Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durães, Fabiola Alice dos Anjos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-26042022-154417/
Resumo: Tendo em vista o atual momento geo-histórico permeado por uma defesa curricular homogeneizante do que deve ser ensinado sob a lógica neoliberal e neotecnicista via o desenvolvimento de competências e habilidades, são importantes práticas que enfrentem esse tipo de perspectiva no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, essa pesquisa tem como proposta evidenciar a importância da abordagem metodológica (não-conteudista) no currículo. Como exemplo, trazemos o método do materialismo histórico-dialético empregado na metodologia de ensino do Estudo do Meio. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar qual é o potencial pedagógico do Estudo do Meio na formação docente em Geografia. Utilizou-se a abordagem da pesquisa mista, levando em consideração que aspectos qualitativos e quantitativos são importantes para a compreensão da complexidade do fenômeno educativo. Tendo em vista que os dados empíricos são importantes para a construção de uma epistemologia investigativa das práticas educativas, a construção dos dados lançou mão da observação participante na documentação pedagógica sistemática realizada. Trata-se de um estudo de caso de um Estudo do Meio realizado no Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista (VRPSP) coordenado por uma professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e direcionado para a formação inicial docente em Geografia. O recorte temporal definido foi de 2016 a 2018, ocasião em que participaram o total de 170 licenciandos. A análise foi embasada no método epistemológico indutivo, tendo como técnica a análise de conteúdo e o auxílio do software NVivo para a codificação e construção das categorias. Como resultados, descreve-se detalhadamente o referido Estudo do Meio, passando pelos objetivos da proposta, conteúdos abordados, procedimentos didático-pedagógicos, etapas de realização (pré-campo, campo e pós-campo) e avaliação geral do processo. A análise indica que a abordagem da metodologia dialética utilizada no desenvolvimento deste Estudo do Meio possibilitou um processo de formação crítica e emancipadora, tornando-o uma experiência significativa pelo fato de ser uma metodologia ativa e interdisciplinar que visa a construção coletiva do conhecimento, tendo como pressupostos o ensino-aprendizagem por investigação; a fusão entre teoria e prática, bem como de métodos de ensino e científicos; a autonomia e o protagonismo estudantil; o exercício da análise crítica; e a produção de recursos e materiais didáticos baseados em novas mídias e pedagogias decoloniais. Conclui-se que esses elementos proporcionam a construção de um estatuto de maioridade intelectual para a profissão docente na contemporaneidade e evidenciam o potencial pedagógico do Estudo do Meio na formação docente em Geografia, demonstrandoo também enquanto uma prática que se presta a um ensino-aprendizagem que não se limita à abordagem conteudista baseada em habilidades e competências.
id USP_2cb121caeeb95d2402946f3d79c894d6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26042022-154417
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de casoMilieu Analysis and teacher training in geography: a case studyEstudo do MeioFormação de ProfessoresGeografiaGeographyMilieu AnalysisTeacher trainingVale do ParaíbaVale do ParaíbaTendo em vista o atual momento geo-histórico permeado por uma defesa curricular homogeneizante do que deve ser ensinado sob a lógica neoliberal e neotecnicista via o desenvolvimento de competências e habilidades, são importantes práticas que enfrentem esse tipo de perspectiva no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, essa pesquisa tem como proposta evidenciar a importância da abordagem metodológica (não-conteudista) no currículo. Como exemplo, trazemos o método do materialismo histórico-dialético empregado na metodologia de ensino do Estudo do Meio. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar qual é o potencial pedagógico do Estudo do Meio na formação docente em Geografia. Utilizou-se a abordagem da pesquisa mista, levando em consideração que aspectos qualitativos e quantitativos são importantes para a compreensão da complexidade do fenômeno educativo. Tendo em vista que os dados empíricos são importantes para a construção de uma epistemologia investigativa das práticas educativas, a construção dos dados lançou mão da observação participante na documentação pedagógica sistemática realizada. Trata-se de um estudo de caso de um Estudo do Meio realizado no Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista (VRPSP) coordenado por uma professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e direcionado para a formação inicial docente em Geografia. O recorte temporal definido foi de 2016 a 2018, ocasião em que participaram o total de 170 licenciandos. A análise foi embasada no método epistemológico indutivo, tendo como técnica a análise de conteúdo e o auxílio do software NVivo para a codificação e construção das categorias. Como resultados, descreve-se detalhadamente o referido Estudo do Meio, passando pelos objetivos da proposta, conteúdos abordados, procedimentos didático-pedagógicos, etapas de realização (pré-campo, campo e pós-campo) e avaliação geral do processo. A análise indica que a abordagem da metodologia dialética utilizada no desenvolvimento deste Estudo do Meio possibilitou um processo de formação crítica e emancipadora, tornando-o uma experiência significativa pelo fato de ser uma metodologia ativa e interdisciplinar que visa a construção coletiva do conhecimento, tendo como pressupostos o ensino-aprendizagem por investigação; a fusão entre teoria e prática, bem como de métodos de ensino e científicos; a autonomia e o protagonismo estudantil; o exercício da análise crítica; e a produção de recursos e materiais didáticos baseados em novas mídias e pedagogias decoloniais. Conclui-se que esses elementos proporcionam a construção de um estatuto de maioridade intelectual para a profissão docente na contemporaneidade e evidenciam o potencial pedagógico do Estudo do Meio na formação docente em Geografia, demonstrandoo também enquanto uma prática que se presta a um ensino-aprendizagem que não se limita à abordagem conteudista baseada em habilidades e competências.In view of the current geo-historical moment permeated by a homogenizing curricular defense of what should be taught under the neoliberal and neotechnicist logic via the development of competences and skills, practices that face this type of perspective in the teaching-learning process are important. In this way, this research aims to highlight the importance of the methodological approach (non-content) in the curriculum. As an example, we bring the method of