Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donega, Ricardo Angelotti
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16092007-235913/
Resumo: O objetivo do presente estudo é identificar as possíveis dimensões que formam a atitude do internauta em relação aos sites de leilão on-line, por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados e posterior avaliação da atitude global. Inicialmente são apresentados os conceitos referentes a atitude sobre uma perspectiva histórica e, os modelos estruturais mais conhecidos e as formas mais utilizadas para se avaliar as atitudes. São apresentados também os conceitos referentes ao comércio eletrônico com foco no modelo de leilões on-line. É desenvolvida uma escala para se medir atitudes, com base tanto na literatura encontrada como por meio de entrevistas com usuários do site. Para se analisar e validar a escala, é feita uma pesquisa exploratória com mais de quinhentos internautas onde por meio do uso de análise fatorial, chega-se a um modelo onde à atitude global foi avaliada.
id USP_20612de94a4e5c0f19264a428c8d1c0a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16092007-235913
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileirosAttitudes towards on-line auctions: a study with brazilians internet users.AtitudeAttitudeComércio eletrônicoEletronic commerceLeilão on-lineOn-line auctionO objetivo do presente estudo é identificar as possíveis dimensões que formam a atitude do internauta em relação aos sites de leilão on-line, por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados e posterior avaliação da atitude global. Inicialmente são apresentados os conceitos referentes a atitude sobre uma perspectiva histórica e, os modelos estruturais mais conhecidos e as formas mais utilizadas para se avaliar as atitudes. São apresentados também os conceitos referentes ao comércio eletrônico com foco no modelo de leilões on-line. É desenvolvida uma escala para se medir atitudes, com base tanto na literatura encontrada como por meio de entrevistas com usuários do site. Para se analisar e validar a escala, é feita uma pesquisa exploratória com mais de quinhentos internautas onde por meio do uso de análise fatorial, chega-se a um modelo onde à atitude global foi avaliada.The aim of this research paper is to identify the dimension of internauts? attitudes towards online auctions? websites through a questionnaire application for data collecting and posterior evaluation of global attitude. This paper presents at first some attitude concepts from a historical perspective, the most known structural models and the most used ways for attitude evaluating. Some concepts about eletronic commerce, focusing on online actions are also discussed. Then a scale was developed based on the literature review and in interviews made with the website?s users, in order to measure attitudes. With the purpose of analyzing and validating the scale an exploratory research was done with more than five hundred internauts and using factorial analysis a model where the global attitude was evaluated has been constructed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Dirceu Tornavoi deDonega, Ricardo Angelotti2004-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16092007-235913/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-16092007-235913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros
Attitudes towards on-line auctions: a study with brazilians internet users.
title Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros
spellingShingle Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros
Donega, Ricardo Angelotti
Atitude
Attitude
Comércio eletrônico
Eletronic commerce
Leilão on-line
On-line auction
title_short Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros
title_full Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros
title_fullStr Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros
title_full_unstemmed Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros
title_sort Atitudes em relação a sites de leilão on-line: um estudo exploratório com internautas brasileiros
author Donega, Ricardo Angelotti
author_facet Donega, Ricardo Angelotti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dirceu Tornavoi de
dc.contributor.author.fl_str_mv Donega, Ricardo Angelotti
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude
Attitude
Comércio eletrônico
Eletronic commerce
Leilão on-line
On-line auction
topic Atitude
Attitude
Comércio eletrônico
Eletronic commerce
Leilão on-line
On-line auction
description O objetivo do presente estudo é identificar as possíveis dimensões que formam a atitude do internauta em relação aos sites de leilão on-line, por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados e posterior avaliação da atitude global. Inicialmente são apresentados os conceitos referentes a atitude sobre uma perspectiva histórica e, os modelos estruturais mais conhecidos e as formas mais utilizadas para se avaliar as atitudes. São apresentados também os conceitos referentes ao comércio eletrônico com foco no modelo de leilões on-line. É desenvolvida uma escala para se medir atitudes, com base tanto na literatura encontrada como por meio de entrevistas com usuários do site. Para se analisar e validar a escala, é feita uma pesquisa exploratória com mais de quinhentos internautas onde por meio do uso de análise fatorial, chega-se a um modelo onde à atitude global foi avaliada.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16092007-235913/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16092007-235913/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257078379315200