Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dazzani, Melissa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-20072021-165617/
Resumo: Os alunos do ensino médio são submetidos a uma série de atividades durante o ano letivo, incluindo as provas, que são utilizadas para a avaliação da aprendizagem. Ao final de cada bimestre, uma nota é atribuída pelo professor e os alunos que não obtém o desempenho esperado são submetidos a uma nova prova para tentar recuperar essa nota. Frequentemente, o processo de avaliação e de recuperação tem como principal objetivo recuperar a nota do aluno e não os seus conhecimentos. A melhoria da nota obtida após a recuperação, nem sempre está relacionada com a aprendizagem efetiva dos conhecimentos revistos. Neste contexto, um método alternativo visando auxiliar na recuperação da aprendizagem dos conceitos de Química por parte dos alunos que apresentavam dificuldades foi desenvolvido e testado. O presente trabalho foi realizado com alunos do primeiro ano e do segundo ano do ensino médio de duas escolas localizadas na região metropolitana de São Paulo. Nesse processo, o aluno participa ativamente de seu aprendizado e toma consciência de seus erros e de suas dificuldades. O método proposto consiste no desenvolvimento de quatro etapas. A primeira tem como objetivo fazer o aluno perceber suas dificuldades. Na segunda etapa, o aluno recebe orientações de estudo do professor e é submetido a uma nova avaliação. Na terceira etapa, o aluno participa ativamente de seu aprendizado, discutindo conceitos de química. Na quarta etapa, procurou-se verificar a eficiência desse processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem através da apresentação de questões para o aluno resolver um mês após a atividade. Os resultados obtidos indicaram que cerca de 60% dos alunos do 1º ano conseguiram recuperar seus conceitos, contra cerca de 30 % do 2º ano. A maior eficiência para os alunos do 1º ano pode ser explicada por não estarem acostumados com os processos convencionais de recuperação da escola, que visam somente a melhoria das notas. ) Em ambas as séries, os alunos mostraram um grande envolvimento com as atividades realizadas. O processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem desenvolvido neste trabalho mostrou-se mais eficiente do que os métodos anteriormente adotados. A aprendizagem deu-se de forma mais significativa e estudantes puderam reformular os conceitos de química que ainda apresentavam dificuldades.
id USP_24fe14b8c9ae0b5469ecf93772dad405
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20072021-165617
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicosA learning evaluation experience in high school : student participation in the reconstruction of their chemical conceptsASSESSMENT OF LEARNINGAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMCHEMISTRYENSINOQUÍMICARECUPERAÇÃO ESCOLARSCHOOL RECOVERYTEACHINGOs alunos do ensino médio são submetidos a uma série de atividades durante o ano letivo, incluindo as provas, que são utilizadas para a avaliação da aprendizagem. Ao final de cada bimestre, uma nota é atribuída pelo professor e os alunos que não obtém o desempenho esperado são submetidos a uma nova prova para tentar recuperar essa nota. Frequentemente, o processo de avaliação e de recuperação tem como principal objetivo recuperar a nota do aluno e não os seus conhecimentos. A melhoria da nota obtida após a recuperação, nem sempre está relacionada com a aprendizagem efetiva dos conhecimentos revistos. Neste contexto, um método alternativo visando auxiliar na recuperação da aprendizagem dos conceitos de Química por parte dos alunos que apresentavam dificuldades foi desenvolvido e testado. O presente trabalho foi realizado com alunos do primeiro ano e do segundo ano do ensino médio de duas escolas localizadas na região metropolitana de São Paulo. Nesse processo, o aluno participa ativamente de seu aprendizado e toma consciência de seus erros e de suas dificuldades. O método proposto consiste no desenvolvimento de quatro etapas. A primeira tem como objetivo fazer o aluno perceber suas dificuldades. Na segunda etapa, o aluno recebe orientações de estudo do professor e é submetido a uma nova avaliação. Na terceira etapa, o aluno participa ativamente de seu aprendizado, discutindo conceitos de química. Na quarta etapa, procurou-se verificar a eficiência desse processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem através da apresentação de questões para o aluno resolver um mês após a atividade. Os resultados obtidos indicaram que cerca de 60% dos alunos do 1º ano conseguiram recuperar seus conceitos, contra cerca de 30 % do 2º ano. A maior eficiência para os alunos do 1º ano pode ser explicada por não estarem