Depressão materna, cognições negativas e estressores na predição de problemas comportamentais de crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/tde-05082024-082545/ |
Resumo: | A depressão materna é reconhecida como condição de adversidade com impacto negativo para o comportamento de escolares, sendo lacuna da literatura o papel das cognições negativas e suas influências para as práticas educativas das mães depressivas. Objetivou-se identificar as associações entre depressão materna, cognições negativas maternas e estressores do contexto familiar, e verificar o efeito preditivo destas variáveis para o desfecho problemas comportamentais de crianças em idade escolar. Adotou-se um delineamento transversal, correlacional preditivo, de comparação entre grupos. Foi incluída uma amostra de conveniência, composta por 100 díades mães-crianças, distribuídas em dois grupos: Grupo Depressão - 50 díades mães-crianças, cujas mães apresentaram história de depressão recorrente; e Grupo Comparação - 50 díades mães-crianças, cujas mães não apresentaram história de depressão ou qualquer transtorno psiquiátrico, sistematicamente avaliado pela Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV (SCID). As mães foram identificadas junto a serviços de Saúde Mental e da Família de uma cidade do interior paulista, e as crianças, de sete a 12 anos, de ambos os sexos, identificadas por meio de suas mães. Para a inclusão e composição dos grupos as mães responderam a SCID e ao Questionário sobre a Saúde do Paciente e as crianças ao Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (inclusão - percentil ≥ 25). Foram aplicados com as mães: o Questionário Geral, o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), a Escala de Eventos Adversos, a Escala de Adversidade Crônica e uma Entrevista com Roteiro Semi-Estruturado, visando à identificação dos estressores e das cognições negativas maternas. A coleta de dados foi realizada em sessões individuais, face a face. Os instrumentos foram codificados conforme as normas técnicas e as entrevistas transcritas e codificadas, sendo verificada a concordância entre avaliadores. Os dados foram analisados por procedimentos estatísticos (nível de significância de p≤0,05). O Grupo Depressão apresentou, com significância estatística, mais cognições negativas maternas, mais estressores do contexto familiar, e as crianças mais dificuldades comportamentais quanto ao total e as escalas sintomas emocionais e relacionamento com colegas. As variáveis depressão materna, cognições negativas, estressores, baixa escolaridade materna, constituição familiar monoparental, menor classe socioeconômica e sexo feminino das crianças apresentaram correlações significativas com mais dificuldades comportamentais. Verificou-se, por análise de regressão linear multivariada papéis diferenciados para as variáveis estudadas, evidenciando-se ainda, que as cognições negativas maternas foram mediadoras da relação entre a depressão materna e os problemas comportamentais de escolares. Identificou-se como modelos de predição significativos: a) para o Total de Dificuldades (F = 13,136; p<0,0001) os estressores do contexto familiar, cognições negativas maternas e menor escolaridade materna (27% da variação); b) para Sintomas Emocionais (F = 12,483; p<0,0001) a depressão materna, estressores do contexto familiar e menor escolaridade materna (26% da variação). Constatou-se que os problemas comportamentais das crianças em idade escolar foram multideterminados o que permitiu ampliar a compreensão sobre as condições que operam em conjunto com a depressão materna para tal desfecho. Tais dados contribuem para o planejamento de programas de prevenção e orientação de pais, e para a identificação de crianças em maior risco de apresentar problemas de comportamento. |
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Depressão materna, cognições negativas e estressores na predição de problemas comportamentais de criançasMaternal depression, negative cognitions and stressors in predicting behavior problems among childrenChild behaviorCognições negativasComportamento infantilDepressão maternaEstressoresMaternal depressionNegative cognitionsStressorsA depressão materna é reconhecida como condição de adversidade com impacto negativo para o comportamento de escolares, sendo lacuna da literatura o papel das cognições negativas e suas influências para as práticas educativas das mães depressivas. Objetivou-se identificar as associações entre depressão materna, cognições negativas maternas e estressores do contexto familiar, e verificar o efeito preditivo destas variáveis para o desfecho problemas comportamentais de crianças em idade escolar. Adotou-se um delineamento transversal, correlacional preditivo, de comparação entre grupos. Foi incluída uma amostra de conveniência, composta por 100 díades mães-crianças, distribuídas em dois grupos: Grupo Depressão - 50 díades mães-crianças, cujas mães apresentaram história de depressão recorrente; e Grupo Comparação - 50 díades mães-crianças, cujas mães não apresentaram história de depressão ou qualquer transtorno psiquiátrico, sistematicamente avaliado