A universidade como promotora do agronegócio desde os primeiros anos escolares: o \"USP na Escolinha\" como projeto inovador de extensão na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Delaine Goulart da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-25042019-142848/
Resumo: Esta dissertação trata do \"USP na Escolinha\", Programa de extensão universitária conduzido, desde 2013, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP) da Universidade de São Paulo (USP). O Programa se dedica às crianças matriculadas no ensino fundamental, tendo por propósito apresentar a instituição, e seus respectivos cursos e formações, ao mesmo tempo que procura enriquecer o processo de formação, por meio da divulgação de elementos e conceitos relativos à sustentabilidade, bem-estar animal, reciclagem, entre outros assuntos relacionados às áreas de conhecimento desenvolvidas pela FZEA/USP no Campus Fernando Costa em que se localiza. Partindo dessa contextualização, o objetivo deste estudo foi o de documentar o referido Programa como uma alternativa genuína e inovadora para a promoção da inclusão social da comunidade regional no âmbito da FZEA/USP, bem como, com a própria USP, por meio da disseminação de conhecimento sobre diferentes possibilidades de interação com a Universidade e suas propostas de inclusão. Nesse sentido, parte-se da constatação de que o sistema social é reprodutor de desigualdades nas mais variadas interações entre os sujeitos, de modo que são necessárias ações para que haja a ruptura dessa reprodução. Como método, utilizou-se pesquisa exploratória por meio da condução de estudo de caso. Questionário semiestruturado foi aplicado aos familiares das crianças participantes do Programa no período de 2016 a 2018. O intuito foi o de capturar o conhecimento que a família tinha sobre a instituição antes da experiência. Entre outros impactos, esta dissertação contribui para contextualizar os desafios e oportunidades de políticas públicas universitárias dedicadas à inclusão social. O estudo em particular corrobora o Programa \"USP na Escolinha\" como estratégia de ruptura da reprodução dos sistemas de desigualdades de oportunidades. Por um lado, se evidencia amplo e generalizado desconhecimento dos familiares entrevistados sobre oportunidades oferecidas pela FZEA/USP e a USP, bem como as formas e caminhos para acesso. Por outro, o estudo projeta o Programa como importante veículo de comunicação, mas também de sensibilização de todos os atores envolvidos. A partir de sua lógica de integração criança-família-professor, o Programa fomenta a aproximação e sentimento de pertencimento da família à Instituição, assim como a vontade genuína na criança pelo conhecimento e ensino universitário em geral e pelo agronegócio em particular, ao referir-se a área-foco de atuação da FZEA/USP e do Campus Fernando Costa em que se localiza. Por fim, ressalta-se ainda que ao documentar o Programa, essa dissertação procura despertar o interesse de outras instituições de ensino por práticas educativas de natureza inclusivas.
id USP_27d01381e631204dc6dd25a245574b64
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25042019-142848
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A universidade como promotora do agronegócio desde os primeiros anos escolares: o \"USP na Escolinha\" como projeto inovador de extensão na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São PauloThe university as agribusiness promoter since the first years of school: \"USP na Escolinha\" as an innovative extension project at the Faculty of Animal Science and Food Engineering of the University of São PauloAgribusinessAgronegócioElementary schoolEnsino fundamentalInclusão socialInnovationInovaçãoSocial inclusionUniversidadeUniversityEsta dissertação trata do \"USP na Escolinha\", Programa de extensão universitária conduzido, desde 2013, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP) da Universidade de São Paulo (USP). O Programa se dedica às crianças matriculadas no ensino fundamental, tendo por propósito apresentar a instituição, e seus respectivos cursos e formações, ao mesmo tempo que procura enriquecer o processo de formação, por meio da divulgação de elementos e conceitos relativos à sustentabilidade, bem-estar animal, reciclagem, entre outros assuntos relacionados às áreas de conhecimento desenvolvidas pela FZEA/USP no Campus Fernando Costa em que se localiza. Partindo dessa contextualização, o objetivo deste estudo foi o de documentar o referido Programa como uma alternativa genuína e inovadora para a promoção da inclusão social da comunidade regional no âmbito da FZEA/USP, bem como, com a própria USP, por meio da disseminação de conhecimento sobre diferentes possibilidades de interação com a Universidade e suas propostas de inclusão. Nesse sentido, parte-se da constatação de que o sistema social é reprodutor de desigualdades nas mais variadas interações entre os sujeitos, de modo que são necessárias ações para que haja a ruptura dessa reprodução. Como método, utilizou-se pesquisa