Parcerias na educação básica pública: o papel dos entes privados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso Neto, Celso de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/107/107131/tde-09082022-145114/
Resumo: Os serviços públicos passam por uma transformação constante, especialmente no que concerne à sua prestação. Na educação pública, isso não é diferente. Ao longo dos anos, em todo o mundo, o poder público busca o auxílio do setor privado para garantir o oferecimento de uma educação de qualidade para os seus cidadãos. A partir das diferenças culturais que abarcam cada nação, a administração pública escolhe caminhos para o emparceiramento na educação. A discussão político-ideológica do tema leva à utilização de conceitos imprecisos e insuficientes para traduzir o fenômeno de aproximação dos setores público e privado na educação, como privatização da educação pública e parcerias público-privadas. O presente trabalho surge com a finalidade de esclarecer que o termo tecnicamente correto, sob a ótica do Direito Administrativo, é parceria. Depois de demonstrar a compreensão da educação como serviço público, a conceituação de educação pública, o emparceiramento na educação, os instrumentos jurídicos para a formalização dessas parcerias, o trabalho oferece sua principal contribuição: realizar um panorama geral de experiências nacionais e internacionais em três graus de parcerias. As parcerias de primeiro grau são agrupadas pela característica de utilização do setor privado na prestação de serviços não pedagógicos importantes para a devida prestação dos serviços educacionais pelo poder público diretamente. As parcerias de segundo grau, objeto central do trabalho pela sua importância e impacto direto na prestação, materializam-se pela prestação dos serviços pedagógicos pela iniciativa privada, marcadamente por modelos charter e assemelhados e modelos voucher e assemelhados, em suma, gestão privada e financiamento público da educação. Finalmente, as parcerias de terceiro grau são aquelas que se manifestam de forma mais abstrata e questionável, além do financiamento privado de escolas públicas (parcial ou total), especialmente em programas de adoção de escolas. Entre outros resultados, a pesquisa demonstra que o emparceiramento na educação pública já é realidade em solo brasileiro e é realizado sob influência direta ou indireta de mecanismos internacionais.
id USP_261efc0f610e4cf4408e7b9287c2410f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09082022-145114
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Parcerias na educação básica pública: o papel dos entes privadosPartnerships in public basic education: the role of private entitiesCharter schoolCharter schoolEducação públicaEscolas conveniadasModelos de parcerias na educaçãoModels of partnerships in educationPartner schoolsPublic educationPublic serviceServiço públicoVoucherVoucherOs serviços públicos passam por uma transformação constante, especialmente no que concerne à sua prestação. Na educação pública, isso não é diferente. Ao longo dos anos, em todo o mundo, o poder público busca o auxílio do setor privado para garantir o oferecimento de uma educação de qualidade para os seus cidadãos. A partir das diferenças culturais que abarcam cada nação, a administração pública escolhe caminhos para o emparceiramento na educação. A discussão político-ideológica do tema leva à utilização de conceitos imprecisos e insuficientes para traduzir o fenômeno de aproximação dos setores público e privado na educação, como privatização da educação pública e parcerias público-privadas. O presente trabalho surge com a finalidade de esclarecer que o termo tecnicamente correto, sob a ótica do Direito Administrativo, é parceria. Depois de demonstrar a compreensão da educação como serviço público, a conceituação de educação pública, o emparceiramento na educação, os instrumentos jurídicos para a formalização dessas parcerias, o trabalho oferece sua principal contribuição: realizar um panorama geral de experiências nacionais e internacionais em três graus de parcerias. As parcerias de primeiro grau são agrupadas pela característica de utilização do setor privado na prestação de serviços não pedagógicos importantes para a devida prestação dos serviços educacionais pelo poder público diretamente. As parcerias de segundo grau, objeto central do trabalho pela sua importância e impacto direto na prestação, materializam-se pela prestação dos serviços pedagógicos pela iniciativa privada, marcadamente por modelos charter e assemelhados e modelos voucher e assemelhados, em suma, gestão privada e financiamento público da educação. Finalmente, as parcerias de terceiro grau são aquelas que se manifestam de forma mais abstrata e questionável, além do financiamento privado de escolas públicas (parcial ou total), especialmente em programas de adoção de escolas. Entre outros resultados, a pesquisa demonstra que o emparceiramento na educação pública já é realidade em solo brasileiro e é realizado sob influência direta ou indireta de mecanismos internacionais.Public services are undergoing constant transformation, especially with regard to their provision. In public education, this is no different. Over the years, all over the world, public authorities have sought the help of the private sector to guarantee the provision of quality education to its citizens. Based on the cultural differences that encompass each nation, the public administration chooses paths for partnership in education. The political-ideological discussion of the theme leads to the use of imprecise and insufficient concepts to translate the phenomenon of bringing the public and private sectors together in education, such as privatization of public education and public-private partnerships. This paper aims to clarify that the technically correct term, from the perspective of Administrative Law, is partnership. After