Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassiano, Rafaela Guilherme Monte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-06052013-102556/
Resumo: A abordagem de Rothbart demonstra a importância do temperamento infantil na formação da personalidade e no interjogo entre fatores de risco e mecanismos de proteção ao desenvolvimento. Novas questões surgiram sobre os instrumentos de avaliação do temperamento nessa abordagem com relação à necessidade de uma visão mais abrangente do comportamento da criança e de estudos que focalizem a avaliação em amostras vulneráveis. A presente pesquisa teve por objetivo elaborar e testar a aplicabilidade de um procedimento combinado de avaliação do temperamento de crianças, por meio de questionário e de observação da interação mãe-criança, em amostras de crianças com desenvolvimento típico e desenvolvimento em risco devido à prematuridade. A amostra incluiu 10 crianças, sendo cinco crianças nascidas a termo e cinco crianças nascidas pré-termo, com idade entre 18 a 36 meses, e suas respectivas mães. A coleta de dados foi realizada no domicílio da criança onde foram aplicados com a mãe: o The Early Childhood Behavior Questionnaire e um questionário semi-estruturado sobre o temperamento da criança. Além disso, foi realizada uma observação sistemática em situação lúdica-livre da interação mãe-criança. A análise de dados da interação mãe-criança incluiu três sistemas que avaliaram: a) inicio dos episódios de contato; b) dinâmica das atividades; c) natureza das atividades. Além de duas escalas que avaliaram: a) responsividade materna, sincronia, ritmo, intensidade, tom emocional e direcionamento da interação; b) entusiasmo, intrusividade, qualidade das direções, raiva ou frustração e qualidade do cuidado materno e oposicionismo da criança. As verbalizações das díades também foram analisadas. As observações foram analisadas por meio do programa Observer XT e os dados analisados em termos de estatística descritiva por meio do SPSS (versão 19.0). Os resultados mostraram que os escores dos fatores do temperamento das crianças nascidas a termo apresentaram a seguinte ordem crescente: Afeto Negativo, Extroversão e Controle com Esforço. Por outro lado, as crianças nascidas pré-termo apresentaram a seguinte ordem crescente: Afeto Negativo, Controle com Esforço e Extroversão. Com relação à interação mãe-criança, os intercâmbios iniciados pela mãe foram mais frequentes nos dois grupos. A atividade compartilhada pela díade obteve maior frequência nas díades a termo, enquanto que as atividades realizadas pela criança com participação parcial da mãe foi mais frequente no grupo de crianças prematuras em relação às demais dinâmicas. As mães das crianças nascidas a termo foram mais responsivas do que as mães das crianças prematuras. Houve maior intrusividade materna, raiva ou frustração e oposicionismo da criança nas díades de criança prematuras em relação às díades a termo. Os sistemas utilizados na avaliação da interação permitiram a análise dos comportamentos interativos das díades, além de mostrar as especificidades associadas ao temperamento da criança e comportamento materno. O modelo combinado de avaliação do temperamento foi capaz de identificar diferenças no padrão de comportamento das crianças com desenvolvimento típico e com a presença do risco biológico da prematuridade. A observação da interação mãe-criança foi fundamental para verificar a interação entre o temperamento da criança e os comportamentos maternos e consequentemente observar possíveis vieses no relato materno sobre o temperamento da criança.
