Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Nathália Venancio de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-17052022-104030/
Resumo: O efeito positivo do CR autocontrolado condição de prática em que o aprendiz recebe o controle sobre esse tipo de feedback durante a aquisição de uma habilidade motora tem sido considerado como um fenômeno robusto (CHIVIACOWSKY; WULF, 2002; WALTER et al., 2016). Apesar do número de evidências apontando para um efeito benéfico do autocontrole de CR na aprendizagem motora, o conjunto de estudos deve ser analisado com ponderação a fim de elucidar o que os autores têm entendido como robustez desse efeito positivo. Assim, o presente trabalho explorou o perfil experimental dos estudos sobre autocontrole de CR e investigou as relações existentes entre eles com o intuito de esclarecer se é possível dizer, por exemplo, que são conhecidas as condições necessárias e/ou suficientes para que ganhos de aprendizagem ocorram em condições autocontroladas de CR. Nesse sentido, foram analisados artigos obtidos a partir da busca no Scopus, Web of Science e Scielo, resultando em dados referentes ao perfil experimental dos estudos, bem como mapas temáticos obtidos por meio de ferramentas bibliométricas. Os resultados da análise do perfil experimental demonstram que existe, na pesquisa sobre o autocontrole de CR, uma predominância de estudos que investigam o efeito da prática em participantes entre 21 e 27 anos de idade; adicionalmente, apesar das diferentes tarefas motoras implementadas nos experimentos, a maioria delas é classificada como manipulativa, quando analisadas sob a perspectiva dos aspectos funcionais da tarefa. Os resultados da análise bibliométrica foram discutidos a partir de mapas conceituais e da evolução temática por período baseado nos campos Título e Palavras-chave do conjunto de estudos. Tais análises revelam que esses conjuntos de texto expõem estruturas conceituais distintas, podendo enfatizar aspectos sobre o resultado observado ou sobre a condição de prática em si
id USP_28ac26f8987f12b1d7c8391c4179a151
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17052022-104030
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020Self-controlled feedback in motor learning: an analysis of studies published from 2001 to 2020.BibliometriaBibliometricsConhecimento de resultadoHabilidade motoraKnowledge of resultsMotor skillPrática autocontroladaSelf-controlled practiceO efeito positivo do CR autocontrolado condição de prática em que o aprendiz recebe o controle sobre esse tipo de feedback durante a aquisição de uma habilidade motora tem sido considerado como um fenômeno robusto (CHIVIACOWSKY; WULF, 2002; WALTER et al., 2016). Apesar do número de evidências apontando para um efeito benéfico do autocontrole de CR na aprendizagem motora, o conjunto de estudos deve ser analisado com ponderação a fim de elucidar o que os autores têm entendido como robustez desse efeito positivo. Assim, o presente trabalho explorou o perfil experimental dos estudos sobre autocontrole de CR e investigou as relações existentes entre eles com o intuito de esclarecer se é possível dizer, por exemplo, que são conhecidas as condições necessárias e/ou suficientes para que ganhos de aprendizagem ocorram em condições autocontroladas de CR. Nesse sentido, foram analisados artigos obtidos a partir da busca no Scopus, Web of Science e Scielo, resultando em dados referentes ao perfil experimental dos estudos, bem como mapas temáticos obtidos por meio de ferramentas bibliométricas. Os resultados da análise do perfil experimental demonstram que existe, na pesquisa sobre o autocontrole de CR, uma predominância de estudos que investigam o efeito da prática em participantes entre 21 e 27 anos de idade; adicionalmente, apesar das diferentes tarefas motoras implementadas nos experimentos, a maioria delas é classificada como manipulativa, quando analisadas sob a perspectiva dos aspectos funcionais da tarefa. Os resultados da análise bibliométrica foram discutidos a partir de mapas conceituais e da evolução temática por período baseado nos campos Título e Palavras-chave do conjunto de estudos. Tais análises revelam que esses conjuntos de texto expõem estruturas conceituais distintas, podendo enfatizar aspectos sobre o resultado observado ou sobre a condição de prática em siThe positive effect of self-controlled CR - a practice condition in which the learner receives control over this type of feedback during the acquisition of a motor skill - has been considered a robust phenomenon (CHIVIACOWSKY; WULF, 2002; WALTER et al., 2016). Despite the amount of evidence pointing to a beneficial effect of self-controlled CR on motor learning, the set of studies should be carefully analyzed to elucidate what the authors have understood as robustness of this positive effect. Thus, this research explored the experimental profile of studies on self-controlled