Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria de Paula
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-131411/
Resumo: Considerando que a arte-educação em museus é uma área de atuação recente no Brasil (as experiências iniciais datam da primeira metade do século passado), este estudo investiga e discute a influência dos pressupostos teóricos e didáticos da educação em arte associados à livre expressão modernista e à perspectiva contemporânea do fazer e ler influenciados pela cultura na mediação entre arte e público em dois museus da cidade de São Paulo. A partir de considerações históricas sobre as tendências pedagógicas do ensino de arte, analisamos as proposições práticas e reflexivas trabalhadas por dois destacados arteeducadores que foram coordenadores das ações educativas de museus da cidade de São Paulo ao longo da década de 1980: Paulo Portella Filho, coordenador do Serviço Educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre os anos de 1976 e 1987; e Denise Grinspum, coordenadora da Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall, entre os anos de 1985 e 2001. A presente pesquisa se insere no campo das investigações qualitativas, sendo os dados coletados predominantemente descritivos. Ressalta o levantamento de fontes primárias documentais produzidas na época, como relatórios, artigos de jornais e revistas que fazem referência aos projetos que são objeto de estudo dessa pesquisa o curso Laboratório de Desenho (1976-1987), da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o Programa de Educação para o Patrimônio Atendimento ao Público de Escolas (1985-2001), do Museu Lasar Segall. Como apoio à análise documental, foram colhidos depoimentos e narrativas dos protagonistas que são foco dessa investigação a respeito de suas práticas associadas ao ensino de arte. Tais depoimentos se configuraram como matérias-primas vivas permeadas de informações, enfatizando experiências que se inter-relacionam e desvelam concepções teóricas e práticas significativas para a área da educação em arte em museus e instituições culturais.
id USP_212f83fc2fd4db30d6e78ee1f92d265f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08122014-131411
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneosTeaching art in the museums of the city of São Paulo: modern and contemporary topicsArt-education in museumsArte-educação contemporâneaArte-educação em museusArte-educação modernaContemporary art-educationMediação entre arte e públicoMediation between art and the publicModern art-educationConsiderando que a arte-educação em museus é uma área de atuação recente no Brasil (as experiências iniciais datam da primeira metade do século passado), este estudo investiga e discute a influência dos pressupostos teóricos e didáticos da educação em arte associados à livre expressão modernista e à perspectiva contemporânea do fazer e ler influenciados pela cultura na mediação entre arte e público em dois museus da cidade de São Paulo. A partir de considerações históricas sobre as tendências pedagógicas do ensino de arte, analisamos as proposições práticas e reflexivas trabalhadas por dois destacados arteeducadores que foram coordenadores das ações educativas de museus da cidade de São Paulo ao longo da década de 1980: Paulo Portella Filho, coordenador do Serviço Educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre os anos de 1976 e 1987; e Denise Grinspum, coordenadora da Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall, entre os anos de 1985 e 2001. A presente pesquisa se insere no campo das investigações qualitativas, sendo os dados coletados predominantemente descritivos. Ressalta o levantamento de fontes primárias documentais produzidas na época, como relatórios, artigos de jornais e revistas que fazem referência aos projetos que são objeto de estudo dessa pesquisa o curso Laboratório de Desenho (1976-1987), da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o Programa de Educação para o Patrimônio Atendimento ao Público de Escolas (1985-2001), do Museu Lasar Segall. Como apoio à análise documental, foram colhidos depoimentos e narrativas dos protagonistas que são foco dessa investigação a respeito de suas práticas associadas ao ensino de arte. Tais depoimentos se configuraram como matérias-primas vivas permeadas de informações, enfatizando experiências que se inter-relacionam e desvelam concepções teóricas e práticas significativas para a área da educação em arte em museus e instituições culturais.Whereas art-education in museums is a recent area of work in Brazil (the early experiences took place in the first half of last century), this study investigates and discusses the influence of the theoretical and didactic assumptions of education in art associated with the modernist free expression and the contemporary perspective of doing and reading influenced by the culture in the mediation between art and the public in two museums of the city of São Paulo. Starting with historical considerations about the pedagogical tendencies in the teaching of art, I have analyzed the practical and reflexive propositions worked by two outstanding arteducators who were in charge of the educational