this research paper is to identify the dimension of internauts? attitudes towards online auctions? websites through a questionnaire application for data collecting and posterior evaluation of global attitude. This paper presents at first some attitude concepts from a historical perspective, the most known structural models and the most used ways for attitude evaluating. Some concepts about eletronic commerce, focusing on online actions are also discussed. Then a scale was developed based on the literature review and in interviews made with the website?s users, in order to measure attitudes. With the purpose of analyzing and validating the scale an exploratory research was done with more than five hundred internauts and using factorial analysis a model where the global attitude was evaluated has been constructed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Dirceu Tornavoi deDonega, Ricardo Angelotti2004-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16092007-235913/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-16092007-235913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros Attitudes towards on-line auctions: a study with brazilians internet users. |
title |
Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros |
spellingShingle |
Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros Donega, Ricardo Angelotti Atitude Attitude Comércio eletrônico Eletronic commerce Leilão on-line On-line auction |
title_short |
Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros |
title_full |
Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros |
title_fullStr |
Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros |
title_full_unstemmed |
Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros |
title_sort |
Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros |
author |
Donega, Ricardo Angelotti |
author_facet |
Donega, Ricardo Angelotti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Dirceu Tornavoi de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Donega, Ricardo Angelotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitude Attitude Comércio eletrônico Eletronic commerce Leilão on-line On-line auction |
topic |
Atitude Attitude Comércio eletrônico Eletronic commerce Leilão on-line On-line auction |
description |
O objetivo do presente estudo é identificar as possíveis dimensões que formam a atitude do internauta em relação aos sites de leilão on-line, por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados e posterior avaliação da atitude global. Inicialmente são apresentados os conceitos referentes a atitude sobre uma perspectiva histórica e, os modelos estruturais mais conhecidos e as formas mais utilizadas para se avaliar as atitudes. São apresentados também os conceitos referentes ao comércio eletrônico com foco no modelo de leilões on-line. É desenvolvida uma escala para se medir atitudes, com base tanto na literatura encontrada como por meio de entrevistas com usuários do site. Para se analisar e validar a escala, é feita uma pesquisa exploratória com mais de quinhentos internautas onde por meio do uso de análise fatorial, chega-se a um modelo onde à atitude global foi avaliada. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16092007-235913/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16092007-235913/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257078379315200 |