“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16701 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do “feedback” autocontrolado na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe. A amostra foi constituída de 30 estudantes universitários, distribuídos em dois grupos de 15 sujeitos, de acordo com os diferentes tipos de regimes de CR: autocontrolado e externamente controlado. A tarefa utilizada foi similar aos estudos de WULF, LAUTERBACH e TOOLE (1999) e WULF e SU (2007), onde os participantes tiveram que bater bolas de golfe, com um taco de ferro 9, com o objetivo de acertar um alvo circular com 50 cm de raio. O delineamento experimental constou de fases de aquisição e retenção. Os resultados demonstraram inexistência de diferenças significativas entre os grupos. |
id |
USP-35_8750c9ad36467e622978f6c87f7c751d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16701 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe Self-controlled feedback: effects on the learning of a golf motor skill Aprendizagem motoraAprendizagem com autocontroleFeedbackConhecimento de resultadosTarefa esportivaHabilidade do golfeMotor learningSelf-controlled learningFeedbackKnowledge of resultsAdultsGolf skill O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do “feedback” autocontrolado na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe. A amostra foi constituída de 30 estudantes universitários, distribuídos em dois grupos de 15 sujeitos, de acordo com os diferentes tipos de regimes de CR: autocontrolado e externamente controlado. A tarefa utilizada foi similar aos estudos de WULF, LAUTERBACH e TOOLE (1999) e WULF e SU (2007), onde os participantes tiveram que bater bolas de golfe, com um taco de ferro 9, com o objetivo de acertar um alvo circular com 50 cm de raio. O delineamento experimental constou de fases de aquisição e retenção. Os resultados demonstraram inexistência de diferenças significativas entre os grupos. The objective of this study was to verify the effects of self controlled feedback in a specific golf motor skill. The sample was composed of 30 university students, distributed into two groups of 15 subjects, in accordance to the different types of KR: self controlled and externally controlled. The task used was similar to that in WULF, LAUTERBACH and TOOLE (1999) and WULF and SU (2007) studies, in which the participants were asked to hit golf balls with a nine iron, aiming at a circular target with a 50 cm radius. The experimental design was constituted of acquisition and retention phases. The results demonstrated a higher non-significant learning tendency for groups that received self controlled KR schedule. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1670110.1590/S1807-55092008000400003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 4 (2008); 265-271 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 4 (2008); 265-271 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 4 (2008); 265-271 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16701/18414Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessChiviacowsky, SuzetePinho, Silvia Teixeira deAlves, DanielSchild, José Francisco Gomes2012-05-22T12:31:22Zoai:revistas.usp.br:article/16701Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:31:22Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe Self-controlled feedback: effects on the learning of a golf motor skill |
title |
“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe |
spellingShingle |
“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe Chiviacowsky, Suzete Aprendizagem motora Aprendizagem com autocontrole Feedback Conhecimento de resultados Tarefa esportiva Habilidade do golfe Motor learning Self-controlled learning Feedback Knowledge of results Adults Golf skill |
title_short |
“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe |
title_full |
“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe |
title_fullStr |
“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe |
title_full_unstemmed |
“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe |
title_sort |
“Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe |
author |
Chiviacowsky, Suzete |
author_facet |
Chiviacowsky, Suzete Pinho, Silvia Teixeira de Alves, Daniel Schild, José Francisco Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Pinho, Silvia Teixeira de Alves, Daniel Schild, José Francisco Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiviacowsky, Suzete Pinho, Silvia Teixeira de Alves, Daniel Schild, José Francisco Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem motora Aprendizagem com autocontrole Feedback Conhecimento de resultados Tarefa esportiva Habilidade do golfe Motor learning Self-controlled learning Feedback Knowledge of results Adults Golf skill |
topic |
Aprendizagem motora Aprendizagem com autocontrole Feedback Conhecimento de resultados Tarefa esportiva Habilidade do golfe Motor learning Self-controlled learning Feedback Knowledge of results Adults Golf skill |
description |
O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do “feedback” autocontrolado na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe. A amostra foi constituída de 30 estudantes universitários, distribuídos em dois grupos de 15 sujeitos, de acordo com os diferentes tipos de regimes de CR: autocontrolado e externamente controlado. A tarefa utilizada foi similar aos estudos de WULF, LAUTERBACH e TOOLE (1999) e WULF e SU (2007), onde os participantes tiveram que bater bolas de golfe, com um taco de ferro 9, com o objetivo de acertar um alvo circular com 50 cm de raio. O delineamento experimental constou de fases de aquisição e retenção. Os resultados demonstraram inexistência de diferenças significativas entre os grupos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16701 10.1590/S1807-55092008000400003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16701 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092008000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16701/18414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 4 (2008); 265-271 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 4 (2008); 265-271 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 4 (2008); 265-271 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930815156224 |