Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-26112019-164430/ |
Resumo: | O Colégio Mão Amiga oferece educação de qualidade a mais de 500 crianças moradoras da periferia de Itapecerica da Serra, SP. Como organização da sociedade civil, o Colégio atualmente depende em grande parte de doações para manter suas operações. Pela dificuldade de comprometimento dos doadores, a unidade correu o risco de ter sua operação encerrada por algumas vezes. Nesse sentido, este trabalho teve o objetivo de desenvolvimento de um modelo de negócios que garantisse auto sustentabilidade e escalabilidade ao Colégio. Foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação na pesquisa. O modelo de negócios proposto e parcialmente implementado foi baseado em subsídio cruzado ou modelo Robin Hood, e contempla a criação de uma rede de ensino formada por uma unidade que atenda ao segmento de alta renda da população a ser criada e acrescida ao Colégio Mão Amiga. O modelo é amparado na legislação brasileira atual, em que através da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), uma rede como a proposta obtém economia de custos através de isenção fiscal. Tal economia pode ser até maior que o montante necessário para subsidiar o ensino dos alunos que não podem pagar, não onerando assim as famílias pagantes. As componentes do modelo utilizadas são 6: modelo de gestão, modelo de inovação, modelo de operações, posicionamento estratégico, relacionamento com clientes e modelo econômico. Como próximo passo, recomenda-se uma implementação efetiva do modelo e posterior reavaliação do mesmo para que se verifique se a escola se torna, de fato, autossustentável. |
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Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda: proposta de um modelo autossustentável e escalávelHigh quality education for low income segments: proposal of a self-sustaining and scalable modelCrianças pobresCross allowanceEducaçãoEducação de qualidadeEducationModelos de negócios socioambientaisPoor childrenQuality educationSocial and environmental business modelsSubsídio cruzadoO Colégio Mão Amiga oferece educação de qualidade a mais de 500 crianças moradoras da periferia de Itapecerica da Serra, SP. Como organização da sociedade civil, o Colégio atualmente depende em grande parte de doações para manter suas operações. Pela dificuldade de comprometimento dos doadores, a unidade correu o risco de ter sua operação encerrada por algumas vezes. Nesse sentido, este trabalho teve o objetivo de desenvolvimento de um modelo de negócios que garantisse auto sustentabilidade e escalabilidade ao Colégio. Foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação na pesquisa. O modelo de negócios proposto e parcialmente implementado foi baseado em subsídio cruzado ou modelo Robin Hood, e contempla a criação de uma rede de ensino formada por uma unidade que atenda ao segmento de alta renda da população a ser criada e acrescida ao Colégio Mão Amiga. O modelo é amparado na legislação brasileira atual, em que através da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), uma rede como a proposta obtém economia de custos através de isenção fiscal. Tal economia pode ser até maior que o montante necessário para subsidiar o ensino dos alunos que não podem pagar, não onerando assim as famílias pagantes. As componentes do modelo utilizadas são 6: modelo de gestão, modelo de inovação, modelo de operações, posicionamento estratégico, relacionamento com clientes e modelo econômico. Como próximo passo, recomenda-se uma implementação efetiva do modelo e posterior reavaliação do mesmo para que se verifique se a escola se torna, de fato, autossustentável.Colégio Mão Amiga provides high quality education to over 500 children living in the outskirts of Itapecerica da Serra, SP. As a non-governmental organization, the school currently relies heavily on donations to maintain its operations. Due to lack of donor commitment, school unit has faced risk of having its operation terminated for several times. In this sense, this research had the objective of developing a business model to ensure self-sustainability and scalability to the school. The methodology applied in the research was action research. Proposed and partially implemented business model was based on cross-subsidy or Robin Hood model and contemplates the creation of an education group composed by a high-income segment unit to be created and added to the Colegio Mão Amiga. The model is supported by current Brazilian legislation, in which, through the Certification of Social Welfare Entities (CEBAS), an educational group like the proposed obtains cost savings through tax exemption. Such savings may be greater than the required amount to subsidize the education of students who cannot afford it, not impacting the paying families. The components of the model are 6: management model, innovation model, operations model, strategic positioning, customer relationship and economic model. As a next step, effective implementation and re-evaluation of proposed model in order to verify if school becomes in fact self-sustainable are recommended.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFischer, Rosa MariaSilveira, Marcos Roberto Moran2019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-26112019-164430/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-29T23:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-26112019-164430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-29T23:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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