Corpos à deriva: literatura e animalidade em Murilo Rubião
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-13052020-141936/ |
Resumo: | Este trabalho se propõe a apresentar uma leitura dos contos \"Teleco, o coelhinho\", \"Alfredo\" e \"Os dragões\", de Murilo Rubião, a partir da relação entre animalidades e humanidades. Dessas relações, escapam novas possibilidades de humano construídas por meio de acoplagens inventivas entre o corpo e linguagem, que nos impelem não só a reconhecer a proximidade entre nós e as diferentes animalidades, mas também a questionar hierarquias sociais estabelecidas a partir do apagamento de corpos humanos desumanizados ou sub-humanizados, reduzidos à generalidade sobre a qual inserimos os animais. Procuramos atravessar, durante as leituras, tanto a perspectiva do humano quanto a do animal, pois acreditamos ser a partir do conflito entre diferentes possibilidades enunciativas e os pressupostos de existência acionados por elas que a obra de Murilo Rubião se constrói. Tais pressupostos, se pensados a partir da heterogeneidade do regime ficcional, também abrem espaço para uma breve releitura das noções de literatura fantástica. Em suma, acreditamos que considerar como mundo possível aquilo que escapa da realidade dominante proposta pelo narrador rubiano, variando as experiências de leitura mesmo diante da experiência de dominação sobre a qual os personagens animais são submetidos, abre os contos para outras possibilidades políticas de encenação estabelecidas por meio do choque entre a estrutura unívoca que nega a fluidez dos corpos e a força equívoca dos corpos que procura desintegrar essa estrutura. |
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Corpos à deriva: literatura e animalidade em Murilo RubiãoBodies adrift: literature and animality in the works of Murilo RubiãoAnimalidadeAnimalityBrazilian literature.Fantastic literatureLiteratura brasileiraLiteratura fantásticaMurilo RubiãoMurilo RubiãoEste trabalho se propõe a apresentar uma leitura dos contos \"Teleco, o coelhinho\", \"Alfredo\" e \"Os dragões\", de Murilo Rubião, a partir da relação entre animalidades e humanidades. Dessas relações, escapam novas possibilidades de humano construídas por meio de acoplagens inventivas entre o corpo e linguagem, que nos impelem não só a reconhecer a proximidade entre nós e as diferentes animalidades, mas também a questionar hierarquias sociais estabelecidas a partir do apagamento de corpos humanos desumanizados ou sub-humanizados, reduzidos à generalidade sobre a qual inserimos os animais. Procuramos atravessar, durante as leituras, tanto a perspectiva do humano quanto a do animal, pois acreditamos ser a partir do conflito entre diferentes possibilidades enunciativas e os pressupostos de existência acionados por elas que a obra de Murilo Rubião se constrói. Tais pressupostos, se pensados a partir da heterogeneidade do regime ficcional, também abrem espaço para uma breve releitura das noções de literatura fantástica. Em suma, acreditamos que considerar como mundo possível aquilo que escapa da realidade dominante proposta pelo narrador rubiano, variando as experiências de leitura mesmo diante da experiência de dominação sobre a qual os personagens animais são submetidos, abre os contos para outras possibilidades políticas de encenação estabelecidas por meio do choque entre a estrutura unívoca que nega a fluidez dos corpos e a força equívoca dos corpos que procura desintegrar essa estrutura.This dissertation aims to present a reading of the tales \"Teleco, the rabbit\", \"Alfredo\" and \"The dragons\" [from the book Ex-magician and other stories by Murilo Rubião] based on the relationship between animalities and humanities. From these relationships emerge new possibilities of the human, constructed through inventive couplings between body and language, which impel us not only to recognize the proximity between us and the different animalities, but also to question social hierarchies constructed from the erasure of dehumanized or subhumanized human bodies, reduced to the generic group in which we insert animals. We sought to traverse, during the readings, both the human\'s and the animal\'s perspectives, because we believe it is from the conflict between different enunciative possibilities and the assumptions of existence activated by them, that the work of Murilo Rubião is built. Such assumptions, if considered from the heterogeneity of the fictional regime, also enable a brief revision of the notions of fantastic literature. In short, we believe that considering as a possible world what escapes the dominant reality proposed by the Rubião\'s narrator, varying the reading experiences even in the face of the experience of domination to which the animal characters are subjected, opens the tales to other political possibilities of enactment, which are established through the clash between the univocal structure, that denies the fluidity of bodies, and the equivocal force of bodies seeking to disintegrate it.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZular, RobertoGarcia, Marilia Westin Oliveira2020-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-13052020-141936/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-13T20:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-13052020-141936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-13T20:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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