A articulação de aspectos científicos, sociais, econômicos e ambientais em uma sequência didática sobre os impactos da mineração no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Emmanuela Gracina Florian
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-19042023-122438/
Resumo: Nesta dissertação apresentamos um estudo multifacetado das estratégias adotadas para o desenvolvimento de uma situação-problema e os processos mobilizados para sua compreensão. Partindo dos pressupostos adotados pelos programas de pesquisa que articulam CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente), questões sociocientíficas (QSC) e os estudos sócio-histórico-culturais elaboramos uma sequência didática (SD) em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a respeito dos problemas causados pela mineração no Brasil. Segundo os aportes teóricos adotados nesta pesquisa, a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e argumentar questões no âmbito da ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade tem sido uma das grandes preocupações do Ensino de Ciências. Paralelamente, o movimento das questões sociocientíficas apresenta como pauta o estudo de problemas sociais como estratégia para o desenvolvimento de conceitos ou práticas científicas em sala de aula. Entre os anos de 2015 e 2019 duas barragens de rejeitos de minério se romperam no estado de Minas Gerais, causando grandes impactos sociais, econômicos, políticos e ambientais. A compreensão desses eventos requer um estudo não só das relações diretas dos impactos mencionados, mas também de como eles podem ou devem ser minimizados e tratados no decorrer dos anos. Nesta pesquisa nosso objetivo é analisar, nas aulas síncronas, nas atividades e nas interações mediadas pelo AVA, a influência da problematização na dinâmica discursiva dos estudantes, do professor e dos tutores. Os resultados indicam que o problema de pesquisa, tido como objeto central da atividade de ensino e aprendizagem, permitiu a articulação de aspectos sociais, ambientais, econômicos e científicos no desenvolvimento da SD. Além disso, a partir dos dados de interações no AVA consolidamos a importância dos conhecimentos das teorias apresentadas neste estudo para a formação inicial dos professores e das potencialidades do Modelo Topológico de Ensino (MTE) para a compreensão do papel da problematização sociocientífica nas aulas de ciências.
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Segundo os aportes teóricos adotados nesta pesquisa, a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e argumentar questões no âmbito da ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade tem sido uma das grandes preocupações do Ensino de Ciências. Paralelamente, o movimento das questões sociocientíficas apresenta como pauta o estudo de problemas sociais como estratégia para o desenvolvimento de conceitos ou práticas científicas em sala de aula. Entre os anos de 2015 e 2019 duas barragens de rejeitos de minério se romperam no estado de Minas Gerais, causando grandes impactos sociais, econômicos, políticos e ambientais. A compreensão desses eventos requer um estudo não só das relações diretas dos impactos mencionados, mas também de como eles podem ou devem ser minimizados e tratados no decorrer dos anos. Nesta pesquisa nosso objetivo é analisar, nas aulas síncronas, nas atividades e nas interações mediadas pelo AVA, a influência da problematização na dinâmica discursiva dos estudantes, do professor e dos tutores. Os resultados indicam que o problema de pesquisa, tido como objeto central da atividade de ensino e aprendizagem, permitiu a articulação de aspectos sociais, ambientais, econômicos e científicos no desenvolvimento da SD. Além disso, a partir dos dados de interações no AVA consolidamos a importância dos conhecimentos das teorias apresentadas neste estudo para a formação inicial dos professores e das potencialidades do Modelo Topológico de Ensino (MTE) para a compreensão do papel da problematização sociocientífica nas aulas de ciências.In this research, we present a multifaceted study of the strategies adopted for the development of a problematic situation and the processes mobilized for its understanding. Based on assumptions adopted by research programs that articulate STSE (Science-Technology-Society-Environment), socio-scientific issues (SSI) and socio-historical-cultural studies, we elaborated a didactic sequence (DS) in a virtual learning environment (VLE) regarding the problems caused by the impact of mining in Brazil. According to the theoretical contributions adopted by the research, the formation of critical citizens, capable of understanding and arguing issues within the scope of science, technology, environment and society has been one of the major concerns of science teaching. At the same time, the socio-scientific issues movement presents the study of social problems as a strategy for the development of scientific concepts or practices in the classroom. Between 2015 and 2019, two ore tailings dams broke in the state of Minas Gerais causing major social, psychological, political and environmental impacts. Understanding these events requires a study not only of the direct relationships of the aforementioned effects, but also of how they can or should be minimized and treated over the years. In this research, our objective is to analyze, in the synchronous classes, in the activities and in the interactions mediated by the VLE, the influence of problematization in the discursive dynamics of the students, the teacher and the tutors. The results indicate that the research problem, seen as the central object of the teaching and learning activity, provided the coordination of social, environmental, economic and scientific aspects in the development of DS. In addition, from the data of interactions in the VLE, we consolidated the importance of knowledge of the theories projected in this study for the initial training of teachers and the potential of the Topological Model of Teaching (MTE) for understanding the role of socio-scientific problematization in science classes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, Guilherme da SilvaSantos, Marcelo GiordanMarques, Emmanuela Gracina Florian2023-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-19042023-122438/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-20T21:08:12Zoai:teses.usp.br:tde-19042023-122438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-20T21:08:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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