CR and investigated the associations between them to clarify whether the required and/or sufficient conditions to promote learning gains are known. Therefore, articles obtained from the search in Scopus, Web of Science and Scielo were analyzed resulting in data regarding the studies experimental profile, as well as thematic maps (obtained through bibliometric analysis). The results of the analysis of the experimental profile demonstrate that there is a predominance of studies that investigate practice effect in participants between 21 and 27 years of age; additionally, despite the different motor tasks implemented in the experiments, most of them are classified as manipulation tasks from the perspective of the task functional aspects. The results of the bibliometric analysis were discussed based on conceptual maps and thematic evolution by period based on the fields Title and Keywords of the set of studies. Such analyzes revealed that those fields expose distinct conceptual structures, which may emphasize aspects of the observed practice effects or the practice condition itselfBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBastos, Flavio HenriqueSouza, Nathália Venancio de2022-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-17052022-104030/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-23T19:57:30Zoai:teses.usp.br:tde-17052022-104030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-23T19:57:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020
Self-controlled feedback in motor learning: an analysis of studies published from 2001 to 2020.
title Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020
spellingShingle Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020
Souza, Nathália Venancio de
Bibliometria
Bibliometrics
Conhecimento de resultado
Habilidade motora
Knowledge of results
Motor skill
Prática autocontrolada
Self-controlled practice
title_short Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020
title_full Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020
title_fullStr Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020
title_full_unstemmed Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020
title_sort Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020
author Souza, Nathália Venancio de
author_facet Souza, Nathália Venancio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Flavio Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nathália Venancio de
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometria
Bibliometrics
Conhecimento de resultado
Habilidade motora
Knowledge of results
Motor skill
Prática autocontrolada
Self-controlled practice
topic Bibliometria
Bibliometrics
Conhecimento de resultado
Habilidade motora
Knowledge of results
Motor skill
Prática autocontrolada
Self-controlled practice
description O efeito positivo do CR autocontrolado condição de prática em que o aprendiz recebe o controle sobre esse tipo de feedback durante a aquisição de uma habilidade motora tem sido considerado como um fenômeno robusto (CHIVIACOWSKY; WULF, 2002; WALTER et al., 2016). Apesar do número de evidências apontando para um efeito benéfico do autocontrole de CR na aprendizagem motora, o conjunto de estudos deve ser analisado com ponderação a fim de elucidar o que os autores têm entendido como robustez desse efeito positivo. Assim, o presente trabalho explorou o perfil experimental dos estudos sobre autocontrole de CR e investigou as relações existentes entre eles com o intuito de esclarecer se é possível dizer, por exemplo, que são conhecidas as condições necessárias e/ou suficientes para que ganhos de aprendizagem ocorram em condições autocontroladas de CR. Nesse sentido, foram analisados artigos obtidos a partir da busca no Scopus, Web of Science e Scielo, resultando em dados referentes ao perfil experimental dos estudos, bem como mapas temáticos obtidos por meio de ferramentas bibliométricas. Os resultados da análise do perfil experimental demonstram que existe, na pesquisa sobre o autocontrole de CR, uma predominância de estudos que investigam o efeito da prática em participantes entre 21 e 27 anos de idade; adicionalmente, apesar das diferentes tarefas motoras implementadas nos experimentos, a maioria delas é classificada como manipulativa, quando analisadas sob a perspectiva dos aspectos funcionais da tarefa. Os resultados da análise bibliométrica foram discutidos a partir de mapas conceituais e da evolução temática por período baseado nos campos Título e Palavras-chave do conjunto de estudos. Tais análises revelam que esses conjuntos de texto expõem estruturas conceituais distintas, podendo enfatizar aspectos sobre o resultado observado ou sobre a condição de prática em si
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-17052022-104030/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-17052022-104030/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257038206271488