Medição dinâmica de esforços e posição de contato roda/trilho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sérgio Inácio
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-02052024-110808/
Resumo: O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento, construção e verificação de um sistema para a medição dinâmica dos esforços de contato roda/trilho. Foi feito um levantamento comparando os diversos sistemas usados em vários países, possibilitando o desenvolvimento de um produto adequado as condições brasileiras. O sistema adotado consiste de duas rodas instrumentadas com pontes de extensômetros elétricos, amplificadores, anéis deslizantes (\"slip-rings\"), A/D\'s e um microcomputador PC para armazenagem e pós-processamento dos sinais. Para minimizar os efeitos dos ruídos, os sinais são amplificados por condicionadores montados diretamente nas rodas girantes, portanto, antes de passarem pelos slip-rings. Os rodeiros instrumentados foram calibrados, a princípio, estaticamente usando atuadores eletro-hidráulicos da MTS, juntamente com o software desenvolvido. Posteriormente, o sistema completo foi testado na FEPASA (linha Campinas-Jundiai) e os resultados foram altamente satisfatórios.
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