Mercado de vizinhança e acumulação ampliada do capital na metrópole de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Otoniel Fernandes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30012023-181001/
Resumo: O setor supermercadista conduzido pelas grandes varejistas de capital internacional, após expandirem os formatos das grandes superfícies no mercado varejista de alimentos no Brasil, passam a investir no formato de mercados de vizinhança, registrando maior concentração na metrópole de São Paulo. Nesses espaços, o grande capital encontrou condições políticas e econômicas favoráveis para sua reprodução. As estruturas e as técnicas de logísticas acumuladas desde a chegada dos supermercados foram condição para determinar as transformações na grande distribuição de mercadorias. Diante de tais fatos, o objetivo do presente estudo, foi a análise dos mercados de vizinhança no processo de concentração e centralização e sua nova expansão territorial na metrópole paulista. A presença dos mercados de vizinhança no abastecimento da metrópole paulista não é um fato novo, o que se incorpora no momento atual são os investimentos por parte dos grandes capitais das varejistas de distribuição de alimentos, como estratégia para ampliar suas áreas de dominação de mercado e maximizar suas taxas de lucro. O trabalho foi desenvolvido mediante a realização de pesquisas em relatórios de desempenho do setor varejista, revistas especializadas no setor supermercadista, assim como através de aplicação de entrevistas aos representantes das grandes redes, pequenos comerciantes e consumidores dos mercados de vizinhança. Elaborou-se, ainda, a partir do levantamento de campo uma base cartográfica para análise da expansão dos mercados de vizinhança. O mercado de proximidade como foco para o grande capital acrescentou novos conteúdos e lógicas de circulação, uma vez que estes passam a contribuir na aceleração da rotatividade dos capitais. A estratégia de localização dos mercados de proximidade, que tendiam aparentemente a seguir o trajeto dos formatos das grandes superfícies, revelaram padrões distintos chegando até as periferias através das penetrações de seus produtos de marca própria. Esse movimento dos capitais para periferia tem nos pequenos comércios de vizinhança nas periferias da metrópole de São Paulo, uma estratégia para filiar como comerciantes parceiros no processo da acumulação do grande capital. Assim, constatou-se que os mercados de vizinhança se constituíam enquanto uma expressão material do processo histórico de concentração e centralização dos capitais pelas grandes redes varejistas se confirmando através da parceria de negócios para distribuição de mercadorias exclusivas para as áreas de baixos rendimentos na periferia paulista.
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Diante de tais fatos, o objetivo do presente estudo, foi a análise dos mercados de vizinhança no processo de concentração e centralização e sua nova expansão territorial na metrópole paulista. A presença dos mercados de vizinhança no abastecimento da metrópole paulista não é um fato novo, o que se incorpora no momento atual são os investimentos por parte dos grandes capitais das varejistas de distribuição de alimentos, como estratégia para ampliar suas áreas de dominação de mercado e maximizar suas taxas de lucro. O trabalho foi desenvolvido mediante a realização de pesquisas em relatórios de desempenho do setor varejista, revistas especializadas no setor supermercadista, assim como através de aplicação de entrevistas aos representantes das grandes redes, pequenos comerciantes e consumidores dos mercados de vizinhança. Elaborou-se, ainda, a partir do levantamento de campo uma base cartográfica para análise da expansão dos mercados de vizinhança. O mercado de proximidade como foco para o grande capital acrescentou novos conteúdos e lógicas de circulação, uma vez que estes passam a contribuir na aceleração da rotatividade dos capitais. A estratégia de localização dos mercados de proximidade, que tendiam aparentemente a seguir o trajeto dos formatos das grandes superfícies, revelaram padrões distintos chegando até as periferias através das penetrações de seus produtos de marca própria. Esse movimento dos capitais para periferia tem nos pequenos comércios de vizinhança nas periferias da metrópole de São Paulo, uma estratégia para filiar como comerciantes parceiros no processo da acumulação do grande capital. Assim, constatou-se que os mercados de vizinhança se constituíam enquanto uma expressão material do processo histórico de concentração e centralização dos capitais pelas grandes redes varejistas se confirmando através da parceria de negócios para distribuição de mercadorias exclusivas para as áreas de baixos rendimentos na periferia paulista.After expanding the formats of large-area food retail markets in Brazil, the large grocery retail sector led by retailers with international capital has begun to invest in the neighborhood market format, registering greater concentration in the metropolis of São Paulo. In these spaces, big capital has found favorable political and economic conditions for its reproduction. The logistic structures and techniques accumulated since the arrival of supermarkets were the conditions required for determining the transformations in the large-scale distribution of goods. Given these facts, the objective of this study was to analyze the influence of neighborhood markets on the concentration and centralization process as well as their new territorial expansion in the São Paulo metropolis. The presence of neighborhood markets in the supply of the São Paulo metropolis is not something new, but rather the large capital investments by food distribution retailers as a strategy to expand their areas of market domination and maximize their profits. The work was developed by studying the performance reports of the retail sector, specialized magazines of the grocery retail sector, and by conducting interviews with representatives of large chains, small merchants and the consumers of neighborhood markets. A cartographic base was also developed based on the field survey to analyze the expansion of the neighborhood markets. The local market as a focus for big capital has added new content and circulation rationales, since these now contribute to the acceleration of capital turnover. The location strategy of local markets, which seemed to follow the formats of large-area supermarkets, has shown distinct patterns, reaching the peripheries through the penetration of their house-brand products. This movement of capital to the small neighborhood businesses on the peripheries of the São Paulo metropolis constitutes a strategy to affiliate small business owners as partner merchants in the capital accumulation process. Thus, it was found that the neighborhood markets were constituted as a material expression of the historical capital concentration and centralization process by large retail chains, which was confirmed through the business partnerships for the distribution of exclusive goods to low-income areas in São Paulo\'s periphery.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPintaudi, Silvana MariaSilva Junior, Otoniel Fernandes da2022-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30012023-181001/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-30T20:16:18Zoai:teses.usp.br:tde-30012023-181001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-30T20:16:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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