Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-04122018-150936/ |
Resumo: | Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e esses estão presentes no dia a dia de diversas maneiras, como por exemplo: na produção de alimentos, no meio ambiente, no sistema digestório humano, nas causas de doenças, entre outros. Os microrganismos são seres microscópicos, invisíveis a olho nu. São representados por vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos. Por suas infinitas espécies, por serem os habitantes mais antigos do planeta, pelas suas resistências e sobrevivência e por estarem presentes em qualquer lugar o que revela a importância de seu conhecimento, o presente trabalho teve como objetivo o uso de uma prática diferenciada para o ensino de Microbiologia, no Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino. Os alunos foram os responsáveis pela criação de infográficos sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, que foram produzidos na sala de computação da escola. A importância do infográfico está relacionada ao fato de que é possível apresentar em síntese conceitos de saneamento básico, higiene e demais informações importantes, de modo visualmente atrativo. Os resultados apresentaram-se satisfatórios, pois mais de 96% dos alunos aproveitaram a oportunidade da prática da pesquisa e da tecnologia para aprimorar a aprendizagem e o conhecimento dos conceitos ensinados na teoria sobre a Microbiologia. |
id |
USP_27e511059723ffc8725176c10bffe595 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04122018-150936 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino MédioPractice of differentiated teaching in Microbiology for High School StudentsBiologiaBiologyEnsino MédioHigh schoolInfográficosInfographicsMicrobiologiaMicrobiologyMicrobiologia é a ciência que estuda os microrganismos e esses estão presentes no dia a dia de diversas maneiras, como por exemplo: na produção de alimentos, no meio ambiente, no sistema digestório humano, nas causas de doenças, entre outros. Os microrganismos são seres microscópicos, invisíveis a olho nu. São representados por vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos. Por suas infinitas espécies, por serem os habitantes mais antigos do planeta, pelas suas resistências e sobrevivência e por estarem presentes em qualquer lugar o que revela a importância de seu conhecimento, o presente trabalho teve como objetivo o uso de uma prática diferenciada para o ensino de Microbiologia, no Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino. Os alunos foram os responsáveis pela criação de infográficos sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, que foram produzidos na sala de computação da escola. A importância do infográfico está relacionada ao fato de que é possível apresentar em síntese conceitos de saneamento básico, higiene e demais informações importantes, de modo visualmente atrativo. Os resultados apresentaram-se satisfatórios, pois mais de 96% dos alunos aproveitaram a oportunidade da prática da pesquisa e da tecnologia para aprimorar a aprendizagem e o conhecimento dos conceitos ensinados na teoria sobre a Microbiologia.The Microbiology is the science that studies microorganisms and these are present in everyday life in various ways, for example: in food production, in the environment, in the human digestive system, in the causes of diseases, among others. The Microorganisms are microscopic beings invisible to the naked eye. They are represented for viruses, bacteria, protozoa, algae and fungi. For him infinite species, for they are the oldest inhabitants of the planet, because of their resistance and survival and because they are present anywhere that reveals the importance of their knowledge, this work had as objective the use of a differentiated practice for teaching of Microbiology, in the High School of a public-school system. The students were responsible for the development of infographics about the knowledge acquired throughout the project, which were produced in the school\'s computer room. The importance of infographic is related to the fact that it is possible to present in summary concepts of basic sanitation, hygiene and other important information, in a visually attractive way. The results were satisfactory because more than 96% of the students took advantage of the opportunity to practice research and technology to improve learning and knowledge of the concepts taught in the Microbiology theory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreto, Maria Auxiliadora MottaAlves, Karina Ferreira2018-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-04122018-150936/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-04122018-150936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino Médio Practice of differentiated teaching in Microbiology for High School Students |
title |
Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino Médio |
spellingShingle |
Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino Médio Alves, Karina Ferreira Biologia Biology Ensino Médio High school Infográficos Infographics Microbiologia Microbiology |
title_short |
Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino Médio |
title_full |
Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino Médio |
title_fullStr |
Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino Médio |
title_sort |
Prática de ensino diferenciada em Microbiologia para alunos do Ensino Médio |
author |
Alves, Karina Ferreira |
author_facet |
Alves, Karina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Maria Auxiliadora Motta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Karina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Biology Ensino Médio High school Infográficos Infographics Microbiologia Microbiology |
topic |
Biologia Biology Ensino Médio High school Infográficos Infographics Microbiologia Microbiology |
description |
Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e esses estão presentes no dia a dia de diversas maneiras, como por exemplo: na produção de alimentos, no meio ambiente, no sistema digestório humano, nas causas de doenças, entre outros. Os microrganismos são seres microscópicos, invisíveis a olho nu. São representados por vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos. Por suas infinitas espécies, por serem os habitantes mais antigos do planeta, pelas suas resistências e sobrevivência e por estarem presentes em qualquer lugar o que revela a importância de seu conhecimento, o presente trabalho teve como objetivo o uso de uma prática diferenciada para o ensino de Microbiologia, no Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino. Os alunos foram os responsáveis pela criação de infográficos sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, que foram produzidos na sala de computação da escola. A importância do infográfico está relacionada ao fato de que é possível apresentar em síntese conceitos de saneamento básico, higiene e demais informações importantes, de modo visualmente atrativo. Os resultados apresentaram-se satisfatórios, pois mais de 96% dos alunos aproveitaram a oportunidade da prática da pesquisa e da tecnologia para aprimorar a aprendizagem e o conhecimento dos conceitos ensinados na teoria sobre a Microbiologia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-04122018-150936/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-04122018-150936/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256678708281344 |