Efeitos das estradas nos mamíferos de médio e grande porte do Cerrado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-05082024-153758/ |
Resumo: | Estradas estão presentes ao redor do globo e desempenham um papel essencial na economia, no acesso a recursos naturais e no transporte de pessoas. Contudo, impactam direta e indiretamente a biodiversidade, com efeitos ecológicos majoritariamente negativos. No Cerrado, a construção de novas estradas vem sendo impulsionada pela expansão agrícola, transformando rapidamente as paisagens. Embora as estradas impactem a fauna de distintas maneiras, a maioria das pesquisas em Ecologia de Estradas no Brasil tem focado na mortalidade da fauna por colisões com veículos. Há, portanto, uma lacuna em nosso entendimento sobre como as estradas afetam não apenas os indivíduos, mas também suas populações e comunidades. Para responder a essas perguntas, aplicamos modelos hierárquicos a dados obtidos por armadilhamento fotográfico, a fim de avaliar os efeitos das estradas na diversidade, nos padrões de ocorrência e na abundância de mamíferos de médio e grande porte no Cerrado. Nossos resultados revelaram que as espécies respondem de forma idiossincrática às estradas e que essas respostas podem ser tanto positivas quanto negativas. Enquanto algumas mostraram maior probabilidade de ocupação e maior abundância em locais mais próximos das estradas, outras apresentaram o padrão oposto. Verificamos também que os atributos da paisagem contribuem para explicar a variação nos padrões de ocorrência e abundância das espécies vivendo no entorno das estradas. Discutimos nossos achados com base nas características das espécies, como a percepção de risco, o comportamento e a sensibilidade aos distúrbios provocados pelas estradas e pelo tráfego. Essas descobertas contribuem para uma compreensão mais abrangente dos impactos das estradas na fauna e levantam a necessidade de ampliar o escopo das pesquisas em Ecologia de Estradas, investindo em estudos que nos permitam embasar cientificamente as medidas mitigadoras dos efeitos negativos das estradas na biodiversidade em paisagens modificados pelo homem, sobretudo na região Neotropical. |
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Efeitos das estradas nos mamíferos de médio e grande porte do CerradoRoad effects on medium and large-sized mammals of the CerradoCerradoCerradoEcologia de estradasHierarchical modelsMamíferosMammalsModelagem de ocupaçãoModelos hierárquicosOccupancy modelsRoad ecologyEstradas estão presentes ao redor do globo e desempenham um papel essencial na economia, no acesso a recursos naturais e no transporte de pessoas. Contudo, impactam direta e indiretamente a biodiversidade, com efeitos ecológicos majoritariamente negativos. No Cerrado, a construção de novas estradas vem sendo impulsionada pela expansão agrícola, transformando rapidamente as paisagens. Embora as estradas impactem a fauna de distintas maneiras, a maioria das pesquisas em Ecologia de Estradas no Brasil tem focado na mortalidade da fauna por colisões com veículos. Há, portanto, uma lacuna em nosso entendimento sobre como as estradas afetam não apenas os indivíduos, mas também suas populações e comunidades. Para responder a essas perguntas, aplicamos modelos hierárquicos a dados obtidos por armadilhamento fotográfico, a fim de avaliar os efeitos das estradas na diversidade, nos padrões de ocorrência e na abundância de mamíferos de médio e grande porte no Cerrado. Nossos resultados revelaram que as espécies respondem de forma idiossincrática às estradas e que essas respostas podem ser tanto positivas quanto negativas. Enquanto algumas mostraram maior probabilidade de ocupação e maior abundância em locais mais próximos das estradas, outras apresentaram o padrão oposto. Verificamos também que os atributos da paisagem contribuem para explicar a variação nos padrões de ocorrência e abundância das espécies vivendo no entorno das estradas. Discutimos nossos achados com base nas características das espécies, como a percepção de risco, o comportamento e a sensibilidade aos distúrbios provocados pelas estradas e pelo tráfego. Essas descobertas contribuem para uma compreensão mais abrangente dos impactos das estradas na fauna e levantam a necessidade de ampliar o escopo das pesquisas em Ecologia de Estradas, investindo em estudos que nos permitam embasar cientificamente as medidas mitigadoras dos efeitos negativos