Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durães, Fabiola Alice dos Anjos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-26042022-154417/
Resumo: Tendo em vista o atual momento geo-histórico permeado por uma defesa curricular homogeneizante do que deve ser ensinado sob a lógica neoliberal e neotecnicista via o desenvolvimento de competências e habilidades, são importantes práticas que enfrentem esse tipo de perspectiva no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, essa pesquisa tem como proposta evidenciar a importância da abordagem metodológica (não-conteudista) no currículo. Como exemplo, trazemos o método do materialismo histórico-dialético empregado na metodologia de ensino do Estudo do Meio. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar qual é o potencial pedagógico do Estudo do Meio na formação docente em Geografia. Utilizou-se a abordagem da pesquisa mista, levando em consideração que aspectos qualitativos e quantitativos são importantes para a compreensão da complexidade do fenômeno educativo. Tendo em vista que os dados empíricos são importantes para a construção de uma epistemologia investigativa das práticas educativas, a construção dos dados lançou mão da observação participante na documentação pedagógica sistemática realizada. Trata-se de um estudo de caso de um Estudo do Meio realizado no Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista (VRPSP) coordenado por uma professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e direcionado para a formação inicial docente em Geografia. O recorte temporal definido foi de 2016 a 2018, ocasião em que participaram o total de 170 licenciandos. A análise foi embasada no método epistemológico indutivo, tendo como técnica a análise de conteúdo e o auxílio do software NVivo para a codificação e construção das categorias. Como resultados, descreve-se detalhadamente o referido Estudo do Meio, passando pelos objetivos da proposta, conteúdos abordados, procedimentos didático-pedagógicos, etapas de realização (pré-campo, campo e pós-campo) e avaliação geral do processo. A análise indica que a abordagem da metodologia dialética utilizada no desenvolvimento deste Estudo do Meio possibilitou um processo de formação crítica e emancipadora, tornando-o uma experiência significativa pelo fato de ser uma metodologia ativa e interdisciplinar que visa a construção coletiva do conhecimento, tendo como pressupostos o ensino-aprendizagem por investigação; a fusão entre teoria e prática, bem como de métodos de ensino e científicos; a autonomia e o protagonismo estudantil; o exercício da análise crítica; e a produção de recursos e materiais didáticos baseados em novas mídias e pedagogias decoloniais. Conclui-se que esses elementos proporcionam a construção de um estatuto de maioridade intelectual para a profissão docente na contemporaneidade e evidenciam o potencial pedagógico do Estudo do Meio na formação docente em Geografia, demonstrandoo também enquanto uma prática que se presta a um ensino-aprendizagem que não se limita à abordagem conteudista baseada em habilidades e competências.
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Utilizou-se a abordagem da pesquisa mista, levando em consideração que aspectos qualitativos e quantitativos são importantes para a compreensão da complexidade do fenômeno educativo. Tendo em vista que os dados empíricos são importantes para a construção de uma epistemologia investigativa das práticas educativas, a construção dos dados lançou mão da observação participante na documentação pedagógica sistemática realizada. Trata-se de um estudo de caso de um Estudo do Meio realizado no Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista (VRPSP) coordenado por uma professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e direcionado para a formação inicial docente em Geografia. O recorte temporal definido foi de 2016 a 2018, ocasião em que participaram o total de 170 licenciandos. A análise foi embasada no método epistemológico indutivo, tendo como técnica a análise de conteúdo e o auxílio do software NVivo para a codificação e construção das categorias. Como resultados, descreve-se detalhadamente o referido Estudo do Meio, passando pelos objetivos da proposta, conteúdos abordados, procedimentos didático-pedagógicos, etapas de realização (pré-campo, campo e pós-campo) e avaliação geral do processo. A análise indica que a abordagem da metodologia dialética utilizada no desenvolvimento deste Estudo do Meio possibilitou um processo de formação crítica e emancipadora, tornando-o uma experiência significativa pelo fato de ser uma metodologia ativa e interdisciplinar que visa a construção coletiva do conhecimento, tendo como pressupostos o ensino-aprendizagem por investigação; a fusão entre teoria e prática, bem como de métodos de ensino e científicos; a autonomia e o protagonismo estudantil; o exercício da análise crítica; e a produção de recursos e materiais didáticos baseados em novas mídias e pedagogias decoloniais. Conclui-se que esses elementos proporcionam a construção de um estatuto de maioridade intelectual para a profissão docente na contemporaneidade e evidenciam o potencial pedagógico do Estudo do Meio na formação docente em Geografia, demonstrandoo também enquanto uma prática que se presta a um ensino-aprendizagem que não se limita à abordagem conteudista baseada em habilidades e competências.In view of the current geo-historical moment permeated by a homogenizing curricular defense of what should be taught under the neoliberal and neotechnicist logic via the development of competences and skills, practices that face this type of perspective in the teaching-learning process are important. In this way, this research aims to highlight the importance of the methodological approach (non-content) in the curriculum. As an example, we bring the method of historical-dialectical materialism used in the teaching methodology of the Milieu Analysis. Thus, the present work aims to investigate what is the pedagogical potential of the Milieu Analysis in teacher training in Geography. A mixed research approach was used, taking into account that qualitative and quantitative aspects are important for understanding the complexity of the educational phenomenon. Considering that empirical data are important for the construction of an investigative epistemology of educational practices, the construction of the data made use of participant observation in the systematic pedagogical documentation carried out. This is a case study of a Milieu Analysis carried out in the Vale do Paraíba do Sul Paulista (VRPSP) coordinated by a professor at the Faculty of Education of the University of São Paulo (FE-USP) and aimed at initial teacher training in Geography. The time frame defined was from 2016 to 2018, when a total of 170 undergraduates participated. The analysis was based on the inductive epistemological method, using as technique the content analysis and the help of the NVivo software for the coding and construction of the categories. As a result, the aforementioned Milieu Analysis is described in detail, going through the objectives of the proposal, contents covered, didactic-pedagogical procedures, stages of realization (pre-field, field and post-field) and general evaluation of the process. The analysis indicates that the approach of the dialectical methodology used in the development of this Milieu Analysis enabled a process of critical and emancipatory formation, making it a significant experience because it is an active and interdisciplinary methodology that aims at the collective construction of knowledge, having as presuppositions the teaching-learning by investigation; the fusion of theory and practice, as well as teaching and scientific methods; student autonomy and protagonism; the exercise of critical analysis; and the production of resources and teaching materials based on new media and decolonial pedagogy. It is concluded that these elements provide the construction of a statute of intellectual maturity for the teaching profession in contemporary times and show the pedagogical potential of the Milieu Analysis in teacher training in Geography, also demonstrating it as a practice that lends itself to a teaching-learning process that is not limited to the content approach based on skills and competences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCacete, Nuria HangleiDurães, Fabiola Alice dos Anjos2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-26042022-154417/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-25T13:00:07Zoai:teses.usp.br:tde-26042022-154417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-25T13:00:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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