Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Marcos Roberto Moran
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-26112019-164430/
Resumo: O Colégio Mão Amiga oferece educação de qualidade a mais de 500 crianças moradoras da periferia de Itapecerica da Serra, SP. Como organização da sociedade civil, o Colégio atualmente depende em grande parte de doações para manter suas operações. Pela dificuldade de comprometimento dos doadores, a unidade correu o risco de ter sua operação encerrada por algumas vezes. Nesse sentido, este trabalho teve o objetivo de desenvolvimento de um modelo de negócios que garantisse auto sustentabilidade e escalabilidade ao Colégio. Foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação na pesquisa. O modelo de negócios proposto e parcialmente implementado foi baseado em subsídio cruzado ou modelo Robin Hood, e contempla a criação de uma rede de ensino formada por uma unidade que atenda ao segmento de alta renda da população a ser criada e acrescida ao Colégio Mão Amiga. O modelo é amparado na legislação brasileira atual, em que através da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), uma rede como a proposta obtém economia de custos através de isenção fiscal. Tal economia pode ser até maior que o montante necessário para subsidiar o ensino dos alunos que não podem pagar, não onerando assim as famílias pagantes. As componentes do modelo utilizadas são 6: modelo de gestão, modelo de inovação, modelo de operações, posicionamento estratégico, relacionamento com clientes e modelo econômico. Como próximo passo, recomenda-se uma implementação efetiva do modelo e posterior reavaliação do mesmo para que se verifique se a escola se torna, de fato, autossustentável.
id USP_2435e249a6adda6a2cb7b7baee17e7a7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26112019-164430
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalávelHigh quality education for low income segments: proposal of a self-sustaining and scalable modelCrianças pobresCross allowanceEducaçãoEducação de qualidadeEducationModelos de negócios socioambientaisPoor childrenQuality educationSocial and environmental business modelsSubsídio cruzadoO Colégio Mão Amiga oferece educação de qualidade a mais de 500 crianças moradoras da periferia de Itapecerica da Serra, SP. Como organização da sociedade civil, o Colégio atualmente depende em grande parte de doações para manter suas operações. Pela dificuldade de comprometimento dos doadores, a unidade correu o risco de ter sua operação encerrada por algumas vezes. Nesse sentido, este trabalho teve o objetivo de desenvolvimento de um modelo de negócios que garantisse auto sustentabilidade e escalabilidade ao Colégio. Foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação na pesquisa. O modelo de negócios proposto e parcialmente implementado foi baseado em subsídio cruzado ou modelo Robin Hood, e contempla a criação de uma rede de ensino formada por uma unidade que atenda ao segmento de alta renda da população a ser criada e acrescida ao Colégio Mão Amiga. O modelo é amparado na legislação brasileira atual, em que através da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), uma rede como a proposta obtém economia de custos através de isenção fiscal. Tal economia pode ser até maior que o montante necessário para subsidiar o ensino dos alunos que não podem pagar, não onerando assim as famílias pagantes. As componentes do modelo utilizadas são 6: modelo de gestão, modelo de inovação, modelo de operações, posicionamento estratégico, relacionamento com clientes e modelo econômico. Como próximo passo, recomenda-se uma implementação efetiva do modelo e posterior reavaliação do mesmo para que se verifique se a escola se torna, de fato, autossustentável.Colégio Mão Amiga provides high quality education to over 500 children living in the outskirts of Itapecerica da Serra, SP. As a non-governmental organization, the school currently relies heavily on donations to maintain its operations. Due to lack of donor commitment, school unit has faced risk of having its operation terminated for several times. In this sense, this research had the objective of developing a business model to ensure self-sustainability and scalability to the school. The methodology applied in the research was action research. Proposed and partially implemented business model was based on cross-subsidy or Robin Hood model and contemplates the creation of an education group composed by a high-income segment unit to be created and added to the Colegio Mão Amiga. The model is supported by current Brazilian legislation, in which, through the Certification of Social Welfare Entities (CEBAS), an educational group like the proposed obtains cost savings through tax exemption. Such savings may be greater than the required amount to subsidize the education of students who cannot afford it, not impacting the paying families. The components of the model are 6: management model, innovation model, operations model, strategic positioning, customer relationship and economic model. As a next step, effective implementation and re-evaluation of proposed model in order to verify if school becomes in fact self-sustainable are recommended.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFischer, Rosa MariaSilveira, Marcos Roberto Moran2019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-26112019-164430/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-29T23:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-26112019-164430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-29T23:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalável
High quality education for low income segments: proposal of a self-sustaining and scalable model
title Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalável
spellingShingle Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalável
Silveira, Marcos Roberto Moran
Crianças pobres
Cross allowance
Educação
Educação de qualidade
Education
Modelos de negócios socioambientais
Poor children
Quality education
Social and environmental business models
Subsídio cruzado
title_short Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalável
title_full Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalável
title_fullStr Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalável
title_full_unstemmed Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalável
title_sort Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalável
author Silveira, Marcos Roberto Moran
author_facet Silveira, Marcos Roberto Moran
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fischer, Rosa Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Marcos Roberto Moran
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças pobres
Cross allowance
Educação
Educação de qualidade
Education
Modelos de negócios socioambientais
Poor children
Quality education
Social and environmental business models
Subsídio cruzado
topic Crianças pobres
Cross allowance
Educação
Educação de qualidade
Education
Modelos de negócios socioambientais
Poor children
Quality education
Social and environmental business models
Subsídio cruzado
description O Colégio Mão Amiga oferece educação de qualidade a mais de 500 crianças moradoras da periferia de Itapecerica da Serra, SP. Como organização da sociedade civil, o Colégio atualmente depende em grande parte de doações para manter suas operações. Pela dificuldade de comprometimento dos doadores, a unidade correu o risco de ter sua operação encerrada por algumas vezes. Nesse sentido, este trabalho teve o objetivo de desenvolvimento de um modelo de negócios que garantisse auto sustentabilidade e escalabilidade ao Colégio. Foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação na pesquisa. O modelo de negócios proposto e parcialmente implementado foi baseado em subsídio cruzado ou modelo Robin Hood, e contempla a criação de uma rede de ensino formada por uma unidade que atenda ao segmento de alta renda da população a ser criada e acrescida ao Colégio Mão Amiga. O modelo é amparado na legislação brasileira atual, em que através da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), uma rede como a proposta obtém economia de custos através de isenção fiscal. Tal economia pode ser até maior que o montante necessário para subsidiar o ensino dos alunos que não podem pagar, não onerando assim as famílias pagantes. As componentes do modelo utilizadas são 6: modelo de gestão, modelo de inovação, modelo de operações, posicionamento estratégico, relacionamento com clientes e modelo econômico. Como próximo passo, recomenda-se uma implementação efetiva do modelo e posterior reavaliação do mesmo para que se verifique se a escola se torna, de fato, autossustentável.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-26112019-164430/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-26112019-164430/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091112750546944