Práticas alimentares (in) sustentáveis: participação, promoção da saúde e educação ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6139/tde-24112015-112131/ |
Resumo: | O fortalecimento da globalização da economia no setor de produção e de serviços, somado às necessidades geradas pelo estilo de vida urbano, contribuíram para o aumento do consumo de alimentos industrializados e para a alimentação fora do lar. A produção de alimentos com alto grau de processamento é marcada pelo incentivo às monoculturas, uso intensivo de contaminantes químicos sintéticos, emissão de poluentes, consumo excessivo de água e de energia nas diversas etapas de produção, comprometimento da diversidade cultural, dentre muitos outros. Assim, sustenta-se um modelo que disponibiliza alimentos e dissemina práticas intimamente ligadas aos problemas de saúde e à degradação socioambiental. Diante do contexto apresentado, este trabalho investigou as relações entre alimentação contemporânea, meio ambiente e saúde a fim de contribuir para o desenvolvimento de um guia alimentar sob a perspectiva da sustentabilidade. Trata-se de um estudo de campo de natureza qualitativa e participativa. Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica de construção de mapa-falante com consumidores e agricultores e do grupo focal com nutricionistas. Dentre os resultados encontrados, destacou-se a necessidade de sensibilização e de empoderamento de todos os atores do sistema agroalimentar por meio de ações de promoção da saúde e educação continuada. Esse processo participativo contribuiu para o desenvolvimento de diretrizes para a criação do guia alimentar no formato de um site interativo. Por fim, acredita-se que esta pesquisa participativa tenha fomentado reflexões críticas e posturas proativas nos sujeitos envolvidos. |
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Práticas alimentares (in) sustentáveis: participação, promoção da saúde e educação ambiental(Un)sustainable food practices: participation, health promotion and environmental education.Eating HabitsEducação AmbientalEnvironmental EducationHealth PromotionParticipaçãoParticipationPráticas AlimentaresPromoção da SaúdeSustainabilitySustentabilidadeO fortalecimento da globalização da economia no setor de produção e de serviços, somado às necessidades geradas pelo estilo de vida urbano, contribuíram para o aumento do consumo de alimentos industrializados e para a alimentação fora do lar. A produção de alimentos com alto grau de processamento é marcada pelo incentivo às monoculturas, uso intensivo de contaminantes químicos sintéticos, emissão de poluentes, consumo excessivo de água e de energia nas diversas etapas de produção, comprometimento da diversidade cultural, dentre muitos outros. Assim, sustenta-se um modelo que disponibiliza alimentos e dissemina práticas intimamente ligadas aos problemas de saúde e à degradação socioambiental. Diante do contexto apresentado, este trabalho investigou as relações entre alimentação contemporânea, meio ambiente e saúde a fim de contribuir para o desenvolvimento de um guia alimentar sob a perspectiva da sustentabilidade. Trata-se de um estudo de campo de natureza qualitativa e participativa. Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica de construção de mapa-falante com consumidores e agricultores e do grupo focal com nutricionistas. Dentre os resultados encontrados, destacou-se a necessidade de sensibilização e de empoderamento de todos os atores do sistema agroalimentar por meio de ações de promoção da saúde e educação continuada. Esse processo participativo contribuiu para o desenvolvimento de diretrizes para a criação do guia alimentar no formato de um site interativo. Por fim, acredita-se que esta pesquisa participativa tenha fomentado reflexões críticas e posturas proativas nos sujeitos envolvidos.The strengthening of economy globalization in the production and services sector, together with the needs generated by the urban lifestyle, contributed to the increased consumption of processed foods and meals eaten outside the home. Food production with high degree of processing is marked by encouraging monocultures, intensive use of synthetic chemical contaminants, emission of pollutants, excessive consumption of water and energy in various production stages and loss of cultural diversity, among many others. Thus, it supports a model that provides foods and disseminates practices closely linked to health issues and environmental degradation. In this context, this study examines the relationship between contemporary food habits, environment and health in order to contribute to the development of a food guide from the perspective of sustainability. This is a qualitative and participatory nature field study. To collect data, a talking-map construction technique was applied with consumers and farmers and focus group with dietitians. Among the findings, we have highlighted the need for awareness and empowerment of all stakeholders in the food system by implementing actions to promote health and continuing education. This participatory process contributed to the development of guidelines for the creation of the food guide in an interactive website format. Finally, this participatory research may have fostered critical thinking and proactive attitudes in those involved.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToledo, Renata Ferraz deMatuk, Tatiana Tenório2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6139/tde-24112015-112131/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-11-10T16:54:31Zoai:teses.usp.br:tde-24112015-112131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-11-10T16:54:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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