Abordagem do processo de ensino de Seymour Lubetzky aplicado à disciplina de Catalogação descritiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-30032022-142651/ |
Resumo: | O surgimento dos Functional Requirements for Bibliographic Records, do Bibliographic Framework, do International Federation of Library Associations and Institutions Library Reference Model e a substituição do Anglo-American Cataloguing Rules Second edition pela RDA, indicam a necessidade de entendimento teórico acerca dos princípios e objetivos da Catalogação, exigindo profissionais mais reflexivos e menos seguidores de códigos, regras e normas. À vista disso, torna-se fundamental discutir o ensino de Catalogação, para refletir sobre metodologias que favoreçam a revisão dos métodos e técnicas aplicadas, pelos professores das escolas de Biblioteconomia, na docência da disciplina, em prol da formação de profissionais críticos, investigativos e qualificados para o exercício de suas funções. Nesse contexto, a pesquisa teve por objetivo abordar as estratégias, adotadas por Seymour Lubetzky, para o ensino da Catalogação na School of Library Service da University of California (UCLA). A intenção foi compreender se essas estratégias são adequadas à formação profissional do bibliotecário, que irá atuar frente às mudanças ocorridas na teoria e na prática da Catalogação, bem como sua aplicabilidade nos cursos de Biblioteconomia brasileiros. Para tanto, empreendeu-se um estudo exploratório e descritivo, a partir de levantamento bibliográfico e documental, para proporcionar uma visão geral acerca da disciplina de Catalogação, sua implicação para o desenvolvimento da área e, essencialmente, desvelar aspectos do método de ensino de Seymour Lubetzky, não explorados anteriormente. A pesquisa bibliográfica iniciou com a abordagem dos princípios fundamentais da Catalogação e seguiu a trajetória evolutiva da área, entendida como parte de um processo que promoveu, ao longo do tempo, o conhecimento que fundamenta as discussões atuais. Ao apresentar como a disciplina é ministrada, no Brasil e no mundo, observou-se que os avanços tecnológicos impuseram desafios e tornaram o ensino ainda mais complexo. Com o exame da trajetória de Lubetzky, ficou comprovada a influência de seu ideário na evolução da Catalogação, neste século. Enquanto professor, ele defendia que o currículo contemplasse a teoria e prática, que os alunos fossem encorajados a pensar e a explorar a Catalogação. Ao analisar os documentos que integram a Collection Articles Seymour Lubetzky (1938-2003),na Library Special Collections, University Archives, da UCLA, para descrever os procedimentos utilizados por Lubetzky durante a docência, observou-se que o professor se dedicou a formar bibliotecários bem fundamentados na teoria e prática da Catalogação, a prepará-los para enfrentar, com sabedoria, as complexidades crescentes pelas quais a área avançava, o que incluía os problemas de automação das atividades das bibliotecas. Dessa maneira, o modelo de ensino desenvolvido por ele, opõe-se ao modelo de educação profissionalizante, por incentivar a formação de bibliotecários reflexivos, ao garantir as condições de análise crítica e oportunidade de crescimento profissional. Por fim, considera-se que metodologia de Lubetzky é uma combinação de competência prática e envolvimento emocional com o campo da Catalogação, o que o torna único, como profissional e docente, motivo pelo qual é inviável replicar sua técnica didática, podendo-se, contudo, tê-lo como referência para estimular uma percepção do ensino e da forma como a disciplina pode ser ministrada. |
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Abordagem do processo de ensino de Seymour Lubetzky aplicado à disciplina de Catalogação descritiva-Catalogação descritivaCataloging TeachingDescriptive catalogingDescriptive representationEnsino de CatalogaçãoEstratégias de ensinoRepresentação descritivaSeymour Lubetzky (1898-2003)Seymour Lubetzky (1898-2003)Teaching StrategiesO surgimento dos Functional Requirements for Bibliographic Records, do Bibliographic Framework, do International Federation of Library Associations and Institutions Library Reference Model e a substituição do Anglo-American Cataloguing Rules Second edition pela RDA, indicam a necessidade de entendimento teórico acerca dos princípios e objetivos da Catalogação, exigindo profissionais mais reflexivos e menos seguidores de códigos, regras e normas. À vista disso, torna-se fundamental discutir o ensino de Catalogação, para refletir sobre metodologias que favoreçam a revisão dos métodos e técnicas aplicadas, pelos professores das escolas de Biblioteconomia, na docência da disciplina, em prol da formação de profissionais críticos, investigativos e qualificados para o exercício de suas funções. Nesse contexto, a pesquisa teve por objetivo abordar as estratégias, adotadas por Seymour Lubetzky, para o ensino da Catalogação na School of Library Service da University of California (UCLA). A intenção foi compreender se essas estratégias são adequadas à formação profissional do bibliotecário, que irá atuar frente às mudanças ocorridas na teoria e na prática da Catalogação, bem como sua aplicabilidade nos cursos de Biblioteconomia brasileiros. Para tanto, empreendeu-se um estudo exploratório e descritivo, a partir de levantamento bibliográfico