A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schermack, Lúcia Veiga
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sant’Ana, Izabella Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157344
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou os sentidos atribuídos por professoras de uma escola pública no interior paulista, sobre a política de recuperação intensiva. Criada em 2012, na rede estadual de ensino de São Paulo, a proposta consiste na criação de classes para trabalhar com alunos com dificuldades de aprendizagem e defasagens escolares. Este artigo relata como a política foi implementada: o trabalho pedagógico, os desafios encontrados e as ações adotadas para superá-los. Pautado na teoria histórico-cultural, foi realizado um estudo de caso, com a utilização da observação participante, diários de campo e entrevistas. Os resultados obtidos apontaram que a política de recuperação intensiva foi percebida de forma positiva no que tange ao seu objetivo, mas existiram críticas especialmente sobre a necessidade de realizá-la logo que sejam evidenciadas dificuldades de aprendizagem e não em anos posteriores. Os desafios encontrados envolveram aspectos como heterogeneidade de dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, conflitos com a equipe de gestão, descontinuidade no suporte educacional ofertado pelos professores auxiliares em virtude de alta rotatividade. Foram evidenciadas formas de resistência e ações individuais e em grupo que visaram a construir estratégias para lidar com os problemas encontrados no processo. Conclui-se que a política de recuperação intensiva, tal como está configurada, não consegue alcançar as suas finalidades, o que aponta a necessidade de se analisar criticamente os múltiplos fatores envolvidos na produção e na perpetuação do não aprender na escola e o modo de operacionalização dos sistemas de recuperação da aprendizagem.
id USP-11_e18b39483f509b7d53087626fe82574e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157344
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola públicaIntensive recovery in the State of São Paulo: an experience with female teachers of a public schoolIntensive recoverySchool recoverySchool failureRecuperação intensivaRecuperação escolarFracasso escolarEste artigo é resultado de uma pesquisa que investigou os sentidos atribuídos por professoras de uma escola pública no interior paulista, sobre a política de recuperação intensiva. Criada em 2012, na rede estadual de ensino de São Paulo, a proposta consiste na criação de classes para trabalhar com alunos com dificuldades de aprendizagem e defasagens escolares. Este artigo relata como a política foi implementada: o trabalho pedagógico, os desafios encontrados e as ações adotadas para superá-los. Pautado na teoria histórico-cultural, foi realizado um estudo de caso, com a utilização da observação participante, diários de campo e entrevistas. Os resultados obtidos apontaram que a política de recuperação intensiva foi percebida de forma positiva no que tange ao seu objetivo, mas existiram críticas especialmente sobre a necessidade de realizá-la logo que sejam evidenciadas dificuldades de aprendizagem e não em anos posteriores. Os desafios encontrados envolveram aspectos como heterogeneidade de dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, conflitos com a equipe de gestão, descontinuidade no suporte educacional ofertado pelos professores auxiliares em virtude de alta rotatividade. Foram evidenciadas formas de resistência e ações individuais e em grupo que visaram a construir estratégias para lidar com os problemas encontrados no processo. Conclui-se que a política de recuperação intensiva, tal como está configurada, não consegue alcançar as suas finalidades, o que aponta a necessidade de se analisar criticamente os múltiplos fatores envolvidos na produção e na perpetuação do não aprender na escola e o modo de operacionalização dos sistemas de recuperação da aprendizagem.This article is the result of a study that investigated the meanings given by female teachers of a public school in the countryside of the State of São Paulo regarding the so-called intensive recovery policy. The proposal, created in 2012 in the São Paulo state school system, consists in opening classes to work on students with learning difficulties and school gaps. This article reports how the policy was implemented: the pedagogical work, the challenges that were found, and the actions taken to overcome them. Based on the historical-cultural theory, a case study was carried out using participant observation, field diaries, and interviews. The results obtained showed that the intensive recovery was perceived positively in terms of its objective, but there were criticisms especially in relation to the need of implementing it as soon as learning difficulties are detected and not in later years. The challenges found involved aspects such as heterogeneity of learning difficulties students have, conflicts with the management team, dis-continuity in the educational support provided by assistant teachers due to the high turnover. Forms of resistance and individual and group actions, aimed to devise strategies to deal with the problems appearing in the process, were highlighted. We concluded that the intensive recovery policy, as it is conceived, fails to achieve its purposes, which leads to the need to critically analyze the multiple factors involved in producing and perpetuating non-learning in schools and the way the learning recovery systems are operated.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15734410.1590/s1678-4634201844173981Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e173981Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173981Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1739811678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157344/152708Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchermack, Lúcia VeigaSant’Ana, Izabella Mendes2019-04-24T17:46:26Zoai:revistas.usp.br:article/157344Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-24T17:46:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública
Intensive recovery in the State of São Paulo: an experience with female teachers of a public school
title A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública
spellingShingle A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública
Schermack, Lúcia Veiga
Intensive recovery
School recovery
School failure
Recuperação intensiva
Recuperação escolar
Fracasso escolar
title_short A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública
title_full A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública
title_fullStr A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública
title_full_unstemmed A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública
title_sort A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública
author Schermack, Lúcia Veiga
author_facet Schermack, Lúcia Veiga
Sant’Ana, Izabella Mendes
author_role author
author2 Sant’Ana, Izabella Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schermack, Lúcia Veiga
Sant’Ana, Izabella Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Intensive recovery
School recovery
School failure
Recuperação intensiva
Recuperação escolar
Fracasso escolar
topic Intensive recovery
School recovery
School failure
Recuperação intensiva
Recuperação escolar
Fracasso escolar
description Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou os sentidos atribuídos por professoras de uma escola pública no interior paulista, sobre a política de recuperação intensiva. Criada em 2012, na rede estadual de ensino de São Paulo, a proposta consiste na criação de classes para trabalhar com alunos com dificuldades de aprendizagem e defasagens escolares. Este artigo relata como a política foi implementada: o trabalho pedagógico, os desafios encontrados e as ações adotadas para superá-los. Pautado na teoria histórico-cultural, foi realizado um estudo de caso, com a utilização da observação participante, diários de campo e entrevistas. Os resultados obtidos apontaram que a política de recuperação intensiva foi percebida de forma positiva no que tange ao seu objetivo, mas existiram críticas especialmente sobre a necessidade de realizá-la logo que sejam evidenciadas dificuldades de aprendizagem e não em anos posteriores. Os desafios encontrados envolveram aspectos como heterogeneidade de dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, conflitos com a equipe de gestão, descontinuidade no suporte educacional ofertado pelos professores auxiliares em virtude de alta rotatividade. Foram evidenciadas formas de resistência e ações individuais e em grupo que visaram a construir estratégias para lidar com os problemas encontrados no processo. Conclui-se que a política de recuperação intensiva, tal como está configurada, não consegue alcançar as suas finalidades, o que aponta a necessidade de se analisar criticamente os múltiplos fatores envolvidos na produção e na perpetuação do não aprender na escola e o modo de operacionalização dos sistemas de recuperação da aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157344
10.1590/s1678-4634201844173981
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157344
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201844173981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157344/152708
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e173981
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173981
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e173981
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812733886464