Modelagem matemática e simulação em mancais hidrodinâmicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Junior, Durval
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-16072024-081447/
Resumo: Neste trabalho é feita a derivação da equação de Reynolds à partir das equações de conservação de massa e quantidade de movimento. É desenvolvida uma metodologia numérica baseada no método das diferenças finitas e o método da relaxação para a solução da equação de Reynods para mancais sob carregamento estático e dinâmico. Para implementar o algoritmo de solução numérica foram desenvolvidos dois programas de computador chamado MANCAL e LOCUS, para a simulação de mancais sob carregamento estático e dinâmico, respectivamente. É mostrado como os resultados do programa LOCUS podem auxiliar projetistas de mancais para motores de combustão interna. O programa LOCUS é usado para simular a órbita de um pino dentro do cubo de um pistão. As pressões hidrodinâmicas obtidas são usadas como condições de contorno para uma análise de distribuição de tensões. É mostrado, pela primeira vez, porque algumas modificações geométricas no cubo de pistão diminuem a probabilidade de trincas na superfície do mesmo e aumentam, consideravelmente a capacidade de carga do mesmo. É também introduzido o conceito de perfilamento axial para mancais hidrodinâmicos. É mostrado, através de simulações com o programa LOCUS, que é possível alterar beneficamente os parâmetros operacionais de um mancal através de micro modificações na superfície do mesmo.
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