A avaliação da aprendizagem no contexto da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-111437/ |
Resumo: | Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como foco analisar os procedimentos de avaliação adotados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo com alunos com necessidades educacionais especiais em suas turmas. Os procedimentos metodológicos consistiram na realização de entrevistas com as professoras seguida da análise de conteúdo. O tratamento dos dados apontou, de uma maneira geral, que os consensos e conflitos existentes quanto à avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais retomam, em grande parte, os fatores intervenientes que dificultam a implementação de uma avaliação formativa para a sala como um todo. Esses fatores parecem originar-se de concepções de ensino e aprendizagem mais tradicionais, que permanecem na escola, sobre as quais as professoras sentem-se pressionadas a construir práticas pedagógicas supostamente adequadas a um paradigma vigente de atenção à diversidade. As evidências encontradas pelo estudo permitiram alguns direcionamentos para a formação continuada, demandando atenção prioritária da escola na organização de espaços e tempos para o compartilhamento de experiências e planejamento colaborativo dos procedimentos de avaliação. |
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A avaliação da aprendizagem no contexto da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola públicaEvaluation of learning and the inclusion of students with special educational needs in a regular public schoolAvaliaçãoContinuous teacher trainingEducação inclusivaEvaluationFormação continuadaInclusive educationNecessidades educacionais especiaisSpecial educational needsEsta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como foco analisar os procedimentos de avaliação adotados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo com alunos com necessidades educacionais especiais em suas turmas. Os procedimentos metodológicos consistiram na realização de entrevistas com as professoras seguida da análise de conteúdo. O tratamento dos dados apontou, de uma maneira geral, que os consensos e conflitos existentes quanto à avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais retomam, em grande parte, os fatores intervenientes que dificultam a implementação de uma avaliação formativa para a sala como um todo. Esses fatores parecem originar-se de concepções de ensino e aprendizagem mais tradicionais, que permanecem na escola, sobre as quais as professoras sentem-se pressionadas a construir práticas pedagógicas supostamente adequadas a um paradigma vigente de atenção à diversidade. As evidências encontradas pelo estudo permitiram alguns direcionamentos para a formação continuada, demandando atenção prioritária da escola na organização de espaços e tempos para o compartilhamento de experiências e planejamento colaborativo dos procedimentos de avaliação.This qualitative research aims to analyze the evaluation procedures adopted by teachers who have students with special educational needs included in regular classrooms in one elementary public school in São Paulo. The methodological procedures were based on interviews with the teachers, and followed by the content analysis. In a general way, the data treatment showed that the existing consensuses and conflicts about the evaluation of the students with special educational needs actually correspond to the intervening factors that make difficult the implementation of a formative evaluation in the classroom as a whole. These factors seem to originate from traditional conceptions of education and learning, that remain in the school, over which the teachers feel compelled to construct pedagogical practices that supposedly responds to the diversity attention paradigm. The evidences found in this study support the statement of some possibilities for the continuous teacher training. Thus, the most important point should be to allow a better set of time and space in the school in order to share experiences and collaborative planning of evaluation procedures among the teachers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBaumel, Roseli Cecilia Rocha de CarvalhoCastro, Adriano Monteiro de2007-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-111437/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-17122009-111437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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