Manequim de pássaros: ritmo, corpo e metamorfose em Murilo Mendes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-21022020-151421/ |
Resumo: | A tese desenvolve uma abordagem polimórfica da poesia de Murilo Mendes (1901-1975), apostando no aspecto prismático para analisar e interpretar as obras: Poemas (1930), Bumba meu poeta (1932; 1959), A poesia em pânico (1938), As metamorfoses (1944), Retratos-relâmpago 1ª série (1973;1980) e 2ª série (1980; 1994). O trabalho parte de uma crônica de juventude do poeta, publicada em 1920, que se volta negativamente para a manifestação do maxixe nos salões de baile para, em seguida, investigar a passagem de uma postura conservadora a uma assimilação dos corpos dançantes em sua lavra. O autor intensifica o processo metamórfico de sua poesia a partir de encadeamentos e de justaposições das imagens poéticas, que engendram insolitamente uma cosmovisão própria. Nesse fazer-literário, a musicalidade, por estar sob o domínio do ritmo surrealista, concorre para construir uma visão do mundo que se manifesta sobretudo pelo complexo imagístico orquestrado pela sua poesia marcadamente visionária. Nesta convivem em tensão o silêncio e o ruído, o estático e a dança, o Oriente e o Ocidente, o eunuco e o erotismo, o técnico e o antitécnico, o antigo e o moderno, o cristão e o pagão, Jesus e Dioniso. |
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Manequim de pássaros: ritmo, corpo e metamorfose em Murilo MendesBird mannequin: rhythm, body and metamorphosis in Murilo MendesBodyBrazilian poetryCorpoMetamorfoseMetamorphosisMurilo MendesMurilo MendesPoesia brasileiraRhythmRitmoA tese desenvolve uma abordagem polimórfica da poesia de Murilo Mendes (1901-1975), apostando no aspecto prismático para analisar e interpretar as obras: Poemas (1930), Bumba meu poeta (1932; 1959), A poesia em pânico (1938), As metamorfoses (1944), Retratos-relâmpago 1ª série (1973;1980) e 2ª série (1980; 1994). O trabalho parte de uma crônica de juventude do poeta, publicada em 1920, que se volta negativamente para a manifestação do maxixe nos salões de baile para, em seguida, investigar a passagem de uma postura conservadora a uma assimilação dos corpos dançantes em sua lavra. O autor intensifica o processo metamórfico de sua poesia a partir de encadeamentos e de justaposições das imagens poéticas, que engendram insolitamente uma cosmovisão própria. Nesse fazer-literário, a musicalidade, por estar sob o domínio do ritmo surrealista, concorre para construir uma visão do mundo que se manifesta sobretudo pelo complexo imagístico orquestrado pela sua poesia marcadamente visionária. Nesta convivem em tensão o silêncio e o ruído, o estático e a dança, o Oriente e o Ocidente, o eunuco e o erotismo, o técnico e o antitécnico, o antigo e o moderno, o cristão e o pagão, Jesus e Dioniso.This thesis develops a polymorphic approach to the poetry of Murilo Mendes (1901-1975), focusing on the prismatic aspect to analyze and interpret the works: Poemas (1930), Bumba meu poeta (1932; 1959), A poesia em pânico (1938), As metamorfoses (1944), Retratos Relâmpago 1st (1973;1980) and 2nd volume (1980; 1994). This paper analyzes an early chronicle from the poet, published in 1920, which initially carries a negative view of the maxixe in the ballrooms. Later, it investigates the movement from a conservative posture towards an assimilation of the dancing bodies in his work. The author intensifies the metamorphic process of his poetry through links and juxtapositions of poetic images, which uncannily engender a worldview of their own. In this literary creation, the musicality, by being under the control of the surrealist rhythm, contributes to build a worldview that manifests itself, above all, by the imaginary complex orchestrated by its markedly visionary poetry. In this work, silence and noise, static and dance, east and west, eunuch and eroticism, the technical and the anti-technical, the ancient and the modern, the christian and the pagan, Jesus and Dionysus coexist under tension.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Eliane RobertAlmeida, Aline Novais de2019-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-21022020-151421/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-21T21:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-21022020-151421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-21T21:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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