acostumados com os processos convencionais de recuperação da escola, que visam somente a melhoria das notas. ) Em ambas as séries, os alunos mostraram um grande envolvimento com as atividades realizadas. O processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem desenvolvido neste trabalho mostrou-se mais eficiente do que os métodos anteriormente adotados. A aprendizagem deu-se de forma mais significativa e estudantes puderam reformular os conceitos de química que ainda apresentavam dificuldades.A learning evaluation experience in high school : student participation in the reconstruction of their chemical conceptsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarcondes, Maria Eunice RibeiroDazzani, Melissa2004-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-20072021-165617/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-20072021-165617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos
A learning evaluation experience in high school : student participation in the reconstruction of their chemical concepts
title Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos
spellingShingle Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos
Dazzani, Melissa
ASSESSMENT OF LEARNING
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
CHEMISTRY
ENSINO
QUÍMICA
RECUPERAÇÃO ESCOLAR
SCHOOL RECOVERY
TEACHING
title_short Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos
title_full Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos
title_fullStr Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos
title_full_unstemmed Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos
title_sort Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio : a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos
author Dazzani, Melissa
author_facet Dazzani, Melissa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Dazzani, Melissa
dc.subject.por.fl_str_mv ASSESSMENT OF LEARNING
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
CHEMISTRY
ENSINO
QUÍMICA
RECUPERAÇÃO ESCOLAR
SCHOOL RECOVERY
TEACHING
topic ASSESSMENT OF LEARNING
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
CHEMISTRY
ENSINO
QUÍMICA
RECUPERAÇÃO ESCOLAR
SCHOOL RECOVERY
TEACHING
description Os alunos do ensino médio são submetidos a uma série de atividades durante o ano letivo, incluindo as provas, que são utilizadas para a avaliação da aprendizagem. Ao final de cada bimestre, uma nota é atribuída pelo professor e os alunos que não obtém o desempenho esperado são submetidos a uma nova prova para tentar recuperar essa nota. Frequentemente, o processo de avaliação e de recuperação tem como principal objetivo recuperar a nota do aluno e não os seus conhecimentos. A melhoria da nota obtida após a recuperação, nem sempre está relacionada com a aprendizagem efetiva dos conhecimentos revistos. Neste contexto, um método alternativo visando auxiliar na recuperação da aprendizagem dos conceitos de Química por parte dos alunos que apresentavam dificuldades foi desenvolvido e testado. O presente trabalho foi realizado com alunos do primeiro ano e do segundo ano do ensino médio de duas escolas localizadas na região metropolitana de São Paulo. Nesse processo, o aluno participa ativamente de seu aprendizado e toma consciência de seus erros e de suas dificuldades. O método proposto consiste no desenvolvimento de quatro etapas. A primeira tem como objetivo fazer o aluno perceber suas dificuldades. Na segunda etapa, o aluno recebe orientações de estudo do professor e é submetido a uma nova avaliação. Na terceira etapa, o aluno participa ativamente de seu aprendizado, discutindo conceitos de química. Na quarta etapa, procurou-se verificar a eficiência desse processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem através da apresentação de questões para o aluno resolver um mês após a atividade. Os resultados obtidos indicaram que cerca de 60% dos alunos do 1º ano conseguiram recuperar seus conceitos, contra cerca de 30 % do 2º ano. A maior eficiência para os alunos do 1º ano pode ser explicada por não estarem acostumados com os processos convencionais de recuperação da escola, que visam somente a melhoria das notas. ) Em ambas as séries, os alunos mostraram um grande envolvimento com as atividades realizadas. O processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem desenvolvido neste trabalho mostrou-se mais eficiente do que os métodos anteriormente adotados. A aprendizagem deu-se de forma mais significativa e estudantes puderam reformular os conceitos de química que ainda apresentavam dificuldades.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-20072021-165617/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-20072021-165617/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256521503670272