Os discursos do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siviero, Maria Vitória Laurindo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-30092022-140139/
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma investigação semiótica das diversas manifestações do corpo em cena, com o objetivo de delimitar as bases de sua descrição enquanto linguagem produtora de discursos. Foi escolhida a semiótica de linha francesa, mais precisamente dentro dos conceitos encaminhados por Ferdinand de Saussure, Algirdas Greimas e Jéan-Marie Floch, como metodologia base para desenvolvimento das reflexões, o que possibilitou a identificação de quatro regimes discursivos distintos (a saber, o referencial, o mítico, o oblíquo e o substancial) definidos de maneira relacional e interdependente em cada seção do trabalho a partir da ferramenta do quadrado semiótico. Uma vez que esta pesquisa busca compreender o fenômeno do corpo humano como produtor de discursos, não se optou por restringir o escopo dos objetos estudados aos do teatro ou do cinema especificamente, mas expandir o horizonte de análise para outras artes e sistemas de enunciação que o empregam em maior ou menor grau, tal como a fotografia, a publicidade, a moda e o videogame. Subsidiariamente, este trabalho também procura contribuir com a didática das artes do corpo ao propor-se como introdução aos seus variados discursos, demanda que se faz necessária dado o caráter fusional e híbrido da pós-modernidade, em que sistemas culturais diversos coparticipam na enunciação de forma equânime.
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