Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakamura, Sandra
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-03022010-145308/
Resumo: A cultura de massa (midiática) tem sido tradicionalmente considerada pouco criativa, alienada e, portanto, menos relevante do que as formas artísticas clássicas e canônicas. Sua incapacidade de se relacionar com a sociedade de outro modo que não como produto disponível no mercado fariam dela mero sustento da lógica de consumo. Propomos no presente trabalho a observação desta forma de cultura a partir de uma outra perspectiva. Com base em teorias Pós-Coloniais, da Complexidade e do Letramento Crítico, mostramos que a alienação da cultura de massa não lhe é uma característica intrínseca, mas uma construção feita a partir de práticas sociais cotidianas. Sendo uma construção, a alienação pode ser desconstruída, e a cultura pode tornar-se crítica, política, socialmente interessada e interessante. Trabalhamos com esta hipótese analisando o heavy metal, tomado como manifestação cultural (de massa) tradicionalmente identificada com a rebeldia e a contestação cultural e social. Observamos diferentes estratégias de dissidência a que recorrem roqueiros e headbangers, constatando que rupturas mais profundas com o conformismo alienado emergem de sua participação crítica em sua cultura musical, na cultura de massa e na sociedade de consumo. A confirmação de tal constatação foi obtida pela análise (multimodal) de um caso, representado pela banda sueca Pain of Salvation.
id USP_27b8a498b3074bdab9347ac917fe6e93
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03022010-145308
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massaMachinassiah: heavy metal, alienation and criticism in mass cultureCritical literacyCultura de massaDissidenceDissidênciaHeavy metalHeavy metal musicLetramento críticoMass cultureMultimodalidadeMultimodalityA cultura de massa (midiática) tem sido tradicionalmente considerada pouco criativa, alienada e, portanto, menos relevante do que as formas artísticas clássicas e canônicas. Sua incapacidade de se relacionar com a sociedade de outro modo que não como produto disponível no mercado fariam dela mero sustento da lógica de consumo. Propomos no presente trabalho a observação desta forma de cultura a partir de uma outra perspectiva. Com base em teorias Pós-Coloniais, da Complexidade e do Letramento Crítico, mostramos que a alienação da cultura de massa não lhe é uma característica intrínseca, mas uma construção feita a partir de práticas sociais cotidianas. Sendo uma construção, a alienação pode ser desconstruída, e a cultura pode tornar-se crítica, política, socialmente interessada e interessante. Trabalhamos com esta hipótese analisando o heavy metal, tomado como manifestação cultural (de massa) tradicionalmente identificada com a rebeldia e a contestação cultural e social. Observamos diferentes estratégias de dissidência a que recorrem roqueiros e headbangers, constatando que rupturas mais profundas com o conformismo alienado emergem de sua participação crítica em sua cultura musical, na cultura de massa e na sociedade de consumo. A confirmação de tal constatação foi obtida pela análise (multimodal) de um caso, representado pela banda sueca Pain of Salvation.Mass culture has been traditionally associated with lack of creativity and alienation, being considered less valuable and interesting than classic and canonic forms of Culture and Art. Its only role in society would be that of a commodity. It would be destined to serve consumption. The aim of our research is to offer a change in the perspective from which we see mass culture. Based on concepts and ideas coming from Postcolonial theories, Social Complexity and Critical Literacy, we can see alienation not as an intrinsic quality of mass culture, but as a construction that is socially produced. Therefore, we work on the hypothesis that, being a construction, alienation can be deconstructed, and culture can be made critical, political, socially interested and interesting. In order to confirm this, heavy metal music, traditionally identified with both cultural and social resistance and disobedience, was taken for analysis. We could, then, observe the different strategies of dissidence adopted by rockers and headbangers, finally concluding that deeper ruptures with alienated conformity emerge from their critical participation in the music culture, in mass culture, and in the consumer society. Final conclusions on this were made after the multimodal analysis of a case, represented by the Swedish band Pain of Salvation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Lynn Mario Trindade Menezes deNakamura, Sandra2009-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-03022010-145308/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-03022010-145308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massa
Machinassiah: heavy metal, alienation and criticism in mass culture
title Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massa
spellingShingle Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massa
Nakamura, Sandra
Critical literacy
Cultura de massa
Dissidence
Dissidência
Heavy metal
Heavy metal music
Letramento crítico
Mass culture
Multimodalidade
Multimodality
title_short Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massa
title_full Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massa
title_fullStr Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massa
title_full_unstemmed Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massa
title_sort Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massa
author Nakamura, Sandra
author_facet Nakamura, Sandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakamura, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Critical literacy
Cultura de massa
Dissidence
Dissidência
Heavy metal
Heavy metal music
Letramento crítico
Mass culture
Multimodalidade
Multimodality
topic Critical literacy
Cultura de massa
Dissidence
Dissidência
Heavy metal
Heavy metal music
Letramento crítico
Mass culture
Multimodalidade
Multimodality
description A cultura de massa (midiática) tem sido tradicionalmente considerada pouco criativa, alienada e, portanto, menos relevante do que as formas artísticas clássicas e canônicas. Sua incapacidade de se relacionar com a sociedade de outro modo que não como produto disponível no mercado fariam dela mero sustento da lógica de consumo. Propomos no presente trabalho a observação desta forma de cultura a partir de uma outra perspectiva. Com base em teorias Pós-Coloniais, da Complexidade e do Letramento Crítico, mostramos que a alienação da cultura de massa não lhe é uma característica intrínseca, mas uma construção feita a partir de práticas sociais cotidianas. Sendo uma construção, a alienação pode ser desconstruída, e a cultura pode tornar-se crítica, política, socialmente interessada e interessante. Trabalhamos com esta hipótese analisando o heavy metal, tomado como manifestação cultural (de massa) tradicionalmente identificada com a rebeldia e a contestação cultural e social. Observamos diferentes estratégias de dissidência a que recorrem roqueiros e headbangers, constatando que rupturas mais profundas com o conformismo alienado emergem de sua participação crítica em sua cultura musical, na cultura de massa e na sociedade de consumo. A confirmação de tal constatação foi obtida pela análise (multimodal) de um caso, representado pela banda sueca Pain of Salvation.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-03022010-145308/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-03022010-145308/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090326639411200