pela Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV (SCID). As mães foram identificadas junto a serviços de Saúde Mental e da Família de uma cidade do interior paulista, e as crianças, de sete a 12 anos, de ambos os sexos, identificadas por meio de suas mães. Para a inclusão e composição dos grupos as mães responderam a SCID e ao Questionário sobre a Saúde do Paciente e as crianças ao Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (inclusão - percentil ≥ 25). Foram aplicados com as mães: o Questionário Geral, o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), a Escala de Eventos Adversos, a Escala de Adversidade Crônica e uma Entrevista com Roteiro Semi-Estruturado, visando à identificação dos estressores e das cognições negativas maternas. A coleta de dados foi realizada em sessões individuais, face a face. Os instrumentos foram codificados conforme as normas técnicas e as entrevistas transcritas e codificadas, sendo verificada a concordância entre avaliadores. Os dados foram analisados por procedimentos estatísticos (nível de significância de p≤0,05). O Grupo Depressão apresentou, com significância estatística, mais cognições negativas maternas, mais estressores do contexto familiar, e as crianças mais dificuldades comportamentais quanto ao total e as escalas sintomas emocionais e relacionamento com colegas. As variáveis depressão materna, cognições negativas, estressores, baixa escolaridade materna, constituição familiar monoparental, menor classe socioeconômica e sexo feminino das crianças apresentaram correlações significativas com mais dificuldades comportamentais. Verificou-se, por análise de regressão linear multivariada papéis diferenciados para as variáveis estudadas, evidenciando-se ainda, que as cognições negativas maternas foram mediadoras da relação entre a depressão materna e os problemas comportamentais de escolares. Identificou-se como modelos de predição significativos: a) para o Total de Dificuldades (F = 13,136; p<0,0001) os estressores do contexto familiar, cognições negativas maternas e menor escolaridade materna (27% da variação); b) para Sintomas Emocionais (F = 12,483; p<0,0001) a depressão materna, estressores do contexto familiar e menor escolaridade materna (26% da variação). Constatou-se que os problemas comportamentais das crianças em idade escolar foram multideterminados o que permitiu ampliar a compreensão sobre as condições que operam em conjunto com a depressão materna para tal desfecho. Tais dados contribuem para o planejamento de programas de prevenção e orientação de pais, e para a identificação de crianças em maior risco de apresentar problemas de comportamento.Maternal depression is acknowledged as an adverse condition that negatively impacts school-aged children\'s behavior. There is, however, a gap in the literature concerning the role of negative cognitions and how they influence the parental practice of depressive mothers. The objective was to identify associations among maternal depression, maternal negative cognitions, and stressors in the family context and verify the predictive effect of these variables for the outcome \"behavior problems among school-aged children\". A cross-sectional, correlational predictive design was adopted in this study to compare between groups. A convenience sample, composed of 100 mother/child pairs, was distributed into two groups: Depression group - 50 mother/child pairs, whose mothers had a history of recurrent depression; and Comparison Group - 50 mother/child pairs, whose mothers did not present depression or any psychiatric disorder, systematically assessed by the Structured Clinical Interview for DSM-IV (SCID-5). The mothers were recruited from Mental Health and Family Services located in a city in the interior of São Paulo and the children, both sexes and aged between seven and 12 years old, were identified through their mothers. The mothers completed the SCID-5 and a questionnaire addressing patient\'s health to be included and assigned to the groups, while the children completed Raven\'s Colored Progressive Matrices (inclusion - percentile ≥ 25). The following instruments were applied to the mothers: a general questionnaire; the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); the Adverse Events Scale; the Chronic Adversity Scale; and a semi-structured interview intended to identify stressors and maternal negative cognitions. Data were collected in face-to-face individual sessions. The instruments were coded according to technical standards and the interviews were transcribed and coded, verifying inter-rater agreement. Data were analyzed using statistical procedures (significance level of p≤0.05). Significant differences were found. The depression Group more frequently presented negative cognitions and stressors in the family context and children more frequently presented behavior problems according to Total Difficulties and the Emotional Symptoms and Relationship with Peers scales. The variables maternal depression, negative cognitions, stressors, low maternal education, single-parent families, belonging to a low socioeconomic class, and children being female were significantly