Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macena, Elizabeth da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-19112015-125753/
Resumo: Esta pesquisa investiga como o livro didático de Língua Portuguesa do Projeto Teláris, destinado ao Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, escolhido pelas professoras de Língua Portuguesa da Unidade Municipal de Ensino Mario de Oliveira Moreira, no PNLD, de 2012, aborda o uso do diminutivo no volume do 6° ano do Ensino Fundamental. Foram verificadas questões referentes a como ocorre a contextualização das atividades, a importância que se dá à norma gramatical ou ao uso e o papel do texto nas propostas de atividades voltadas ao léxico e à língua. A partir disso, foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades que promovesse o estudo e a reflexão sobre o tópico, assim, visando ao ensino dos usos que possibilitassem ao aluno ampliar seu repertório de possibilidades expressivas e estilísticas desse elemento linguístico. Pretende-se, com isso, apresentar propostas de trabalho com o livro didático, voltado aos estudos sobre a língua, que proporcionem ao professor a conquista de uma prática mais autônoma, sem desprezar o livro didático, que poderá lhe servir como aliado se usado de forma crítica, e sem permitir que este descaracterize o seu papel docente, tão fundamental no processo pedagógico.
id USP_2b43c07ed901f2779631f0b5c6a9fc09
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19112015-125753
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental IIStudy of diminutive suffix -inho / -zinho in textbook Teláris Project of Portuguese Language of elementary schoolEnsino de Língua PortuguesaLivro didáticoPortuguese language teachingTextbookUse of diminutiveUso do diminutivoEsta pesquisa investiga como o livro didático de Língua Portuguesa do Projeto Teláris, destinado ao Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, escolhido pelas professoras de Língua Portuguesa da Unidade Municipal de Ensino Mario de Oliveira Moreira, no PNLD, de 2012, aborda o uso do diminutivo no volume do 6° ano do Ensino Fundamental. Foram verificadas questões referentes a como ocorre a contextualização das atividades, a importância que se dá à norma gramatical ou ao uso e o papel do texto nas propostas de atividades voltadas ao léxico e à língua. A partir disso, foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades que promovesse o estudo e a reflexão sobre o tópico, assim, visando ao ensino dos usos que possibilitassem ao aluno ampliar seu repertório de possibilidades expressivas e estilísticas desse elemento linguístico. Pretende-se, com isso, apresentar propostas de trabalho com o livro didático, voltado aos estudos sobre a língua, que proporcionem ao professor a conquista de uma prática mais autônoma, sem desprezar o livro didático, que poderá lhe servir como aliado se usado de forma crítica, e sem permitir que este descaracterize o seu papel docente, tão fundamental no processo pedagógico.This work analyzes the Portuguese textbook of the Atica Publisher\'s Teláris Project, aimed at Secondary School, from 6 th to 9 th grade, which was selected among the PNLD (National Textbook Program, in the Portuguese acronym) titles by the Portuguese Language teachers of the Municipal Education Center Mario de Oliveira Moreira in 2012 PNLD. The aim is to investigate how the 6th grade book in this series addresses the use of the diminutive. We will assess issues such as how activities are contextualized, the importance given to grammar rules, or to the use and role of the text in proposals of activities concerning lexicon and language. From this, it will be designed and implemented a series of activities that will promote the study and reflection on the topic, aiming at teaching those in a way that enable the students to expand their repertoire of expressive and stylistic possibilities of this linguistic element. With it, we intend to present proposals for working with this textbook aimed at the study on the language that provide the teacher the possibility to reach a more autonomous practice without neglecting the textbook. The textbook may serve as an ally if used critically and without allowing it to deprive the teaching role, which is fundamental in the educational process, of its characteristics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCondé, Valéria GilMacena, Elizabeth da Silva2015-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-19112015-125753/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-19112015-125753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
Study of diminutive suffix -inho / -zinho in textbook Teláris Project of Portuguese Language of elementary school
title Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
spellingShingle Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
Macena, Elizabeth da Silva
Ensino de Língua Portuguesa
Livro didático
Portuguese language teaching
Textbook
Use of diminutive
Uso do diminutivo
title_short Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_full Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_fullStr Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_sort Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
author Macena, Elizabeth da Silva
author_facet Macena, Elizabeth da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condé, Valéria Gil
dc.contributor.author.fl_str_mv Macena, Elizabeth da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Portuguesa
Livro didático
Portuguese language teaching
Textbook
Use of diminutive
Uso do diminutivo
topic Ensino de Língua Portuguesa
Livro didático
Portuguese language teaching
Textbook
Use of diminutive
Uso do diminutivo
description Esta pesquisa investiga como o livro didático de Língua Portuguesa do Projeto Teláris, destinado ao Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, escolhido pelas professoras de Língua Portuguesa da Unidade Municipal de Ensino Mario de Oliveira Moreira, no PNLD, de 2012, aborda o uso do diminutivo no volume do 6° ano do Ensino Fundamental. Foram verificadas questões referentes a como ocorre a contextualização das atividades, a importância que se dá à norma gramatical ou ao uso e o papel do texto nas propostas de atividades voltadas ao léxico e à língua. A partir disso, foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades que promovesse o estudo e a reflexão sobre o tópico, assim, visando ao ensino dos usos que possibilitassem ao aluno ampliar seu repertório de possibilidades expressivas e estilísticas desse elemento linguístico. Pretende-se, com isso, apresentar propostas de trabalho com o livro didático, voltado aos estudos sobre a língua, que proporcionem ao professor a conquista de uma prática mais autônoma, sem desprezar o livro didático, que poderá lhe servir como aliado se usado de forma crítica, e sem permitir que este descaracterize o seu papel docente, tão fundamental no processo pedagógico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-19112015-125753/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-19112015-125753/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257137248468992