demonstrating the understanding of education as a public service, the conceptualization of public education, the partnership in education, the legal instruments for the formalization of these partnerships, the work offers its main contribution: to carry out an overview of national and international experiences in three degrees of partnerships. First degree partnerships are grouped by the characteristic of using the private sector in the provision of non-pedagogical services that are important for the proper provision of educational services by the government directly. Second-degree partnerships, the central object of the work due to their importance and direct impact on provision, materialize through the provision of pedagogical services by the private sector, markedly by charter and similar models and voucher and similar models, in short, private management and financing public education. Finally, third-degree partnerships are those that manifest themselves in a more abstract and questionable way, in addition to the private funding of public schools (partial or total), especially in school adoption programs. Among other results, the research demonstrates that partnership in public education is already a reality on Brazilian soil and is carried out under the direct or indirect influence of international mechanisms.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMatos, Thiago Marrara deAfonso Neto, Celso de Almeida2022-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/107/107131/tde-09082022-145114/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-20T13:25:20Zoai:teses.usp.br:tde-09082022-145114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-20T13:25:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Parcerias na educação básica pública: o papel dos entes privados
Partnerships in public basic education: the role of private entities
title Parcerias na educação básica pública: o papel dos entes privados
spellingShingle Parcerias na educação básica pública: o papel dos entes privados
Afonso Neto, Celso de Almeida
Charter school
Charter school
Educação pública
Escolas conveniadas
Modelos de parcerias na educação
Models of partnerships in education
Partner schools
Public education
Public service
Serviço público
Voucher
Voucher
title_short Parcerias na educação básica pública: o papel dos entes privados
title_full Parcerias na educação básica pública: o papel dos entes privados
title_fullStr Parcerias na educação básica pública: o papel dos entes privados
title_full_unstemmed Parcerias na educação básica pública: o papel dos entes privados
title_sort Parcerias na educação básica pública: o papel dos entes privados
author Afonso Neto, Celso de Almeida
author_facet Afonso Neto, Celso de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Thiago Marrara de
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso Neto, Celso de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Charter school
Charter school
Educação pública
Escolas conveniadas
Modelos de parcerias na educação
Models of partnerships in education
Partner schools
Public education
Public service
Serviço público
Voucher
Voucher
topic Charter school
Charter school
Educação pública
Escolas conveniadas
Modelos de parcerias na educação
Models of partnerships in education
Partner schools
Public education
Public service
Serviço público
Voucher
Voucher
description Os serviços públicos passam por uma transformação constante, especialmente no que concerne à sua prestação. Na educação pública, isso não é diferente. Ao longo dos anos, em todo o mundo, o poder público busca o auxílio do setor privado para garantir o oferecimento de uma educação de qualidade para os seus cidadãos. A partir das diferenças culturais que abarcam cada nação, a administração pública escolhe caminhos para o emparceiramento na educação. A discussão político-ideológica do tema leva à utilização de conceitos imprecisos e insuficientes para traduzir o fenômeno de aproximação dos setores público e privado na educação, como privatização da educação pública e parcerias público-privadas. O presente trabalho surge com a finalidade de esclarecer que o termo tecnicamente correto, sob a ótica do Direito Administrativo, é parceria. Depois de demonstrar a compreensão da educação como serviço público, a conceituação de educação pública, o emparceiramento na educação, os instrumentos jurídicos para a formalização dessas parcerias, o trabalho oferece sua principal contribuição: realizar um panorama geral de experiências nacionais e internacionais em três graus de parcerias. As parcerias de primeiro grau são agrupadas pela característica de utilização do setor privado na prestação de serviços não pedagógicos importantes para a devida prestação dos serviços educacionais pelo poder público diretamente. As parcerias de segundo grau, objeto central do trabalho pela sua importância e impacto direto na prestação, materializam-se pela prestação dos serviços pedagógicos pela iniciativa privada, marcadamente por modelos charter e assemelhados e modelos voucher e assemelhados, em suma, gestão privada e financiamento público da educação. Finalmente, as parcerias de terceiro grau são aquelas que se manifestam de forma mais abstrata e questionável, além do financiamento privado de escolas públicas (parcial ou total), especialmente em programas de adoção de escolas. Entre outros resultados, a pesquisa demonstra que o emparceiramento na educação pública já é realidade em solo brasileiro e é realizado sob influência direta ou indireta de mecanismos internacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/107/107131/tde-09082022-145114/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/107/107131/tde-09082022-145114/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Reter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Reter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090553081495552