das estradas na biodiversidade em paisagens modificados pelo homem, sobretudo na região Neotropical.Roads are present around the globe and play an essential role in the economy, access to natural resources, and transportation of people. However, they directly and indirectly impact biodiversity, with predominantly negative ecological effects. In the Cerrado, the construction of new roads has been driven by agricultural expansion, rapidly transforming landscapes. Although roads impact fauna in various ways, most research in Road Ecology in Brazil has focused on wildlife mortality due to vehicle collisions. Therefore, there is a gap in our understanding of how roads affect not only individuals but also their populations and communities. To address these questions, we applied hierarchical models to data obtained through camera trapping to assess the effects of roads on the diversity, occurrence patterns, and abundance of medium and large mammals in the Cerrado. Our results revealed that species respond idiosyncratically to roads and that these responses can be both positive and negative. While some showed a higher probability of occupancy and greater abundance in locations closer to roads, others exhibited the opposite pattern. We also found that landscape attributes contribute in explaining the variation in occurrence patterns and abundance of species living around roads. We discussed our findings based on species characteristics, such as risk perception, behavior, and sensitivity to disturbances caused by roads and traffic. These findings contribute to a more comprehensive understanding of road impacts on fauna and underscore the need to broaden the scope of Road Ecology research, investing in studies that allow us to scientifically support mitigating measures for the negative effects of roads on biodiversity in human-modified landscapes, especially in the Neotropical region.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChiarello, Adriano GarciaDesbiez, Arnaud Leonard JeanRoberto, Vinicius Alberici2024-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-05082024-153758/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-06T13:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-05082024-153758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-06T13:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Estradas estão presentes ao redor do globo e desempenham um papel essencial na economia, no acesso a recursos naturais e no transporte de pessoas. Contudo, impactam direta e indiretamente a biodiversidade, com efeitos ecológicos majoritariamente negativos. No Cerrado, a construção de novas estradas vem sendo impulsionada pela expansão agrícola, transformando rapidamente as paisagens. Embora as estradas impactem a fauna de distintas maneiras, a maioria das pesquisas em Ecologia de Estradas no Brasil tem focado na mortalidade da fauna por colisões com veículos. Há, portanto, uma lacuna em nosso entendimento sobre como as estradas afetam não apenas os indivíduos, mas também suas populações e comunidades. Para responder a essas perguntas, aplicamos modelos hierárquicos a dados obtidos por armadilhamento fotográfico, a fim de avaliar os efeitos das estradas na diversidade, nos padrões de ocorrência e na abundância de mamíferos de médio e grande porte no Cerrado. Nossos resultados revelaram que as espécies respondem de forma idiossincrática às estradas e que essas respostas podem ser tanto positivas quanto negativas. Enquanto algumas mostraram maior probabilidade de ocupação e maior abundância em locais mais próximos das estradas, outras apresentaram o padrão oposto. Verificamos também que os atributos da paisagem contribuem para explicar a variação nos padrões de ocorrência e abundância das espécies vivendo no entorno das estradas. Discutimos nossos achados com base nas características das espécies, como a percepção de risco, o comportamento e a sensibilidade aos distúrbios provocados pelas estradas e pelo tráfego. Essas descobertas contribuem para uma compreensão mais abrangente dos impactos das estradas na fauna e levantam a necessidade de ampliar o escopo das pesquisas em Ecologia de Estradas, investindo em estudos que nos permitam embasar cientificamente as medidas mitigadoras dos efeitos negativos das estradas na biodiversidade em paisagens modificados pelo homem, sobretudo na região Neotropical. |
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