Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerati, Tania Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02042015-114915/
Resumo: Na discussão atual sobre a Alfabetização Científica, há um consenso que esse processo ocorre ao longo da vida e em diferentes espaços educativos. A fim de colaborar com essa discussão, o presente estudo investigou se as exposições em jardins botânicos contribuem para a Alfabetização Científica de seus visitantes. A revisão da literatura referente à Alfabetização Científica e à educação em museus permitiu desenvolver uma Ferramenta de Análise para avaliar a presença de indicadores de Alfabetização Científica. A pesquisa foi realizada em uma exposição no Jardim Botânico de São Paulo e teve duas unidades de coleta de dados: exposição e público. Em ambas foi empregada a Ferramenta de Análise, sendo que, para o público, a análise dos diálogos identificou ainda a presença de habilidades investigativas. Os resultados revelam que a exposição, apesar de não ter sido elaborada na perspectiva da Alfabetização Científica, contempla todos os indicadores propostos científicos, institucionais, sociais e estéticos/afetivos e carrega 10 dos 19 atributos estabelecidos pela Ferramenta de Análise, sendo o Indicador Científico o mais presente na exposição. Quanto à análise dos diálogos das famílias, o Indicador Científico também foi o mais presente, mostrando que as afinidades pessoais e as vivências com o meio natural despertam a atenção dos visitantes para os assuntos relacionados à ciência. As habilidades investigativas mais evidenciadas são: observação, questionamento e explicação. Concluímos que a exposição estudada incita a compreensão e a discussão de temas científicos relacionados às questões ambientais atuais discutidas pela sociedade. Como produto final de nossas análises, traçamos recomendações para a Alfabetização Científica em jardins botânicos.
id USP_26b77555276b042252240cfa984ee875
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02042015-114915
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e públicoEducation in botanical gardens from the scientific literacy perspective: analysis of exhibition and publicAlfabetização científicaBotanical gardensEducação para a conservaçãoEducation for conservationExhibitionsExposiçõesJardins botânicosScientific literacyNa discussão atual sobre a Alfabetização Científica, há um consenso que esse processo ocorre ao longo da vida e em diferentes espaços educativos. A fim de colaborar com essa discussão, o presente estudo investigou se as exposições em jardins botânicos contribuem para a Alfabetização Científica de seus visitantes. A revisão da literatura referente à Alfabetização Científica e à educação em museus permitiu desenvolver uma Ferramenta de Análise para avaliar a presença de indicadores de Alfabetização Científica. A pesquisa foi realizada em uma exposição no Jardim Botânico de São Paulo e teve duas unidades de coleta de dados: exposição e público. Em ambas foi empregada a Ferramenta de Análise, sendo que, para o público, a análise dos diálogos identificou ainda a presença de habilidades investigativas. Os resultados revelam que a exposição, apesar de não ter sido elaborada na perspectiva da Alfabetização Científica, contempla todos os indicadores propostos científicos, institucionais, sociais e estéticos/afetivos e carrega 10 dos 19 atributos estabelecidos pela Ferramenta de Análise, sendo o Indicador Científico o mais presente na exposição. Quanto à análise dos diálogos das famílias, o Indicador Científico também foi o mais presente, mostrando que as afinidades pessoais e as vivências com o meio natural despertam a atenção dos visitantes para os assuntos relacionados à ciência. As habilidades investigativas mais evidenciadas são: observação, questionamento e explicação. Concluímos que a exposição estudada incita a compreensão e a discussão de temas científicos relacionados às questões ambientais atuais discutidas pela sociedade. Como produto final de nossas análises, traçamos recomendações para a Alfabetização Científica em jardins botânicos.There is a consensus in the current discussion regarding scientific literacy that this process occurs throughout life and in different educational grounds. In order to collaborate with this discussion, this study investigated if exhibitions in botanical gardens contribute to the scientific literacy of theirs visitors. Literature reviews related to scientific literacy and education in museums, allowed us to develop an Analytical Tool with the purpose to evaluate the presence of scientific literacy indicators. The research was conducted in an exhibition at the Botanical Garden of São Paulo, and we used two components to collect data: the exhibition itself and the public. The Analytical Tool was employed in both of them, and while the public was concerned, the analysis of the dialogues identified the presence of inquiry skills. The results showed that the exhibition, despite not being elaborated in the scientific literacy perspective, contemplates all of the proposed indicators scientific, institutional, social, and aesthetic/affective and carries ten out of the nineteen attributes established by the Analytical Tool, being the Scientific Indicator the most present in the exhibition. Regarding the analysis of families dialogues, the Scientific Indicator was also the most present, showing that personal affinities and experiences with natural environment arouse the visitors attention to subjects related to science. The most apparent inquiry skills are: observation, questioning, and explanation. We conclude that, the exhibition studied incites comprehension and the discussion of scientific themes related to current environmental issues debated by society. As a result, we recommend scientific literacy in botanical gardens.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarandino, MarthaCerati, Tania Maria 2014-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02042015-114915/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-02042015-114915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público
Education in botanical gardens from the scientific literacy perspective: analysis of exhibition and public
title Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público
spellingShingle Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público
Cerati, Tania Maria
Alfabetização científica
Botanical gardens
Educação para a conservação
Education for conservation
Exhibitions
Exposições
Jardins botânicos
Scientific literacy
title_short Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público
title_full Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público
title_fullStr Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público
title_full_unstemmed Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público
title_sort Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público
author Cerati, Tania Maria
author_facet Cerati, Tania Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marandino, Martha
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerati, Tania Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Botanical gardens
Educação para a conservação
Education for conservation
Exhibitions
Exposições
Jardins botânicos
Scientific literacy
topic Alfabetização científica
Botanical gardens
Educação para a conservação
Education for conservation
Exhibitions
Exposições
Jardins botânicos
Scientific literacy
description Na discussão atual sobre a Alfabetização Científica, há um consenso que esse processo ocorre ao longo da vida e em diferentes espaços educativos. A fim de colaborar com essa discussão, o presente estudo investigou se as exposições em jardins botânicos contribuem para a Alfabetização Científica de seus visitantes. A revisão da literatura referente à Alfabetização Científica e à educação em museus permitiu desenvolver uma Ferramenta de Análise para avaliar a presença de indicadores de Alfabetização Científica. A pesquisa foi realizada em uma exposição no Jardim Botânico de São Paulo e teve duas unidades de coleta de dados: exposição e público. Em ambas foi empregada a Ferramenta de Análise, sendo que, para o público, a análise dos diálogos identificou ainda a presença de habilidades investigativas. Os resultados revelam que a exposição, apesar de não ter sido elaborada na perspectiva da Alfabetização Científica, contempla todos os indicadores propostos científicos, institucionais, sociais e estéticos/afetivos e carrega 10 dos 19 atributos estabelecidos pela Ferramenta de Análise, sendo o Indicador Científico o mais presente na exposição. Quanto à análise dos diálogos das famílias, o Indicador Científico também foi o mais presente, mostrando que as afinidades pessoais e as vivências com o meio natural despertam a atenção dos visitantes para os assuntos relacionados à ciência. As habilidades investigativas mais evidenciadas são: observação, questionamento e explicação. Concluímos que a exposição estudada incita a compreensão e a discussão de temas científicos relacionados às questões ambientais atuais discutidas pela sociedade. Como produto final de nossas análises, traçamos recomendações para a Alfabetização Científica em jardins botânicos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02042015-114915/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02042015-114915/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256602980122624