Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Tiago José Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5293
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
id RCAP_3466852f4479400f5d3035d7b58ead90
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumentoTécnica violinísticaExercícios para violinoSuzukiHavasRollandViolin techniqueExercises for violinDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.O presente trabalho, inserido nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto, está dividido em duas partes. Inicialmente, será apresentada a investigação do Projeto de Ensino Artístico e, seguidamente, será apresentado o dossier sucinto da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2013/2014. Parte I Foi feita uma reflexão sobre o estado da arte: O violino é um instrumento que requer a adoção de posturas um pouco antinaturais exigindo níveis de ativação muscular constantes e a otimização da coordenação e da motricidade fina. Para que seja possível exprimir sentimentos através da música, é fundamental o domínio da técnica violinística. Devido à elevada plasticidade neuronal, a infância é a melhor idade para desenvolver a coordenação e a motricidade fina, essenciais para a aquisição de uma técnica violinística que permita a exploração da expressão musical. Existem, na literatura dedicada ao violino, diversos exercícios para trabalho técnico. No entanto, trata-se de bibliografia maioritariamente escrita em inglês e de difícil compreensão por parte das crianças entre os 6 e os 10 anos. Parte II A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada na Academia de Música de Paços de Brandão sob a orientação da professora Alexandra Trindade. Ao longo das aulas individuais de instrumento de uma aluna do segundo grau foram trabalhadas várias obras, escalas e vários estudos de acordo com o grau de ensino em questão, foram incutidos hábitos de estudo, foram fornecidas ferramentas para alcançar o sucesso nas dificuldades e otimizar o seu estudo e, para além de outros aspetos, foram realizados exercícios técnicos de forma a melhorar as suas caraterísticas técnicas. A aluna cumpriu de forma satisfatória os objetivos das aulas e adquiriu as competências exigidas para concluir o segundo grau de instrumento. Na disciplina de classe de conjunto, os objetivos propostos no início do ano letivo foram cumpridos e superados e o trabalho, não só de conjunto, mas também de naipes, teve os seus resultados na excelência do trabalho final apresentado. O principal objetivo deste Projeto de Ensino Artístico é a compilação e a adaptação de exercícios da técnica violinística para crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. Trata-se de uma revisão da literatura e, portanto, de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Para cada exercício sugerido são apresentadas as compilações de diferentes pedagogos, seguindo-se a descrição detalhada do exercício para professores e pais e, por último, para as crianças entre os 6 e os 10 anos. VIII Muito embora este trabalho contribua para a revisão e exploração da literatura existente, são necessários trabalhos experimentais futuros sobre a adaptação dos exercícios à faixa etária em questão, de modo a complementar este projeto.Abstract: This work, inserted in the course of Supervised Teaching Practice of the Masters and the Arts Education Project in Music Education - instrument and ensemble lessons - is divided into two parts. Initially, it will be presented the investigation of Arts Education Project and then the summary dossier of supervised teaching practice held throughout the school year 2013/2014 will be presented. Part I A reflection on the state of the art was done: the violin is an instrument that requires the adoption of unnatural postures, with high demanding levels of muscle activation and constant optimization of coordination and fine motor skills. To be able to express feelings through music, it is fundamental to command the violin technique. Due to the high neural plasticity, childhood is the best period to develop coordination and fine motor skills, essential to the acquisition of a violin technique that allows the exploration of musical expression. There are in the literature devoted to violin, various exercises for technical work. However, they are mostly written in English and hence difficult to be understood by children ranging 6 to 10 years old. Part II The Supervised Teaching Practice was held in Paços de Brandão Music Academy under the guidance of the teacher Alexandra Trindade. Over the individual classes of a second grade instrument student several works, scales and studies were worked according to the level of education in question, study habits were instilled, skills were provided to achieve success on the difficulties and optimize her study and, in addition to other aspects, technical exercises were carried out in order to improve her technical skills. The student has satisfactorily fulfilled the objectives of the lessons and has acquired the skills required to complete the second grade of the instrument lessons. In the ensemble lessons the goals defined at the beginning of the school year have been met and overcome and the work, not only tutti ensembles but also the section reherseals, contributed to the excellence of the final work presented. The aim of this Arts Education Project is the compilation and adaptation of violin technical exercises for children aged 6 to 10 years old. This is a literature review and therefore an exploratory qualitative study. For each suggested exercise compilations of different teachers are presented, followed by a detailed description of the exercise for teachers and parents and, finally, for children between the ages of 6 and 10 years old. Despite its contributes to the review and exploration of the existing literature, this work still needs future experimental work on the adaptation of the exercises to the age group in question, so as to complement this project.Trindade, Augusto Daniel de OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAfonso, Tiago José Oliveira2016-06-28T10:44:35Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5293TID:201201500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:16Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:04.855459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumento
title Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumento
spellingShingle Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumento
Afonso, Tiago José Oliveira
Técnica violinística
Exercícios para violino
Suzuki
Havas
Rolland
Violin technique
Exercises for violin
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumento
title_full Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumento
title_fullStr Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumento
title_full_unstemmed Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumento
title_sort Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumento
author Afonso, Tiago José Oliveira
author_facet Afonso, Tiago José Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trindade, Augusto Daniel de Oliveira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Tiago José Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica violinística
Exercícios para violino
Suzuki
Havas
Rolland
Violin technique
Exercises for violin
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Técnica violinística
Exercícios para violino
Suzuki
Havas
Rolland
Violin technique
Exercises for violin
Domínio/Área Científica::Humanidades
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-28T10:44:35Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5293
TID:201201500
url http://hdl.handle.net/10400.11/5293
identifier_str_mv TID:201201500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130820878794752