Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonardo Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180366
Resumo: Tendo em vista o papel do varejo como elo entre produção e consumo e pela relevância do varejo supermercadista como principal canal de abastecimento da população urbana, é importante que seja estudada a concorrência deste setor, pois distorções na estrutura competitiva podem levar a ineficiências distributivas e à consequente perde de bem-estar do consumidor. Este trabalho pretende, a partir do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, definir a estrutura do setor supermercadista brasileiro. Para tal, foram calculados as razões de concentração e os índices de Herfindahl-Hirschman para o período de 2009 a 2016. A fim de melhor caracterizar a concorrência no setor, foram buscadas, na literatura, estratégias adotadas pelas redes supermercadistas frente o acirramento da competição. Concluiu-se que o setor se configura como um oligopólio moderado e que, apesar de não ter sido constatado aumento recente da concentração, as grandes empresas exercem poder de mercado sobre fornecedores e empresas de menor porte por meio de estratégias diversas que buscam a diferenciação do produto, como a segmentação do formato de atuação e a comercialização de marcas próprias. Em contrapartida, as redes menores buscam o associativismo como forma de aumentar sua competitividade.
id UFRGS-2_9d1e13a15e648c62b98e162267ce8165
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180366
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Torres, Leonardo BarrosHenkin, Helio2018-07-11T02:31:54Z2017http://hdl.handle.net/10183/180366001066538Tendo em vista o papel do varejo como elo entre produção e consumo e pela relevância do varejo supermercadista como principal canal de abastecimento da população urbana, é importante que seja estudada a concorrência deste setor, pois distorções na estrutura competitiva podem levar a ineficiências distributivas e à consequente perde de bem-estar do consumidor. Este trabalho pretende, a partir do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, definir a estrutura do setor supermercadista brasileiro. Para tal, foram calculados as razões de concentração e os índices de Herfindahl-Hirschman para o período de 2009 a 2016. A fim de melhor caracterizar a concorrência no setor, foram buscadas, na literatura, estratégias adotadas pelas redes supermercadistas frente o acirramento da competição. Concluiu-se que o setor se configura como um oligopólio moderado e que, apesar de não ter sido constatado aumento recente da concentração, as grandes empresas exercem poder de mercado sobre fornecedores e empresas de menor porte por meio de estratégias diversas que buscam a diferenciação do produto, como a segmentação do formato de atuação e a comercialização de marcas próprias. Em contrapartida, as redes menores buscam o associativismo como forma de aumentar sua competitividade.Due to retail’s role as a link between the production and consumption spheres and its relevance as the main source of supply for the urban population, the study of competition in this industry is utterly important, considering that distortions in competitive structure may lead to distributive inefficiency and consequential consumer welfare’s loss. Based on the Structure-Conduct-Performance framework, this paper aims to define the Brazilian supermarket’s market structure. To this end, the concentration ratios and the Herfindahl-Hirschman indices from 2009 to 2016 have been calculated. In order to better describe the market competition, a research in literature referring to the strategies adopted by the supermarket companies facing its increase has been produced. It has been concluded that this market is set as a moderate oligopoly and, although it has not been observed recent increase in its concentration, the larger supermarket companies use their market power over smaller-sized ones and manufacturers employing varied strategies striving for product differentiation, such as diversification in their operating formats and selling of own label products. On the other hand, smaller companies make use of cooperation networks as a means to increase their competitiveness.application/pdfporEstrutura de mercadoSupermercadosBrasilMarket structureConcentrationStrategiesMarket powerSupermarketBrazilEstrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066538.pdf001066538.pdfTexto completoapplication/pdf689238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180366/1/001066538.pdf6509f751f0867a4e35d7ed674bfc691aMD51TEXT001066538.pdf.txt001066538.pdf.txtExtracted Texttext/plain119258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180366/2/001066538.pdf.txtf11d5d7d2d65f4782bd01eea687d2dfeMD5210183/1803662024-01-25 04:51:46.069149oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-25T06:51:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro
title Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro
spellingShingle Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro
Torres, Leonardo Barros
Estrutura de mercado
Supermercados
Brasil
Market structure
Concentration
Strategies
Market power
Supermarket
Brazil
title_short Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro
title_full Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro
title_fullStr Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro
title_full_unstemmed Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro
title_sort Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro
author Torres, Leonardo Barros
author_facet Torres, Leonardo Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Leonardo Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henkin, Helio
contributor_str_mv Henkin, Helio
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura de mercado
Supermercados
Brasil
topic Estrutura de mercado
Supermercados
Brasil
Market structure
Concentration
Strategies
Market power
Supermarket
Brazil
dc.subject.eng.fl_str_mv Market structure
Concentration
Strategies
Market power
Supermarket
Brazil
description Tendo em vista o papel do varejo como elo entre produção e consumo e pela relevância do varejo supermercadista como principal canal de abastecimento da população urbana, é importante que seja estudada a concorrência deste setor, pois distorções na estrutura competitiva podem levar a ineficiências distributivas e à consequente perde de bem-estar do consumidor. Este trabalho pretende, a partir do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, definir a estrutura do setor supermercadista brasileiro. Para tal, foram calculados as razões de concentração e os índices de Herfindahl-Hirschman para o período de 2009 a 2016. A fim de melhor caracterizar a concorrência no setor, foram buscadas, na literatura, estratégias adotadas pelas redes supermercadistas frente o acirramento da competição. Concluiu-se que o setor se configura como um oligopólio moderado e que, apesar de não ter sido constatado aumento recente da concentração, as grandes empresas exercem poder de mercado sobre fornecedores e empresas de menor porte por meio de estratégias diversas que buscam a diferenciação do produto, como a segmentação do formato de atuação e a comercialização de marcas próprias. Em contrapartida, as redes menores buscam o associativismo como forma de aumentar sua competitividade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-11T02:31:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180366
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001066538
url http://hdl.handle.net/10183/180366
identifier_str_mv 001066538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180366/1/001066538.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180366/2/001066538.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6509f751f0867a4e35d7ed674bfc691a
f11d5d7d2d65f4782bd01eea687d2dfe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224554277765120