A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Natália de Castro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-24112014-085256/
Resumo: Este trabalho se dispõe a investigar o uso da cor no cinema silencioso do Brasil. Para isso, toma como fontes documentais tanto objetos fílmicos remanescentes quanto documentação e bibliografia diversas existentes sobre o assunto. Um primeiro capítulo será dedicado aos processos de colorização existentes no cinema silencioso, de uma forma geral, e a questões técnicas e estéticas relacionadas a esses processos: o contexto histórico em que surgiram as técnicas de colorização no cinema, suas origens em meios diversos, as características dessas técnicas de colorização e sua presença nos mercados cinematográficos mais conhecidos, as questões suscitadas pelo uso da cor e seus desdobramentos. No segundo capítulo, tentaremos mapear nossa prática e nossas discussões acerca da cor nos filmes do período silencioso: quais são as informações acerca das técnicas que utilizamos e da real presença de filmes coloridos em nossas sessões cinematográficas e da cor nos filmes que estávamos produzindo? Como as questões colocadas internacionalmente ecoaram no Brasil e quais foram as questões específicas que surgiram aqui? No último capítulo, trataremos mais especificamente da análise de filmes de nossa filmografia, ou seja, dos materiais em nitrato de época colorizados ainda existentes e inspecionados para esta pesquisa. Levantaremos e discutiremos as técnicas de colorização e as funções do uso da cor encontradas nesta filmografia.
id USP_27692ffe0719899c3a2022bbb998585d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24112014-085256
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem-Cinema silenciosoCinema silencioso do BrasilColor techniques in silent cinemaSilent cinemaSilent cinema in BrazilTécnicas de colorização no cinemaEste trabalho se dispõe a investigar o uso da cor no cinema silencioso do Brasil. Para isso, toma como fontes documentais tanto objetos fílmicos remanescentes quanto documentação e bibliografia diversas existentes sobre o assunto. Um primeiro capítulo será dedicado aos processos de colorização existentes no cinema silencioso, de uma forma geral, e a questões técnicas e estéticas relacionadas a esses processos: o contexto histórico em que surgiram as técnicas de colorização no cinema, suas origens em meios diversos, as características dessas técnicas de colorização e sua presença nos mercados cinematográficos mais conhecidos, as questões suscitadas pelo uso da cor e seus desdobramentos. No segundo capítulo, tentaremos mapear nossa prática e nossas discussões acerca da cor nos filmes do período silencioso: quais são as informações acerca das técnicas que utilizamos e da real presença de filmes coloridos em nossas sessões cinematográficas e da cor nos filmes que estávamos produzindo? Como as questões colocadas internacionalmente ecoaram no Brasil e quais foram as questões específicas que surgiram aqui? No último capítulo, trataremos mais especificamente da análise de filmes de nossa filmografia, ou seja, dos materiais em nitrato de época colorizados ainda existentes e inspecionados para esta pesquisa. Levantaremos e discutiremos as técnicas de colorização e as funções do uso da cor encontradas nesta filmografia.This dissertation seeks to investigate the use of color in Brazil\'s silent cinema. In order to do so, it relies on documentary sources such as remaining nitrate itens and diverse existing documentation and literature on the subject. A first chapter will be devoted to existing processes in silent film colorization, in general, and to the technical and aesthetic issues related to these processes: the historical context in which the techniques of colorization arose in film, its origins in various media, the characteristics of these techniques and its presence on the most known film markets, the issues raised by the use of color and its aftermath. In the second chapter, we will attempt to map our practice and our discussions relative to color in films of the silent era: what is the information concerning the techniques we utilize and the real presence of colored movies in our cinematographic sessions and of color in movies that we were producing? In what way the questions internationally raised echoed in Brazil and what were the specific issues that have arisen here? In the last chapter, we will deal more specifically with the analysis of movies from our filmography, that is, of the colorized nitrate itens still existing and inspected for this research. We will raise and discuss techniques for coloring and functions of the use of color found in this filmographyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMorettin, Eduardo VictorioSoares, Natália de Castro2014-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-24112014-085256/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-24112014-085256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem
-
title A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem
spellingShingle A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem
Soares, Natália de Castro
Cinema silencioso
Cinema silencioso do Brasil
Color techniques in silent cinema
Silent cinema
Silent cinema in Brazil
Técnicas de colorização no cinema
title_short A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem
title_full A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem
title_fullStr A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem
title_full_unstemmed A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem
title_sort A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem
author Soares, Natália de Castro
author_facet Soares, Natália de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morettin, Eduardo Victorio
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Natália de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema silencioso
Cinema silencioso do Brasil
Color techniques in silent cinema
Silent cinema
Silent cinema in Brazil
Técnicas de colorização no cinema
topic Cinema silencioso
Cinema silencioso do Brasil
Color techniques in silent cinema
Silent cinema
Silent cinema in Brazil
Técnicas de colorização no cinema
description Este trabalho se dispõe a investigar o uso da cor no cinema silencioso do Brasil. Para isso, toma como fontes documentais tanto objetos fílmicos remanescentes quanto documentação e bibliografia diversas existentes sobre o assunto. Um primeiro capítulo será dedicado aos processos de colorização existentes no cinema silencioso, de uma forma geral, e a questões técnicas e estéticas relacionadas a esses processos: o contexto histórico em que surgiram as técnicas de colorização no cinema, suas origens em meios diversos, as características dessas técnicas de colorização e sua presença nos mercados cinematográficos mais conhecidos, as questões suscitadas pelo uso da cor e seus desdobramentos. No segundo capítulo, tentaremos mapear nossa prática e nossas discussões acerca da cor nos filmes do período silencioso: quais são as informações acerca das técnicas que utilizamos e da real presença de filmes coloridos em nossas sessões cinematográficas e da cor nos filmes que estávamos produzindo? Como as questões colocadas internacionalmente ecoaram no Brasil e quais foram as questões específicas que surgiram aqui? No último capítulo, trataremos mais especificamente da análise de filmes de nossa filmografia, ou seja, dos materiais em nitrato de época colorizados ainda existentes e inspecionados para esta pesquisa. Levantaremos e discutiremos as técnicas de colorização e as funções do uso da cor encontradas nesta filmografia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-24112014-085256/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-24112014-085256/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257318354321408