exploratória por meio da condução de estudo de caso. Questionário semiestruturado foi aplicado aos familiares das crianças participantes do Programa no período de 2016 a 2018. O intuito foi o de capturar o conhecimento que a família tinha sobre a instituição antes da experiência. Entre outros impactos, esta dissertação contribui para contextualizar os desafios e oportunidades de políticas públicas universitárias dedicadas à inclusão social. O estudo em particular corrobora o Programa \"USP na Escolinha\" como estratégia de ruptura da reprodução dos sistemas de desigualdades de oportunidades. Por um lado, se evidencia amplo e generalizado desconhecimento dos familiares entrevistados sobre oportunidades oferecidas pela FZEA/USP e a USP, bem como as formas e caminhos para acesso. Por outro, o estudo projeta o Programa como importante veículo de comunicação, mas também de sensibilização de todos os atores envolvidos. A partir de sua lógica de integração criança-família-professor, o Programa fomenta a aproximação e sentimento de pertencimento da família à Instituição, assim como a vontade genuína na criança pelo conhecimento e ensino universitário em geral e pelo agronegócio em particular, ao referir-se a área-foco de atuação da FZEA/USP e do Campus Fernando Costa em que se localiza. Por fim, ressalta-se ainda que ao documentar o Programa, essa dissertação procura despertar o interesse de outras instituições de ensino por práticas educativas de natureza inclusivas.This dissertation deals with \"USP na Escolinha\", University Extension Program conducted since 2013 at the Faculty of Animal Science and Food Engineering (FZEA / USP) at the University of São Paulo (USP). The program is dedicated to children enrolled in elementary education, with the purpose of presenting the institution and its respective courses and training, while at the same time seeking to enrich the training process by disseminating elements and concepts related to sustainability, animal welfare, recycling, among other subjects related to the areas of knowledge developed by FZEA / USP at the Fernando Costa Campus where it is located. Based on this contextualization, the objective of this study was to document the Program as a genuine and innovative alternative for the promotion of social inclusion of the regional community within FZEA / USP, as well as with USP itself, through the dissemination of knowledge about different possibilities of interaction with the University and its proposals for inclusion. In this sense, it is based on the fact that the social system is a reproducer of inequalities in the most varied interactions among the subjects, so that actions are necessary to break the reproduction. As a method, we used exploratory research through the conduction of a case study. Semi-structured questionnaire was applied to the families of the children participating in the Program from 2016 to 2018. The purpose was to capture the knowledge that the family had about the institution before the experience. Among other impacts, this dissertation contributes to contextualize the challenges and opportunities of university public policies dedicated to social inclusion. The study in particular corroborates the \"USP in the School\" Program as a strategy to break the reproduction of systems of inequalities of opportunity. On the one hand, there is a widespread and widespread lack of knowledge about the opportunities offered by FZEA / USP and USP, as well as the ways and means of access. On the other hand, the study projects the Program as an important vehicle for communication, but also for raising awareness among all the actors involved. Based on its logic of child-family-teacher integration, the Program fosters the family\'s approach and feeling of belonging to the Institution, as well as the genuine will of the child through university knowledge and education in general and agribusiness in particular, the area of focus of FZEA / USP and the Fernando Costa Campus where it is located. Finally, it is emphasized that in documenting the Program, this dissertation seeks to arouse the interest of other educational institutions for inclusive educational practices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Vivian Lara dos SantosRocha, Delaine Goulart da2019-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-25042019-142848/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T18:08:10Zoai:teses.usp.br:tde-25042019-142848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T18:08:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A universidade como promotora do agronegócio desde os primeiros anos escolares: o \"USP na Escolinha\" como projeto inovador de extensão na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo
The university as agribusiness promoter since the first years of school: \"USP na Escolinha\" as an innovative extension project at the Faculty of Animal Science and Food Engineering of the University of São Paulo
