Até onde foi a lama? análise dos efeitos do rompimento da barragem de rejeitos em Mariana (MG) em indicadores educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-10012022-120953/ |
Resumo: | No dia 5 de novembro de 2015, rompeu-se no município de Mariana, Minas Gerais (MG), uma barragem de rejeitos de minério denominada Fundão. A barragem armazenava cerca de 56 milhões de metros cúbicos de rejeitos, dos quais cerca de 39 milhões foram liberados. O desastre é considerado o pior da história em termos de volume despejado de rejeitos de mineração. Estima-se que ao menos 40 municípios foram impactos na região da Bacia do Rio Doce. Nota-se na literatura acerca de desastres naturais três canais de influência negativa na Educação: (i) danos à infraestrutura física; (ii) choques negativos de renda; e (iii) danos psicológicos derivados de transtornos de estresse pós-traumático (TEPT). O desastre em Mariana (MG) contempla tais canais de influência, no entanto, há poucos estudos analisando com profundidade os seus impactos na Educação. O objetivo desta dissertação é avaliar se existe uma relação causal entre o rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG) e o desempenho escolar de alunos dos anos finais do ensino fundamental nos municípios afetados. O trabalho baseia-se em indicadores educacionais disponíveis nas bases do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb). São analisados dados a nível de município, escola e aluno. O grau de exposição à lama permite uma análise de heterogeneidade geográfica dos impactos. Estima-se tanto um modelo de Diferenças em Diferenças (DD) quanto um de Controle Sintético (CS) específico para Mariana (MG). A desagregação por áreas dos municípios tratados de acordo com a exposição à lama aponta para a importância de as políticas públicas pós-desastre levarem em conta as particularidades das regiões impactadas. Já os resultados a nível de escola sugerem que pode ter havido um aumento da taxa de reprovação nos anos finais do ensino fundamental nos municípios afetados pela lama, mas sem ocupação próxima ao Rio Doce. Nos municípios próximos à barragem de Fundão, observa-se efeito negativo no desempenho médio de Matemática. Em Mariana (MG), de acordo com o método do CS, verifica-se que o desastre elevou a taxa de reprovação nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados, no entanto, devem ser vistos com cautela. |
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Até onde foi a lama? análise dos efeitos do rompimento da barragem de rejeitos em Mariana (MG) em indicadores educacionaisHow far did the mud go? an analysis of the effects of a tailings dam failure at Mariana, Brazil, on educational indicatorsControle sintéticoDesastres naturaisDiferenças-em-diferençasDifference-in-differenceEducaçãoEducationNatural disastersRompimento de barragem de rejeitosSynthetic controlTailings dam failureNo dia 5 de novembro de 2015, rompeu-se no município de Mariana, Minas Gerais (MG), uma barragem de rejeitos de minério denominada Fundão. A barragem armazenava cerca de 56 milhões de metros cúbicos de rejeitos, dos quais cerca de 39 milhões foram liberados. O desastre é considerado o pior da história em termos de volume despejado de rejeitos de mineração. Estima-se que ao menos 40 municípios foram impactos na região da Bacia do Rio Doce. Nota-se na literatura acerca de desastres naturais três canais de influência negativa na Educação: (i) danos à infraestrutura física; (ii) choques negativos de renda; e (iii) danos psicológicos derivados de transtornos de estresse pós-traumático (TEPT). O desastre em Mariana (MG) contempla tais canais de influência, no entanto, há poucos estudos analisando com profundidade os seus impactos na Educação. O objetivo desta dissertação é avaliar se existe uma relação causal entre o rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG) e o desempenho escolar de alunos dos anos finais do ensino fundamental nos municípios afetados. O trabalho baseia-se em indicadores educacionais disponíveis nas bases do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb). São analisados dados a nível de município, escola e aluno. O grau de exposição à lama permite uma análise de heterogeneidade geográfica dos impactos. Estima-se tanto um modelo de Diferenças em Diferenças (DD) quanto um de Controle Sintético (CS) específico para Mariana (MG). A desagregação por áreas dos municípios tratados de acordo com a exposição à lama aponta para a importância de as políticas públicas pós-desastre levarem em conta as particularidades das regiões impactadas. Já os resultados a nível de escola sugerem que pode ter havido um aumento da taxa de reprovação nos anos finais do ensino fundamental nos municípios afetados pela lama, mas sem ocupação próxima ao Rio Doce. Nos municípios próximos à barragem de Fundão, observa-se efeito negativo no desempenho médio de Matemática. Em Mariana (MG), de acordo com o método do CS, verifica-se que o desastre elevou a taxa de reprovação nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados, no entanto, devem ser vistos com cautela.On November 5, 2015, a tailings dam failure occurred at Mariana, in the Brazilian state of Minas Gerais (MG). The so-called Fundão dam stored 56 million cubic meters of mud-shaped tailings, of which around 39 million were released. The socio-environmental disaster is considered the worst accident in history in terms of drained volume of mine tailings. At least 40 municipalities were affected in the Doce River watershed region, including both MG and Espírito Santo (ES) states. The available literature regarding natural disasters points to three main channels of negative effects on Education: (i) infrastructure damages; (ii) income negative shocks; and (iii) psychological damages derived from post-traumatic stress disorders (PTSD). It can be seen that Mariana (MG) disaster contemplates such channels, however, there are few studies analyzing in greater depth its impacts on Education. The purpose of this study is to test whether there is a causal relationship between the Fundão dam failure in Mariana (MG) and the academic performance of Middle School students in the affected municipalities. The research is based on educational indicators available at Censo Escolar and Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) database. Data is analyzed at the municipality, school and student level. The degree of mud exposure allows a geographical heterogeneity analysis of the disaster impacts. Both a Difference-in-Difference (DD) and a Synthetic Control (SC), focused in Mariana (MG) municipality, models are undertaken. The geographical disaggregation according to mud exposure though points to heterogeneous effects highlighting the importance of post-disaster public policy to take into account the region-specific characteristics. The results at the school level suggest that disapproval rates in Middle Schools may have risen in the municipalities affected by the mud, but without occupation next to the Doce river. In the municipalities next to the Fundão dam we observe negative effects on mathematics average performance. In Mariana (MG), according to the SC approach, we also find evidence that the disaster raised the disapproval rates. The results, however, must be seen with cautiousness.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChimeli, Ariaster BaumgratzOliveira, Rafael Pereira2021-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-10012022-120953/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-31T20:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-10012022-120953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-31T20:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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No dia 5 de novembro de 2015, rompeu-se no município de Mariana, Minas Gerais (MG), uma barragem de rejeitos de minério denominada Fundão. A barragem armazenava cerca de 56 milhões de metros cúbicos de rejeitos, dos quais cerca de 39 milhões foram liberados. O desastre é considerado o pior da história em termos de volume despejado de rejeitos de mineração. Estima-se que ao menos 40 municípios foram impactos na região da Bacia do Rio Doce. Nota-se na literatura acerca de desastres naturais três canais de influência negativa na Educação: (i) danos à infraestrutura física; (ii) choques negativos de renda; e (iii) danos psicológicos derivados de transtornos de estresse pós-traumático (TEPT). O desastre em Mariana (MG) contempla tais canais de influência, no entanto, há poucos estudos analisando com profundidade os seus impactos na Educação. O objetivo desta dissertação é avaliar se existe uma relação causal entre o rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG) e o desempenho escolar de alunos dos anos finais do ensino fundamental nos municípios afetados. O trabalho baseia-se em indicadores educacionais disponíveis nas bases do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb). São analisados dados a nível de município, escola e aluno. O grau de exposição à lama permite uma análise de heterogeneidade geográfica dos impactos. Estima-se tanto um modelo de Diferenças em Diferenças (DD) quanto um de Controle Sintético (CS) específico para Mariana (MG). A desagregação por áreas dos municípios tratados de acordo com a exposição à lama aponta para a importância de as políticas públicas pós-desastre levarem em conta as particularidades das regiões impactadas. Já os resultados a nível de escola sugerem que pode ter havido um aumento da taxa de reprovação nos anos finais do ensino fundamental nos municípios afetados pela lama, mas sem ocupação próxima ao Rio Doce. Nos municípios próximos à barragem de Fundão, observa-se efeito negativo no desempenho médio de Matemática. Em Mariana (MG), de acordo com o método do CS, verifica-se que o desastre elevou a taxa de reprovação nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados, no entanto, devem ser vistos com cautela. |
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