Modelagem matemática e simulação em mancais hidrodinâmicos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-16072024-081447/ |
Resumo: | Neste trabalho é feita a derivação da equação de Reynolds à partir das equações de conservação de massa e quantidade de movimento. É desenvolvida uma metodologia numérica baseada no método das diferenças finitas e o método da relaxação para a solução da equação de Reynods para mancais sob carregamento estático e dinâmico. Para implementar o algoritmo de solução numérica foram desenvolvidos dois programas de computador chamado MANCAL e LOCUS, para a simulação de mancais sob carregamento estático e dinâmico, respectivamente. É mostrado como os resultados do programa LOCUS podem auxiliar projetistas de mancais para motores de combustão interna. O programa LOCUS é usado para simular a órbita de um pino dentro do cubo de um pistão. As pressões hidrodinâmicas obtidas são usadas como condições de contorno para uma análise de distribuição de tensões. É mostrado, pela primeira vez, porque algumas modificações geométricas no cubo de pistão diminuem a probabilidade de trincas na superfície do mesmo e aumentam, consideravelmente a capacidade de carga do mesmo. É também introduzido o conceito de perfilamento axial para mancais hidrodinâmicos. É mostrado, através de simulações com o programa LOCUS, que é possível alterar beneficamente os parâmetros operacionais de um mancal através de micro modificações na superfície do mesmo. |
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Modelagem matemática e simulação em mancais hidrodinâmicos.Untitled in englishBearings (Mathematical modeling; Simulation)Mancais (Modelagem matemática; Simulação)Neste trabalho é feita a derivação da equação de Reynolds à partir das equações de conservação de massa e quantidade de movimento. É desenvolvida uma metodologia numérica baseada no método das diferenças finitas e o método da relaxação para a solução da equação de Reynods para mancais sob carregamento estático e dinâmico. Para implementar o algoritmo de solução numérica foram desenvolvidos dois programas de computador chamado MANCAL e LOCUS, para a simulação de mancais sob carregamento estático e dinâmico, respectivamente. É mostrado como os resultados do programa LOCUS podem auxiliar projetistas de mancais para motores de combustão interna. O programa LOCUS é usado para simular a órbita de um pino dentro do cubo de um pistão. As pressões hidrodinâmicas obtidas são usadas como condições de contorno para uma análise de distribuição de tensões. É mostrado, pela primeira vez, porque algumas modificações geométricas no cubo de pistão diminuem a probabilidade de trincas na superfície do mesmo e aumentam, consideravelmente a capacidade de carga do mesmo. É também introduzido o conceito de perfilamento axial para mancais hidrodinâmicos. É mostrado, através de simulações com o programa LOCUS, que é possível alterar beneficamente os parâmetros operacionais de um mancal através de micro modificações na superfície do mesmo.In this work, Reynolds equation is derived from mass and momentum conservation equations. A numerical scheme based on the finite difference and the relaxation method was developed for the solution of the steady state and time dependent Reynolds equation. Two computer programs named MANCAL and LOCUS were developed to simulate hydrodynamic bearings under static and dynamic loading. It is also shown how the output from the LOCUS program can assist the Bering designer to produce optmized tailor made hydrodynamic berings. The LOCUS program is used to simulate the orbito f a pin within a pistons pin boss. The hydrodynamic pressure generated is then used as boundary condition for the piston stress analysis. It is shown for the first time why certain surface geometrical modifications on the pistons pin boss surface can considerably increase its load carrying capacity by diminishing the probability of surface crack generation. The concepto f axial surface profiling is also introduced. Through simulations with the LOCUS program it is shown how the hydrodynamic pressure Field of a bearing can be altered by microgeometrical modifications on the bearing sliding surface. These modifications on the pressure Field can be made in such a way as to improve the bearing operational parameters.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTu, Carlos Chien ChingDuarte Junior, Durval1988-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-16072024-081447/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-16T11:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-16072024-081447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-16T11:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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