A performance enquanto elemento composicional na música eletroacústica interativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miskalo, Vitor Kisil
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-18092009-132904/
Resumo: A dissertação busca compreender e dimensionar a influência da performance, enquanto elemento composicional, na atividade musical eletroacústica interativa de concerto, assim como suas conseqüências nos processos de composição derivados da tradição musical de concerto. O trabalho contextualiza historicamente e propõe reflexão sobre música interativa; expõe o conceito de interação e o funcionamento dos sistemas musicais interativos; analisa obras do repertório de concerto que se utilizam destes sistemas e apresenta duas peças multimídia compostas coletivamente, nas quais o autor foi responsável pela elaboração e programação das ferramentas musicais interativas utilizadas. Por fim, conclui que a influência da performance no processo composicional da música interativa de concerto é significativa. O compositor determina, no momento da criação, a forma e a intensidade com que a performance pode alterar, em tempo real, as dimensões temporais da obra musical. Por outro lado, as características dos sistemas digitais estimulam o desenvolvimento de obras multimídia.
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