Estudo da polifonia nas notícias da Folha de S. Paulo relativas à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragute, Tania Aiko
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-22092011-163748/
Resumo: Nesta dissertação, temos por objetivo estudar a polifonia em notícias relacionadas à Educação, publicadas no jornal Folha de S. Paulo, nas décadas de 1930, 1940, 1970 do século XX e na primeira década do século XXI, sob a perspectiva teórica da Análise Crítica do Discurso. Para tanto, foram selecionadas 30 notícias com o objetivo de investigar a construção argumentativa do texto, a partir da inserção de outras vozes presentes, bem como os atores sociais responsáveis por tais declarações. Considerando que a polifonia é uma categoria que vai além da simples introdução de uma voz ou de um efeito de autoridade no texto, analisaremos o uso dos discursos direto e indireto. No discurso direto, marcado pelas aspas, o enunciador se apropria da fala do outro e a transcreve para talvez se ter um maior distanciamento do que é dito. Já o discurso indireto é entremeado pela fala do ator social, sem o uso das aspas, no qual o enunciador disserta, com suas próprias palavras, sobre o que foi dito pelo outro. Nesse jogo de vozes e atores os discursos inseridos nas notícias formam um processo argumentativo, pois o simples fato de o enunciador escolher uma declaração e não outra implica uma estratégia argumentativa.
id USP_25361949a0fdbceeedba9b2e72a9d90c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22092011-163748
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo da polifonia nas notícias da Folha de S. Paulo relativas à educaçãoPolyphony in news stories on education from Folha de S. Paulo.Análise crítica do discursoCritical discourse analysisDiscurso jornalísticoJournalistic discourse analysisNewsNotíciaPolifoniaPolyphonyNesta dissertação, temos por objetivo estudar a polifonia em notícias relacionadas à Educação, publicadas no jornal Folha de S. Paulo, nas décadas de 1930, 1940, 1970 do século XX e na primeira década do século XXI, sob a perspectiva teórica da Análise Crítica do Discurso. Para tanto, foram selecionadas 30 notícias com o objetivo de investigar a construção argumentativa do texto, a partir da inserção de outras vozes presentes, bem como os atores sociais responsáveis por tais declarações. Considerando que a polifonia é uma categoria que vai além da simples introdução de uma voz ou de um efeito de autoridade no texto, analisaremos o uso dos discursos direto e indireto. No discurso direto, marcado pelas aspas, o enunciador se apropria da fala do outro e a transcreve para talvez se ter um maior distanciamento do que é dito. Já o discurso indireto é entremeado pela fala do ator social, sem o uso das aspas, no qual o enunciador disserta, com suas próprias palavras, sobre o que foi dito pelo outro. Nesse jogo de vozes e atores os discursos inseridos nas notícias formam um processo argumentativo, pois o simples fato de o enunciador escolher uma declaração e não outra implica uma estratégia argumentativa.This research aims to study polyphony in news stories related to education, as published in the newspaper Folha de S. Paulo, in the 1930s, 1940s, 1970s, and in the first decade of the 20th century, under the theoretical framework of the Critical Discourse Analysis (CDA). We have selected 30 news stories to investigate the construction of arguments from the different voices in the text, in addition to social actors uttering such statements. Based on the idea that polyphony is a linguistic construction that goes beyond the mere introduction of different points of view in the utterance, or authority effects of the text self, we analyze the use of quoted and reported speeches. In quoted speech, which appears within quotation marks, we say exactly what someone has said word by word to attain a detachment effect from what is said. On its turn, reported speech does not use quotation marks to enclose what the person said and it does not have to be word by word, and when reporting someone else\'s speech we are usually talking about a time in the past. In this game of voices and actors, the discourse inserted into news articles make up an argumentative process because by simply uttering one thing and not another Implies an argumentative strategy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de OliveiraAragute, Tania Aiko2011-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-22092011-163748/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-22092011-163748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da polifonia nas notícias da Folha de S. Paulo relativas à educação
Polyphony in news stories on education from Folha de S. Paulo.
title Estudo da polifonia nas notícias da Folha de S. Paulo relativas à educação
spellingShingle Estudo da polifonia nas notícias da Folha de S. Paulo relativas à educação
Aragute, Tania Aiko
Análise crítica do discurso
Critical discourse analysis
Discurso jornalístico
Journalistic discourse analysis
News
Notícia
Polifonia
Polyphony
title_short Estudo da polifonia nas notícias da Folha de S. Paulo relativas à educação
title_full Estudo da polifonia nas notícias da Folha de S. Paulo relativas à educação
title_fullStr Estudo da polifonia nas notícias da Folha de S. Paulo relativas à educação
title_full_unstemmed Estudo da polifonia nas notícias da Folha de S. Paulo relativas à educação
title_sort Estudo da polifonia nas notícias da Folha de S. Paulo relativas à educação
author Aragute, Tania Aiko
author_facet Aragute, Tania Aiko
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragute, Tania Aiko
dc.subject.por.fl_str_mv Análise crítica do discurso
Critical discourse analysis
Discurso jornalístico
Journalistic discourse analysis
News
Notícia
Polifonia
Polyphony
topic Análise crítica do discurso
Critical discourse analysis
Discurso jornalístico
Journalistic discourse analysis
News
Notícia
Polifonia
Polyphony
description Nesta dissertação, temos por objetivo estudar a polifonia em notícias relacionadas à Educação, publicadas no jornal Folha de S. Paulo, nas décadas de 1930, 1940, 1970 do século XX e na primeira década do século XXI, sob a perspectiva teórica da Análise Crítica do Discurso. Para tanto, foram selecionadas 30 notícias com o objetivo de investigar a construção argumentativa do texto, a partir da inserção de outras vozes presentes, bem como os atores sociais responsáveis por tais declarações. Considerando que a polifonia é uma categoria que vai além da simples introdução de uma voz ou de um efeito de autoridade no texto, analisaremos o uso dos discursos direto e indireto. No discurso direto, marcado pelas aspas, o enunciador se apropria da fala do outro e a transcreve para talvez se ter um maior distanciamento do que é dito. Já o discurso indireto é entremeado pela fala do ator social, sem o uso das aspas, no qual o enunciador disserta, com suas próprias palavras, sobre o que foi dito pelo outro. Nesse jogo de vozes e atores os discursos inseridos nas notícias formam um processo argumentativo, pois o simples fato de o enunciador escolher uma declaração e não outra implica uma estratégia argumentativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-22092011-163748/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-22092011-163748/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257281525186560