Perfil de consumo de classes de baixa renda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves-Alves, Marcelo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012009-125402/
Resumo: Este trabalho examina perfis de consumo, e do consumidor, de baixa renda. Este estudo se assenta em dados de um levantamento por amostragem aleatória com 1.092 famílias em quatro regiões da Grande São Paulo (Brasil). Baseado em técnicas estatísticas de análise multivariada (principalmente, regressão logística binária, análise de conglomerados e análise de homogeneidade), alguns resultados foram encontrados. Aspectos demográficos, de opinião e de comportamento influenciam o consumo das famílias e o comportamento dos consumidores. Satisfação com a renda da família é a variável mais relevante para a discriminação de grupos, não importando qual a perspectiva de tempo adotada (presente, passado próximo, passado distante ou futuro). Gastos da família (com alimentação, higiene e limpeza; saúde; e habitação) identificam segmentos distintos. Os resultados são generalizáveis apenas para as quatro regiões estudadas. Possíveis estudos futuros incluem pesquisa sobre os motivos pelos quais os trabalhadores com vínculo informal, em comparação com os que têm vínculo formal, tendem a posicionar seus filhos (quando estes tiverem a sua idade) em degraus mais altos numa escala socioeconômica.
id USP_2b6fdb799c18bb7aade1c44470636006
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23012009-125402
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Perfil de consumo de classes de baixa rendaProfile of consumption of low-income classesAnálise multivariadaClassClasse baixaComportamento do consumidorConsumer behaviorConsumoConsumptionLowMultivariate analysisSegmentação de mercadoTarget marketEste trabalho examina perfis de consumo, e do consumidor, de baixa renda. Este estudo se assenta em dados de um levantamento por amostragem aleatória com 1.092 famílias em quatro regiões da Grande São Paulo (Brasil). Baseado em técnicas estatísticas de análise multivariada (principalmente, regressão logística binária, análise de conglomerados e análise de homogeneidade), alguns resultados foram encontrados. Aspectos demográficos, de opinião e de comportamento influenciam o consumo das famílias e o comportamento dos consumidores. Satisfação com a renda da família é a variável mais relevante para a discriminação de grupos, não importando qual a perspectiva de tempo adotada (presente, passado próximo, passado distante ou futuro). Gastos da família (com alimentação, higiene e limpeza; saúde; e habitação) identificam segmentos distintos. Os resultados são generalizáveis apenas para as quatro regiões estudadas. Possíveis estudos futuros incluem pesquisa sobre os motivos pelos quais os trabalhadores com vínculo informal, em comparação com os que têm vínculo formal, tendem a posicionar seus filhos (quando estes tiverem a sua idade) em degraus mais altos numa escala socioeconômica.This work examines low-income classes consumption, and consumers, profiles. This study relies on data from a random sampled survey with 1,092 families in four regions of Sao Paulo metropolitan area (Brazil). Based on multivariate statistics analysis techniques (primarily, binary logistics regression, clusters analysis, and homogeneity analysis), some results have been found. Demographics, opinions, and behavior aspects influence families consumption, and consumers behavior. Family income satisfaction is the most valuable variable in discriminating groups, no matter what time perspective be adopted (present, near past, distant past, or future). Family expenditures (on food, hygiene, and cleaning; health; and living generate distinct segments. Results are generalizable only to the four regions. Possible future studies include research on the reasons why informal workers, in comparison with formal ones, tend to position their sons (by the time they were at their age) on higher degrees on a socioeconomic scale.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGouvea, Maria AparecidaEsteves-Alves, Marcelo2008-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012009-125402/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-23012009-125402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de consumo de classes de baixa renda
Profile of consumption of low-income classes
title Perfil de consumo de classes de baixa renda
spellingShingle Perfil de consumo de classes de baixa renda
Esteves-Alves, Marcelo
Análise multivariada
Class
Classe baixa
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Consumo
Consumption
Low
Multivariate analysis
Segmentação de mercado
Target market
title_short Perfil de consumo de classes de baixa renda
title_full Perfil de consumo de classes de baixa renda
title_fullStr Perfil de consumo de classes de baixa renda
title_full_unstemmed Perfil de consumo de classes de baixa renda
title_sort Perfil de consumo de classes de baixa renda
author Esteves-Alves, Marcelo
author_facet Esteves-Alves, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouvea, Maria Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves-Alves, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multivariada
Class
Classe baixa
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Consumo
Consumption
Low
Multivariate analysis
Segmentação de mercado
Target market
topic Análise multivariada
Class
Classe baixa
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Consumo
Consumption
Low
Multivariate analysis
Segmentação de mercado
Target market
description Este trabalho examina perfis de consumo, e do consumidor, de baixa renda. Este estudo se assenta em dados de um levantamento por amostragem aleatória com 1.092 famílias em quatro regiões da Grande São Paulo (Brasil). Baseado em técnicas estatísticas de análise multivariada (principalmente, regressão logística binária, análise de conglomerados e análise de homogeneidade), alguns resultados foram encontrados. Aspectos demográficos, de opinião e de comportamento influenciam o consumo das famílias e o comportamento dos consumidores. Satisfação com a renda da família é a variável mais relevante para a discriminação de grupos, não importando qual a perspectiva de tempo adotada (presente, passado próximo, passado distante ou futuro). Gastos da família (com alimentação, higiene e limpeza; saúde; e habitação) identificam segmentos distintos. Os resultados são generalizáveis apenas para as quatro regiões estudadas. Possíveis estudos futuros incluem pesquisa sobre os motivos pelos quais os trabalhadores com vínculo informal, em comparação com os que têm vínculo formal, tendem a posicionar seus filhos (quando estes tiverem a sua idade) em degraus mais altos numa escala socioeconômica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012009-125402/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012009-125402/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091003804549120