Estudo biomecânico do ballet clássico: influência da sapatilha e do andamento musical no sauté em primeira posição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picon, Andreja Paley
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-22072024-091516/
Resumo: O presente estudo buscou a aplicação da instrumentação biomecânica de análise do movrmento a fim de melhor entender aspectos relacionados ao uso do calçado e da música num movimento do ballet clássico; o Sauté em primeira posição. Tratando-se de um movimento de salto amplamente utilizado no treinamento de bailarinos, este foi submetido a análise da força reação do solo resultante de sua execução (em plataforma de força), bem como a análise do padrão de distribuição plantar em diferentes regiões do pé (sistema F-Scan). Também, procurou-se relacionar a sensibilidade plantar (cronaxia sensitiva e tolerância à dor) aos aspectos de distribuição de pressão encontrados. O Sauté foi executado por bailarinas clássicas não profissionais, em diferentes andamentos musicais (2/4 e 6/8), além de diferentes calçados: sapatilhas de ponta e de meia-ponta. Os resultados obtidos apontaram fatores relevantes para as questões acerca da realização deste movimento, como: a influência da música, com andamentos musicais diferentes, resultou maiores diferenças no produto do movimento do que a diferença estrutural dos calçados utilizados; a distribuição de pressão plantar, apesar da variação individual e entre indivíduos, mostrou um padrão diferenciado de colocação do pé no solo, conclusivamente dependente da estrutura do calçado. Relações diretas entre sensibilidade plantar e a distribuição de pressão não puderam ser encontradas devido a grande variação encontrada na distribuição de pressão
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