id USP_2b05b0e0690cb61aa2576c077fc324f5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06052013-102556
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interaçãoTemperament Assessment in children: methodology combined hetero-report and observation of behavior in interaction situation.Interação Mãe CriançaMother Child InteractionNascimento PrematuroPremature BirthTemperamentTemperamentoA abordagem de Rothbart demonstra a importância do temperamento infantil na formação da personalidade e no interjogo entre fatores de risco e mecanismos de proteção ao desenvolvimento. Novas questões surgiram sobre os instrumentos de avaliação do temperamento nessa abordagem com relação à necessidade de uma visão mais abrangente do comportamento da criança e de estudos que focalizem a avaliação em amostras vulneráveis. A presente pesquisa teve por objetivo elaborar e testar a aplicabilidade de um procedimento combinado de avaliação do temperamento de crianças, por meio de questionário e de observação da interação mãe-criança, em amostras de crianças com desenvolvimento típico e desenvolvimento em risco devido à prematuridade. A amostra incluiu 10 crianças, sendo cinco crianças nascidas a termo e cinco crianças nascidas pré-termo, com idade entre 18 a 36 meses, e suas respectivas mães. A coleta de dados foi realizada no domicílio da criança onde foram aplicados com a mãe: o The Early Childhood Behavior Questionnaire e um questionário semi-estruturado sobre o temperamento da criança. Além disso, foi realizada uma observação sistemática em situação lúdica-livre da interação mãe-criança. A análise de dados da interação mãe-criança incluiu três sistemas que avaliaram: a) inicio dos episódios de contato; b) dinâmica das atividades; c) natureza das atividades. Além de duas escalas que avaliaram: a) responsividade materna, sincronia, ritmo, intensidade, tom emocional e direcionamento da interação; b) entusiasmo, intrusividade, qualidade das direções, raiva ou frustração e qualidade do cuidado materno e oposicionismo da criança. As verbalizações das díades também foram analisadas. As observações foram analisadas por meio do programa Observer XT e os dados analisados em termos de estatística descritiva por meio do SPSS (versão 19.0). Os resultados mostraram que os escores dos fatores do temperamento das crianças nascidas a termo apresentaram a seguinte ordem crescente: Afeto Negativo, Extroversão e Controle com Esforço. Por outro lado, as crianças nascidas pré-termo apresentaram a seguinte ordem crescente: Afeto Negativo, Controle com Esforço e Extroversão. Com relação à interação mãe-criança, os intercâmbios iniciados pela mãe foram mais frequentes nos dois grupos. A atividade compartilhada pela díade obteve maior frequência nas díades a termo, enquanto que as atividades realizadas pela criança com participação parcial da mãe foi mais frequente no grupo de crianças prematuras em relação às demais dinâmicas. As mães das crianças nascidas a termo foram mais responsivas do que as mães das crianças prematuras. Houve maior intrusividade materna, raiva ou frustração e oposicionismo da criança nas díades de criança prematuras em relação às díades a termo. Os sistemas utilizados na avaliação da interação permitiram a análise dos comportamentos interativos das díades, além de mostrar as especificidades associadas ao temperamento da criança e comportamento materno. O modelo combinado de avaliação do temperamento foi capaz de identificar diferenças no padrão de comportamento das crianças com desenvolvimento típico e com a presença do risco biológico da prematuridade. A observação da interação mãe-criança foi fundamental para verificar a interação entre o temperamento da criança e os comportamentos maternos e consequentemente observar possíveis vieses no relato materno sobre o temperamento da criança.Rothbart\'s approach demonstrates the importance of child temperament in shaping the personality and the interplay between risk factors and protective mechanisms to development. New questions have arisen about the assessment temperament instruments in this approach concerning the need for a more comprehensive view of the child\'s behavior and the importance of studies that focus on the evaluation of vulnerable samples. The present study aimed to develop and test the applicability of a combined procedure for evaluating toddler temperament through questionnaire and observation of mother-child interaction in samples of children with typical development and development at risk concerning the prematurity. The sample included 10 toddlers, five toddlers were born full-term and five preterm toddlers, aged 18 to 36 months, and their mothers. Data collection was conducted in the child\'s home where were applied with the mothers: The Early Childhood Behavior Questionnaire and a semi-structured questionnaire about the child\'s temperament. Besides, a systematic observation in play-free mother-child interaction was performed. Data analysis of mother-child interaction included three systems that assessed: a) the early episodes of contact; b) dynamic activities; c) the nature of the activities. Besides two scales that assessed: a) maternal responsiveness, timing, rhythm, intensity, emotional tone, and direction of the interaction, b) enthusiasm, intrusiveness, quality of directions, anger or frustration, and quality of maternal care and oppositional defiant child. The verbalizations of the dyads were also analyzed. The observations were analyzed using the software Observer XT and analyzed in terms of descriptive statistics using SPSS (version 19.0). The results showed that the scores on temperament factors of the full-term toddlers presented the increasing following order: Negative Affect, Extroversion and Effortful Control. On the other hand, toddlers born preterm showed the increasing following order: Negative Affect, Effortful Control and Extroversion. Concerning the mother-child interaction, the episodes of contact initiated by the mother were predominant in both groups. The activity shared by the dyad was more frequently in full-term toddlers, while the activities performed by the toddler\'s with partial participation of mother was more frequent in the group of premature toddlers in relation to other dynamics. The mothers of full-term toddlers were more responsive than mothers of premature toddlers. The premature toddlers dyads had more intrusiveness mothers, anger or frustration and oppositional defiant toddlers than the full-term toddlers dyads. Systems used to evaluate the interaction allowed the analysis of interactive behaviors of dyads, besides showing the specifics associated with the toddler\'s temperament and maternal behavior. The combined model of temperament assessment was able to identify differences in the pattern of toddlers\' behavior with typical development and with the presence of biological risk of prematurity. The observation of mother-child interaction was essential to verify the interaction between the toddler\'s temperament and maternal behaviors and thereby observe possible biases in maternal report of child temperament.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLinhares, Maria Beatriz MartinsCassiano, Rafaela Guilherme Monte2013-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-06052013-102556/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-06052013-102556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação
Temperament Assessment in children: methodology combined hetero-report and observation of behavior in interaction situation.
title Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação
spellingShingle Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação
Cassiano, Rafaela Guilherme Monte
Interação Mãe Criança
Mother Child Interaction
Nascimento Prematuro
Premature Birth
Temperament
Temperamento
title_short Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação
title_full Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação
title_fullStr Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação
title_full_unstemmed Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação
title_sort Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação
author Cassiano, Rafaela Guilherme Monte
author_facet Cassiano, Rafaela Guilherme Monte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linhares, Maria Beatriz Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassiano, Rafaela Guilherme Monte
dc.subject.por.fl_str_mv Interação Mãe Criança
Mother Child Interaction
Nascimento Prematuro
Premature Birth
Temperament
Temperamento
topic Interação Mãe Criança
Mother Child Interaction
Nascimento Prematuro
Premature Birth
Temperament
Temperamento
description A abordagem de Rothbart demonstra a importância do temperamento infantil na formação da personalidade e no interjogo entre fatores de risco e mecanismos de proteção ao desenvolvimento. Novas questões surgiram sobre os instrumentos de avaliação do temperamento nessa abordagem com relação à necessidade de uma visão mais abrangente do comportamento da criança e de estudos que focalizem a avaliação em amostras vulneráveis. A presente pesquisa teve por objetivo elaborar e testar a aplicabilidade de um procedimento combinado de avaliação do temperamento de crianças, por meio de questionário e de observação da interação mãe-criança, em amostras de crianças com desenvolvimento típico e desenvolvimento em risco devido à prematuridade. A amostra incluiu 10 crianças, sendo cinco crianças nascidas a termo e cinco crianças nascidas pré-termo, com idade entre 18 a 36 meses, e suas respectivas mães. A coleta de dados foi realizada no domicílio da criança onde foram aplicados com a mãe: o The Early Childhood Behavior Questionnaire e um questionário semi-estruturado sobre o temperamento da criança. Além disso, foi realizada uma observação sistemática em situação lúdica-livre da interação mãe-criança. A análise de dados da interação mãe-criança incluiu três sistemas que avaliaram: a) inicio dos episódios de contato; b) dinâmica das atividades; c) natureza das atividades. Além de duas escalas que avaliaram: a) responsividade materna, sincronia, ritmo, intensidade, tom emocional e direcionamento da interação; b) entusiasmo, intrusividade, qualidade das direções, raiva ou frustração e qualidade do cuidado materno e oposicionismo da criança. As verbalizações das díades também foram analisadas. As observações foram analisadas por meio do programa Observer XT e os dados analisados em termos de estatística descritiva por meio do SPSS (versão 19.0). Os resultados mostraram que os escores dos fatores do temperamento das crianças nascidas a termo apresentaram a seguinte ordem crescente: Afeto Negativo, Extroversão e Controle com Esforço. Por outro lado, as crianças nascidas pré-termo apresentaram a seguinte ordem crescente: Afeto Negativo, Controle com Esforço e Extroversão. Com relação à interação mãe-criança, os intercâmbios iniciados pela mãe foram mais frequentes nos dois grupos. A atividade compartilhada pela díade obteve maior frequência nas díades a termo, enquanto que as atividades realizadas pela criança com participação parcial da mãe foi mais frequente no grupo de crianças prematuras em relação às demais dinâmicas. As mães das crianças nascidas a termo foram mais responsivas do que as mães das crianças prematuras. Houve maior intrusividade materna, raiva ou frustração e oposicionismo da criança nas díades de criança prematuras em relação às díades a termo. Os sistemas utilizados na avaliação da interação permitiram a análise dos comportamentos interativos das díades, além de mostrar as especificidades associadas ao temperamento da criança e comportamento materno. O modelo combinado de avaliação do temperamento foi capaz de identificar diferenças no padrão de comportamento das crianças com desenvolvimento típico e com a presença do risco biológico da prematuridade. A observação da interação mãe-criança foi fundamental para verificar a interação entre o temperamento da criança e os comportamentos maternos e consequentemente observar possíveis vieses no relato materno sobre o temperamento da criança.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-06052013-102556/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-06052013-102556/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256713869131776