actions in museums of the city of São Paulo in the 1980´s: Paulo Portella Filho, head of the Educative Service at the Picture Gallery of the State of São Paulo, between 1976 and 1987; and Denise Grinspum, head of the Educational Action Area of Lasar Segall Museum, between 1985 and 2001. This research develops in the field of qualitative investigations, and collected data was predominantly descriptive. Highlight is the survey of primary documental sources produced at the time, such as reports, magazine and newspaper articles that make reference to the projects that were the scope of this study the course on Drawing Laboratory (1976-1987), at the Picture Gallery of the State of São Paulo, and the Program for the Education about Heritage Service to the Public from Schools (1985-2001), at the Lasar Segall Museum. In support to the documental review, I have gathered testimonies and narratives of protagonists who are the core of this investigation regarding their practices involving the teaching of art. Such testimonies turned out to be living raw materials full of information, emphasizing experiences that are intertwined and reveal intertwined and reveal theoretical and practical conceptions that are significant for art education in museums and cultural institutions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIavelberg, RosaPinheiro, Maria de Paula2014-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-131411/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-08122014-131411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos
Teaching art in the museums of the city of São Paulo: modern and contemporary topics
title Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos
spellingShingle Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos
Pinheiro, Maria de Paula
Art-education in museums
Arte-educação contemporânea
Arte-educação em museus
Arte-educação moderna
Contemporary art-education
Mediação entre arte e público
Mediation between art and the public
Modern art-education
title_short Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos
title_full Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos
title_fullStr Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos
title_full_unstemmed Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos
title_sort Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos
author Pinheiro, Maria de Paula
author_facet Pinheiro, Maria de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iavelberg, Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Maria de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Art-education in museums
Arte-educação contemporânea
Arte-educação em museus
Arte-educação moderna
Contemporary art-education
Mediação entre arte e público
Mediation between art and the public
Modern art-education
topic Art-education in museums
Arte-educação contemporânea
Arte-educação em museus
Arte-educação moderna
Contemporary art-education
Mediação entre arte e público
Mediation between art and the public
Modern art-education
description Considerando que a arte-educação em museus é uma área de atuação recente no Brasil (as experiências iniciais datam da primeira metade do século passado), este estudo investiga e discute a influência dos pressupostos teóricos e didáticos da educação em arte associados à livre expressão modernista e à perspectiva contemporânea do fazer e ler influenciados pela cultura na mediação entre arte e público em dois museus da cidade de São Paulo. A partir de considerações históricas sobre as tendências pedagógicas do ensino de arte, analisamos as proposições práticas e reflexivas trabalhadas por dois destacados arteeducadores que foram coordenadores das ações educativas de museus da cidade de São Paulo ao longo da década de 1980: Paulo Portella Filho, coordenador do Serviço Educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre os anos de 1976 e 1987; e Denise Grinspum, coordenadora da Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall, entre os anos de 1985 e 2001. A presente pesquisa se insere no campo das investigações qualitativas, sendo os dados coletados predominantemente descritivos. Ressalta o levantamento de fontes primárias documentais produzidas na época, como relatórios, artigos de jornais e revistas que fazem referência aos projetos que são objeto de estudo dessa pesquisa o curso Laboratório de Desenho (1976-1987), da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o Programa de Educação para o Patrimônio Atendimento ao Público de Escolas (1985-2001), do Museu Lasar Segall. Como apoio à análise documental, foram colhidos depoimentos e narrativas dos protagonistas que são foco dessa investigação a respeito de suas práticas associadas ao ensino de arte. Tais depoimentos se configuraram como matérias-primas vivas permeadas de informações, enfatizando experiências que se inter-relacionam e desvelam concepções teóricas e práticas significativas para a área da educação em arte em museus e instituições culturais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-131411/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-131411/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090531284746240