Por que clamam por uma escola livre de doutrinação política, sexual e ideológica? Um estudo dos tabus sobre o magistério e da ideologia da racionalidade tecnológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-21022020-115356/ |
Resumo: | Nos últimos anos, é perceptível o clamor por uma escola livre de doutrinação - representado pela iniciativa de um grupo e associação denominados Escola sem Partido. Estes afirmam que atualmente as escolas e professores faltam com a neutralidade, fazem proselitismo político e doutrinação moral, sexual e de gênero dos seus alunos. Esta pesquisa buscou compreender as motivações psicossociais da adesão a este ideário. Teve como linhas teóricas a Teoria Crítica da Sociedade, de Adorno e Horkheimer e a Psicanálise, de Freud. Uma das hipóteses levantadas foi que o programa Escola sem Partido se utiliza de tabus e preconceitos históricos, individuais e sociais contra os professores. Já a neutralidade exigida aos professores nos remete a uma ideologia da racionalidade tecnológica, que tende a suspender a figura humana do professor, por um conjunto de ideias e representações que estimulam na sociedade uma razão instrumental. O método para testar estas hipóteses foi de investigação empírica, por correlação estatística. Foram construídas duas escalas Likert: a escala de adesão a Escola sem Partido (ESP) e escala de interiorização de tabus acerca do magistério (TB). Também foi utilizada a escala da Ideologia da Racionalidade Tecnológica (I), já validada e testada. Na aplicação final do questionário, participaram 117 estudantes dos últimos anos de cursos de pedagogia em uma universidade situada no município de São Paulo. Os coeficientes de consistência interna das escalas foram: Escala ESP, 0,72; escala I: 0,63; escala Tb: 0,63 - adotou-se o valor de alfa 0,6 como aceitável, em vez de 0,7. Houve correlações significativas entre todas as escalas: ESP/ I: 0,54; ESP/Tb: 0,46; I/Tb: 0,56. Portanto, confirmamos a hipótese da correlação entre a adesão à Escola sem Partido, a ideologia da racionalidade tecnológica e aos tabus acerca do magistério |
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Por que clamam por uma escola livre de doutrinação política, sexual e ideológica? Um estudo dos tabus sobre o magistério e da ideologia da racionalidade tecnológicaWhy it is claimed a free political, sexual and ideological indoctrination school? A study of the taboos in teaching career and technological rationality ideologyAdesão à ideologiaAdherence to ideologyDoutrinaçãoEscola sem partidoIndoctrinationNeutralidadeNeutralismNonpartisan SchoolTaboos in teaching careerTabus do magistérioNos últimos anos, é perceptível o clamor por uma escola livre de doutrinação - representado pela iniciativa de um grupo e associação denominados Escola sem Partido. Estes afirmam que atualmente as escolas e professores faltam com a neutralidade, fazem proselitismo político e doutrinação moral, sexual e de gênero dos seus alunos. Esta pesquisa buscou compreender as motivações psicossociais da adesão a este ideário. Teve como linhas teóricas a Teoria Crítica da Sociedade, de Adorno e Horkheimer e a Psicanálise, de Freud. Uma das hipóteses levantadas foi que o programa Escola sem Partido se utiliza de tabus e preconceitos históricos, individuais e sociais contra os professores. Já a neutralidade exigida aos professores nos remete a uma ideologia da racionalidade tecnológica, que tende a suspender a figura humana do professor, por um conjunto de ideias e representações que estimulam na sociedade uma razão instrumental. O método para testar estas hipóteses foi de investigação empírica, por correlação estatística. Foram construídas duas escalas Likert: a escala de adesão a Escola sem Partido (ESP) e escala de interiorização de tabus acerca do magistério (TB). Também foi utilizada a escala da Ideologia da Racionalidade Tecnológica (I), já validada e testada. Na aplicação final do questionário, participaram 117 estudantes dos últimos anos de cursos de pedagogia em uma universidade situada no município de São Paulo. Os coeficientes de consistência interna das escalas foram: Escala ESP, 0,72; escala I: 0,63; escala Tb: 0,63 - adotou-se o valor de alfa 0,6 como aceitável, em vez de 0,7. Houve correlações significativas entre todas as escalas: ESP/ I: 0,54; ESP/Tb: 0,46; I/Tb: 0,56. Portanto, confirmamos a hipótese da correlação entre a adesão à Escola sem Partido, a ideologia da racionalidade tecnológica e aos tabus acerca do magistérioIn the last years, the claim for a school free of indoctrination has been noticed - represented by the initiative of a group and association known as \'Nonpartisan School\'. They affirm schools and teachers are currently lacking neutrality, making political proselytism and moral, sexual, and gender indoctrination of their students. This research pursued to understand the psychosocial motivations of adherence to this ideology of \'Nonpartisan School Program\'. Its theoretical lines were Adorno and Horkheimer\'s Critical Theory of Society and Freud\'s Psychoanalysis. One of the hypotheses raised is that this program uses historical, individual and social taboos and prejudices against teachers. The neutrality demanded of teachers refers us to an ideology of technological rationality, which tends to inhibit the human figure of the teacher, by a series of ideas and representations that stimulate an instrumental reason in society. The method for testing these hypotheses was empirical investigation by statistical correlation. Two Likert scales were built: the adherence scale to the Nonpartisan School (ESP-scale) and the interiorization scale of taboos about teaching (Tb-scale). The scale of the ideology of technological rationality (I-scale), already validated and tested, was also used. In the final application of the questionnaire, 117 students from the last years of Education courses at universities located in the city of São Paulo participated in the research. The internal consistency coefficients of the scales were: ESP-scale 0.72; I-scale 0.63; Tb-scale 0.63. The Cronbach\'s alpha 0.6 was adopted as acceptable, instead of 0.7. And there were significant correlations between all scales: ESP/I: 0.54; ESP/Tb: 0.46; I/Tb: 0.56. Therefore, we confirm the hypothesis of the correlation between adherence to the Nonpartisan School, the ideology of technological rationality and the taboos about teachingBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKohatsu, Lineu NorióSaito, Gabriel Katsumi2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-21022020-115356/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-21T18:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-21022020-115356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-21T18:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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