A (re)construção do passado: música, cinema, história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-14122011-215922/ |
Resumo: | Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006), de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda. Os dois filmes estão construídos a partir de uma perspectiva da estética found footage, com o material de arquivo operando como base indicial para novos arranjos de sentido na interpretação da história. A análise busca identificar os nexos criados pelas duas obras e a variada gama de diálogos culturais que podem ser inferidos de sua leitura. Em destaque, o lugar que a música popular ocupa na cultura urbana brasileira. Ao fazê-lo, o trabalho identifica matrizes estéticas comuns, como o cinema de invenção de Julio Bressane, mas que resultam em diferentes abordagens historiográficas: uma, signatária de uma visão pós-moderna; a outra, mais próxima a uma atualização da crônica histórica. |
id |
USP_2562b5728b9437be97d2d97d61f0c72b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14122011-215922 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A (re)construção do passado: música, cinema, históriaA (re)construção do passado: música, cinema, históriaCinemaCinemaDocumentárioDocumentary FilmExperimental FilmFilme ExperimentalFound FootageFound FootageHistóriaHistoryMusicMúsicaEste trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006), de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda. Os dois filmes estão construídos a partir de uma perspectiva da estética found footage, com o material de arquivo operando como base indicial para novos arranjos de sentido na interpretação da história. A análise busca identificar os nexos criados pelas duas obras e a variada gama de diálogos culturais que podem ser inferidos de sua leitura. Em destaque, o lugar que a música popular ocupa na cultura urbana brasileira. Ao fazê-lo, o trabalho identifica matrizes estéticas comuns, como o cinema de invenção de Julio Bressane, mas que resultam em diferentes abordagens historiográficas: uma, signatária de uma visão pós-moderna; a outra, mais próxima a uma atualização da crônica histórica.This dissertation analyses the use of archive material, the discursive constructions and the resulting historiographic vision in two films dedicated to personalities from Brazilian Popular Music, particularly from samba: the short film The voice and the void: Vassourinhas turn (1998), by Carlos Adriano, and the feature film Cartola, music for the eyes (2006), by Lírio Ferreira and Hilton Lacerda. Both films were assembled from the perspective of found footage aesthetic, in which the archive material indicates new arrangements of meaning for the interpretation of the story.The analysis aims to identify the nexuses created by the two works and the varied range of cultural dialogues that may be inferred from their interpretation. Special attention is given to the place of popular music in Brazilian urban culture. As a result, common aesthetic matrixes are identified, such as Julio Bressanes cinema of invention, resulting, however, in different historiographic approaches: one, signatory of a post-modern vision; the other, more similar to an update of historic chronicles.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMorettin, Eduardo VictorioBarros, Rubem Rabêllo Maciel de2011-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-14122011-215922/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-14122011-215922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (re)construção do passado: música, cinema, história A (re)construção do passado: música, cinema, história |
title |
A (re)construção do passado: música, cinema, história |
spellingShingle |
A (re)construção do passado: música, cinema, história Barros, Rubem Rabêllo Maciel de Cinema Cinema Documentário Documentary Film Experimental Film Filme Experimental Found Footage Found Footage História History Music Música |
title_short |
A (re)construção do passado: música, cinema, história |
title_full |
A (re)construção do passado: música, cinema, história |
title_fullStr |
A (re)construção do passado: música, cinema, história |
title_full_unstemmed |
A (re)construção do passado: música, cinema, história |
title_sort |
A (re)construção do passado: música, cinema, história |
author |
Barros, Rubem Rabêllo Maciel de |
author_facet |
Barros, Rubem Rabêllo Maciel de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morettin, Eduardo Victorio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Rubem Rabêllo Maciel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Cinema Documentário Documentary Film Experimental Film Filme Experimental Found Footage Found Footage História History Music Música |
topic |
Cinema Cinema Documentário Documentary Film Experimental Film Filme Experimental Found Footage Found Footage História History Music Música |
description |
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006), de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda. Os dois filmes estão construídos a partir de uma perspectiva da estética found footage, com o material de arquivo operando como base indicial para novos arranjos de sentido na interpretação da história. A análise busca identificar os nexos criados pelas duas obras e a variada gama de diálogos culturais que podem ser inferidos de sua leitura. Em destaque, o lugar que a música popular ocupa na cultura urbana brasileira. Ao fazê-lo, o trabalho identifica matrizes estéticas comuns, como o cinema de invenção de Julio Bressane, mas que resultam em diferentes abordagens historiográficas: uma, signatária de uma visão pós-moderna; a outra, mais próxima a uma atualização da crônica histórica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-14122011-215922/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-14122011-215922/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256978263375872 |