e documental, para proporcionar uma visão geral acerca da disciplina de Catalogação, sua implicação para o desenvolvimento da área e, essencialmente, desvelar aspectos do método de ensino de Seymour Lubetzky, não explorados anteriormente. A pesquisa bibliográfica iniciou com a abordagem dos princípios fundamentais da Catalogação e seguiu a trajetória evolutiva da área, entendida como parte de um processo que promoveu, ao longo do tempo, o conhecimento que fundamenta as discussões atuais. Ao apresentar como a disciplina é ministrada, no Brasil e no mundo, observou-se que os avanços tecnológicos impuseram desafios e tornaram o ensino ainda mais complexo. Com o exame da trajetória de Lubetzky, ficou comprovada a influência de seu ideário na evolução da Catalogação, neste século. Enquanto professor, ele defendia que o currículo contemplasse a teoria e prática, que os alunos fossem encorajados a pensar e a explorar a Catalogação. Ao analisar os documentos que integram a Collection Articles Seymour Lubetzky (1938-2003),na Library Special Collections, University Archives, da UCLA, para descrever os procedimentos utilizados por Lubetzky durante a docência, observou-se que o professor se dedicou a formar bibliotecários bem fundamentados na teoria e prática da Catalogação, a prepará-los para enfrentar, com sabedoria, as complexidades crescentes pelas quais a área avançava, o que incluía os problemas de automação das atividades das bibliotecas. Dessa maneira, o modelo de ensino desenvolvido por ele, opõe-se ao modelo de educação profissionalizante, por incentivar a formação de bibliotecários reflexivos, ao garantir as condições de análise crítica e oportunidade de crescimento profissional. Por fim, considera-se que metodologia de Lubetzky é uma combinação de competência prática e envolvimento emocional com o campo da Catalogação, o que o torna único, como profissional e docente, motivo pelo qual é inviável replicar sua técnica didática, podendo-se, contudo, tê-lo como referência para estimular uma percepção do ensino e da forma como a disciplina pode ser ministrada.The emergence of the Functional Requirements for Bibliographic Records, the Bibliographic Framework, the International Federation of Library Associations and Institutions Library Reference Model, and the replacement of the Anglo-American Cataloguing Rules Second Edition by RDA, indicates the need for theoretical understanding of the principles and objectives of Cataloging, requires more open-minded professionals and fewer code, rule, and standard followers. Therefore, its essential to discuss the teaching of Cataloging, to reflect on methodologies that benefit the revision of methods and techniques applied, by professors of Librarianship schools, in teaching the discipline, in favor of training critical, investigative and qualified professionals for the exercise of their functions. In this context, the research aimed to address the strategies, adopted by Seymour Lubetzky, for the teaching of Cataloging at the School of Library Service da University of California (UCLA). The intention was to understand whether these strategies are suitable for the professional training of the librarian, who will act in the face of changes regarding the theory and practice of Cataloging. For this purpose, an exploratory and descriptive study was carried out, based on a bibliographical and documentary survey, to suplly an overview of the Cataloging discipline, its implications for the development of the area and, essentially, to unveil aspects of Seymour Lubetzky\'s, teaching method, not previously explored. The bibliographical research began with a rundown of the fundamental principles of Cataloging and the evolutionary trajectory of the area, understood as part of a process that, over time, promoted the knowledge that underlies current discussions. When presenting how the discipline is taught in Brazil and in the world, it was observed that technological advances have posed challenges and made teaching even more complex. Examining Lubetzky\'s path, the influence of his ideas on the evolution of Cataloging in this century was proven. As a professor, he advocated that the curriculum contemplate theory and practice, and that students be encouraged to think about and explore Cataloging. When analyzing the documents that make up Collection Articles Seymour Lubetzky (1938-2003), in the Library Special Collections, University Archives, from UCLA to describe the procedures used by Lubetzky as a professor, it was observed that he was very busy training librarians well-founded in the theory and practice of Cataloging and in preparing them to wisely face the growing complexities with which the area was advancing (including the issues of automating library activities). Thereby, the teaching model developed by him is opposed to the professionalizing education model, as it encourages the formation of reflective librarians and guarantees them conditions for critical analysis and opportunities for professional growth. To cap it all off, Lubetzky\'s methodology is seen as a combination of practical competence and emotional involvement with the field of Cataloging, which makes him stand out as a professional and a professor. That\'s why it\'s impracticable to replicate his didactic technique. 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