title A universidade como promotora do agronegócio desde os primeiros anos escolares: o \"USP na Escolinha\" como projeto inovador de extensão na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo
spellingShingle A universidade como promotora do agronegócio desde os primeiros anos escolares: o \"USP na Escolinha\" como projeto inovador de extensão na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo
Rocha, Delaine Goulart da
Agribusiness
Agronegócio
Elementary school
Ensino fundamental
Inclusão social
Innovation
Inovação
Social inclusion
Universidade
University
title_short A universidade como promotora do agronegócio desde os primeiros anos escolares: o \"USP na Escolinha\" como projeto inovador de extensão na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo
title_full A universidade como promotora do agronegócio desde os primeiros anos escolares: o \"USP na Escolinha\" como projeto inovador de extensão na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo
title_fullStr A universidade como promotora do agronegócio desde os primeiros anos escolares: o \"USP na Escolinha\" como projeto inovador de extensão na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo
title_full_unstemmed A universidade como promotora do agronegócio desde os primeiros anos escolares: o \"USP na Escolinha\" como projeto inovador de extensão na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo
title_sort A universidade como promotora do agronegócio desde os primeiros anos escolares: o \"USP na Escolinha\" como projeto inovador de extensão na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo
author Rocha, Delaine Goulart da
author_facet Rocha, Delaine Goulart da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vivian Lara dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Delaine Goulart da
dc.subject.por.fl_str_mv Agribusiness
Agronegócio
Elementary school
Ensino fundamental
Inclusão social
Innovation
Inovação
Social inclusion
Universidade
University
topic Agribusiness
Agronegócio
Elementary school
Ensino fundamental
Inclusão social
Innovation
Inovação
Social inclusion
Universidade
University
description Esta dissertação trata do \"USP na Escolinha\", Programa de extensão universitária conduzido, desde 2013, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP) da Universidade de São Paulo (USP). O Programa se dedica às crianças matriculadas no ensino fundamental, tendo por propósito apresentar a instituição, e seus respectivos cursos e formações, ao mesmo tempo que procura enriquecer o processo de formação, por meio da divulgação de elementos e conceitos relativos à sustentabilidade, bem-estar animal, reciclagem, entre outros assuntos relacionados às áreas de conhecimento desenvolvidas pela FZEA/USP no Campus Fernando Costa em que se localiza. Partindo dessa contextualização, o objetivo deste estudo foi o de documentar o referido Programa como uma alternativa genuína e inovadora para a promoção da inclusão social da comunidade regional no âmbito da FZEA/USP, bem como, com a própria USP, por meio da disseminação de conhecimento sobre diferentes possibilidades de interação com a Universidade e suas propostas de inclusão. Nesse sentido, parte-se da constatação de que o sistema social é reprodutor de desigualdades nas mais variadas interações entre os sujeitos, de modo que são necessárias ações para que haja a ruptura dessa reprodução. Como método, utilizou-se pesquisa exploratória por meio da condução de estudo de caso. Questionário semiestruturado foi aplicado aos familiares das crianças participantes do Programa no período de 2016 a 2018. O intuito foi o de capturar o conhecimento que a família tinha sobre a instituição antes da experiência. Entre outros impactos, esta dissertação contribui para contextualizar os desafios e oportunidades de políticas públicas universitárias dedicadas à inclusão social. O estudo em particular corrobora o Programa \"USP na Escolinha\" como estratégia de ruptura da reprodução dos sistemas de desigualdades de oportunidades. Por um lado, se evidencia amplo e generalizado desconhecimento dos familiares entrevistados sobre oportunidades oferecidas pela FZEA/USP e a USP, bem como as formas e caminhos para acesso. Por outro, o estudo projeta o Programa como importante veículo de comunicação, mas também de sensibilização de todos os atores envolvidos. A partir de sua lógica de integração criança-família-professor, o Programa fomenta a aproximação e sentimento de pertencimento da família à Instituição, assim como a vontade genuína na criança pelo conhecimento e ensino universitário em geral e pelo agronegócio em particular, ao referir-se a área-foco de atuação da FZEA/USP e do Campus Fernando Costa em que se localiza. Por fim, ressalta-se ainda que ao documentar o Programa, essa dissertação procura despertar o interesse de outras instituições de ensino por práticas educativas de natureza inclusivas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-25042019-142848/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-25042019-142848/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257327386755072