“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiviacowsky, Suzete
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pinho, Silvia Teixeira de, Alves, Daniel, Schild, José Francisco Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16701
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do “feedback” autocontrolado na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe. A amostra foi constituída de 30 estudantes universitários, distribuídos em dois grupos de 15 sujeitos, de acordo com os diferentes tipos de regimes de CR: autocontrolado e externamente controlado. A tarefa utilizada foi similar aos estudos de WULF, LAUTERBACH e TOOLE (1999) e WULF e SU (2007), onde os participantes tiveram que bater bolas de golfe, com um taco de ferro 9, com o objetivo de acertar um alvo circular com 50 cm de raio. O delineamento experimental constou de fases de aquisição e retenção. Os resultados demonstraram inexistência de diferenças significativas entre os grupos.
id USP-35_8750c9ad36467e622978f6c87f7c751d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16701
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe Self-controlled feedback: effects on the learning of a golf motor skill Aprendizagem motoraAprendizagem com autocontroleFeedbackConhecimento de resultadosTarefa esportivaHabilidade do golfeMotor learningSelf-controlled learningFeedbackKnowledge of resultsAdultsGolf skill O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do “feedback” autocontrolado na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe. A amostra foi constituída de 30 estudantes universitários, distribuídos em dois grupos de 15 sujeitos, de acordo com os diferentes tipos de regimes de CR: autocontrolado e externamente controlado. A tarefa utilizada foi similar aos estudos de WULF, LAUTERBACH e TOOLE (1999) e WULF e SU (2007), onde os participantes tiveram que bater bolas de golfe, com um taco de ferro 9, com o objetivo de acertar um alvo circular com 50 cm de raio. O delineamento experimental constou de fases de aquisição e retenção. Os resultados demonstraram inexistência de diferenças significativas entre os grupos. The objective of this study was to verify the effects of self controlled feedback in a specific golf motor skill. The sample was composed of 30 university students, distributed into two groups of 15 subjects, in accordance to the different types of KR: self controlled and externally controlled. The task used was similar to that in WULF, LAUTERBACH and TOOLE (1999) and WULF and SU (2007) studies, in which the participants were asked to hit golf balls with a nine iron, aiming at a circular target with a 50 cm radius. The experimental design was constituted of acquisition and retention phases. The results demonstrated a higher non-significant learning tendency for groups that received self controlled KR schedule. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1670110.1590/S1807-55092008000400003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 4 (2008); 265-271 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 4 (2008); 265-271 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 4 (2008); 265-271 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16701/18414Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessChiviacowsky, SuzetePinho, Silvia Teixeira deAlves, DanielSchild, José Francisco Gomes2012-05-22T12:31:22Zoai:revistas.usp.br:article/16701Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:31:22Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe
Self-controlled feedback: effects on the learning of a golf motor skill
title “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe
spellingShingle “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe
Chiviacowsky, Suzete
Aprendizagem motora
Aprendizagem com autocontrole
Feedback
Conhecimento de resultados
Tarefa esportiva
Habilidade do golfe
Motor learning
Self-controlled learning
Feedback
Knowledge of results
Adults
Golf skill
title_short “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe
title_full “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe
title_fullStr “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe
title_full_unstemmed “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe
title_sort “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe
author Chiviacowsky, Suzete
author_facet Chiviacowsky, Suzete
Pinho, Silvia Teixeira de
Alves, Daniel
Schild, José Francisco Gomes
author_role author
author2 Pinho, Silvia Teixeira de
Alves, Daniel
Schild, José Francisco Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiviacowsky, Suzete
Pinho, Silvia Teixeira de
Alves, Daniel
Schild, José Francisco Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem motora
Aprendizagem com autocontrole
Feedback
Conhecimento de resultados
Tarefa esportiva
Habilidade do golfe
Motor learning
Self-controlled learning
Feedback
Knowledge of results
Adults
Golf skill
topic Aprendizagem motora
Aprendizagem com autocontrole
Feedback
Conhecimento de resultados
Tarefa esportiva
Habilidade do golfe
Motor learning
Self-controlled learning
Feedback
Knowledge of results
Adults
Golf skill
description O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do “feedback” autocontrolado na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe. A amostra foi constituída de 30 estudantes universitários, distribuídos em dois grupos de 15 sujeitos, de acordo com os diferentes tipos de regimes de CR: autocontrolado e externamente controlado. A tarefa utilizada foi similar aos estudos de WULF, LAUTERBACH e TOOLE (1999) e WULF e SU (2007), onde os participantes tiveram que bater bolas de golfe, com um taco de ferro 9, com o objetivo de acertar um alvo circular com 50 cm de raio. O delineamento experimental constou de fases de aquisição e retenção. Os resultados demonstraram inexistência de diferenças significativas entre os grupos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16701
10.1590/S1807-55092008000400003
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16701
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092008000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16701/18414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 4 (2008); 265-271
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 4 (2008); 265-271
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 4 (2008); 265-271
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930815156224