correlated with more frequent behavior problems. Multivariate linear regression revealed differentiated roles for the variables under study, showing that maternal negative cognitions mediated the relationship between maternal depression and children\'s behavior problems. Significant predicting models were: a) for the Total of Difficulties (F = 13.136; p<0.0001), stressors in the family context, maternal negative cognitions and lower maternal education (27% of variation) and b) for Emotional Symptoms (F = 12.483; p<0.0001) maternal depression, stressors in the family context and lower maternal education (26% of variation). The conclusion is that the behavior problems of school-aged children were multi-determined and this finding allowed a better understanding of the conditions that, together with maternal depression, lead to such an outcome. These results contribute to the planning of preventive and educational programs directed to parents and to the identification of children at a greater risk of experiencing behavior problems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLoureiro, Sonia ReginaDalpicolo, Flávia Andressa Farnocchi Marucci2018-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/tde-05082024-082545/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-20T14:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-05082024-082545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-20T14:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A depressão materna é reconhecida como condição de adversidade com impacto negativo para o comportamento de escolares, sendo lacuna da literatura o papel das cognições negativas e suas influências para as práticas educativas das mães depressivas. Objetivou-se identificar as associações entre depressão materna, cognições negativas maternas e estressores do contexto familiar, e verificar o efeito preditivo destas variáveis para o desfecho problemas comportamentais de crianças em idade escolar. Adotou-se um delineamento transversal, correlacional preditivo, de comparação entre grupos. Foi incluída uma amostra de conveniência, composta por 100 díades mães-crianças, distribuídas em dois grupos: Grupo Depressão - 50 díades mães-crianças, cujas mães apresentaram história de depressão recorrente; e Grupo Comparação - 50 díades mães-crianças, cujas mães não apresentaram história de depressão ou qualquer transtorno psiquiátrico, sistematicamente avaliado pela Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV (SCID). As mães foram identificadas junto a serviços de Saúde Mental e da Família de uma cidade do interior paulista, e as crianças, de sete a 12 anos, de ambos os sexos, identificadas por meio de suas mães. Para a inclusão e composição dos grupos as mães responderam a SCID e ao Questionário sobre a Saúde do Paciente e as crianças ao Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (inclusão - percentil ≥ 25). Foram aplicados com as mães: o Questionário Geral, o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), a Escala de Eventos Adversos, a Escala de Adversidade Crônica e uma Entrevista com Roteiro Semi-Estruturado, visando à identificação dos estressores e das cognições negativas maternas. A coleta de dados foi realizada em sessões individuais, face a face. Os instrumentos foram codificados conforme as normas técnicas e as entrevistas transcritas e codificadas, sendo verificada a concordância entre avaliadores. Os dados foram analisados por procedimentos estatísticos (nível de significância de p≤0,05). O Grupo Depressão apresentou, com significância estatística, mais cognições negativas maternas, mais estressores do contexto familiar, e as crianças mais dificuldades comportamentais quanto ao total e as escalas sintomas emocionais e relacionamento com colegas. As variáveis depressão materna, cognições negativas, estressores, baixa escolaridade materna, constituição familiar monoparental, menor classe socioeconômica e sexo feminino das crianças apresentaram correlações significativas com mais dificuldades comportamentais. Verificou-se, por análise de regressão linear multivariada papéis diferenciados para as variáveis estudadas, evidenciando-se ainda, que as cognições negativas maternas foram mediadoras da relação entre a depressão materna e os problemas comportamentais de escolares. Identificou-se como modelos de predição significativos: a) para o Total de Dificuldades (F = 13,136; p<0,0001) os estressores do contexto familiar, cognições negativas maternas e menor escolaridade materna (27% da variação); b) para Sintomas Emocionais (F = 12,483; p<0,0001) a depressão materna, estressores do contexto familiar e menor escolaridade materna (26% da variação). Constatou-se que os problemas comportamentais das crianças em idade escolar foram multideterminados o que permitiu ampliar a compreensão sobre as condições que operam em conjunto com a depressão materna para tal desfecho. Tais dados contribuem para o planejamento de programas de prevenção e orientação de pais, e para a identificação de crianças em maior risco de apresentar problemas de comportamento. |
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