historical-dialectical materialism used in the teaching methodology of the Milieu Analysis. Thus, the present work aims to investigate what is the pedagogical potential of the Milieu Analysis in teacher training in Geography. A mixed research approach was used, taking into account that qualitative and quantitative aspects are important for understanding the complexity of the educational phenomenon. Considering that empirical data are important for the construction of an investigative epistemology of educational practices, the construction of the data made use of participant observation in the systematic pedagogical documentation carried out. This is a case study of a Milieu Analysis carried out in the Vale do Paraíba do Sul Paulista (VRPSP) coordinated by a professor at the Faculty of Education of the University of São Paulo (FE-USP) and aimed at initial teacher training in Geography. The time frame defined was from 2016 to 2018, when a total of 170 undergraduates participated. The analysis was based on the inductive epistemological method, using as technique the content analysis and the help of the NVivo software for the coding and construction of the categories. As a result, the aforementioned Milieu Analysis is described in detail, going through the objectives of the proposal, contents covered, didactic-pedagogical procedures, stages of realization (pre-field, field and post-field) and general evaluation of the process. The analysis indicates that the approach of the dialectical methodology used in the development of this Milieu Analysis enabled a process of critical and emancipatory formation, making it a significant experience because it is an active and interdisciplinary methodology that aims at the collective construction of knowledge, having as presuppositions the teaching-learning by investigation; the fusion of theory and practice, as well as teaching and scientific methods; student autonomy and protagonism; the exercise of critical analysis; and the production of resources and teaching materials based on new media and decolonial pedagogy. It is concluded that these elements provide the construction of a statute of intellectual maturity for the teaching profession in contemporary times and show the pedagogical potential of the Milieu Analysis in teacher training in Geography, also demonstrating it as a practice that lends itself to a teaching-learning process that is not limited to the content approach based on skills and competences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCacete, Nuria HangleiDurães, Fabiola Alice dos Anjos2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-26042022-154417/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-25T13:00:07Zoai:teses.usp.br:tde-26042022-154417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-25T13:00:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de caso
Milieu Analysis and teacher training in geography: a case study
title Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de caso
spellingShingle Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de caso
Durães, Fabiola Alice dos Anjos
Estudo do Meio
Formação de Professores
Geografia
Geography
Milieu Analysis
Teacher training
Vale do Paraíba
Vale do Paraíba
title_short Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de caso
title_full Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de caso
title_fullStr Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de caso
title_full_unstemmed Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de caso
title_sort Estudo do meio e formação docente em geografia: um estudo de caso
author Durães, Fabiola Alice dos Anjos
author_facet Durães, Fabiola Alice dos Anjos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cacete, Nuria Hanglei
dc.contributor.author.fl_str_mv Durães, Fabiola Alice dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo do Meio
Formação de Professores
Geografia
Geography
Milieu Analysis
Teacher training
Vale do Paraíba
Vale do Paraíba
topic Estudo do Meio
Formação de Professores
Geografia
Geography
Milieu Analysis
Teacher training
Vale do Paraíba
Vale do Paraíba
description Tendo em vista o atual momento geo-histórico permeado por uma defesa curricular homogeneizante do que deve ser ensinado sob a lógica neoliberal e neotecnicista via o desenvolvimento de competências e habilidades, são importantes práticas que enfrentem esse tipo de perspectiva no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, essa pesquisa tem como proposta evidenciar a importância da abordagem metodológica (não-conteudista) no currículo. Como exemplo, trazemos o método do materialismo histórico-dialético empregado na metodologia de ensino do Estudo do Meio. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar qual é o potencial pedagógico do Estudo do Meio na formação docente em Geografia. Utilizou-se a abordagem da pesquisa mista, levando em consideração que aspectos qualitativos e quantitativos são importantes para a compreensão da complexidade do fenômeno educativo. Tendo em vista que os dados empíricos são importantes para a construção de uma epistemologia investigativa das práticas educativas, a construção dos dados lançou mão da observação participante na documentação pedagógica sistemática realizada. Trata-se de um estudo de caso de um Estudo do Meio realizado no Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista (VRPSP) coordenado por uma professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e direcionado para a formação inicial docente em Geografia. O recorte temporal definido foi de 2016 a 2018, ocasião em que participaram o total de 170 licenciandos. A análise foi embasada no método epistemológico indutivo, tendo como técnica a análise de conteúdo e o auxílio do software NVivo para a codificação e construção das categorias. Como resultados, descreve-se detalhadamente o referido Estudo do Meio, passando pelos objetivos da proposta, conteúdos abordados, procedimentos didático-pedagógicos, etapas de realização (pré-campo, campo e pós-campo) e avaliação geral do processo. A análise indica que a abordagem da metodologia dialética utilizada no desenvolvimento deste Estudo do Meio possibilitou um processo de formação crítica e emancipadora, tornando-o uma experiência significativa pelo fato de ser uma metodologia ativa e interdisciplinar que visa a construção coletiva do conhecimento, tendo como pressupostos o ensino-aprendizagem por investigação; a fusão entre teoria e prática, bem como de métodos de ensino e científicos; a autonomia e o protagonismo estudantil; o exercício da análise crítica; e a produção de recursos e materiais didáticos baseados em novas mídias e pedagogias decoloniais. Conclui-se que esses elementos proporcionam a construção de um estatuto de maioridade intelectual para a profissão docente na contemporaneidade e evidenciam o potencial pedagógico do Estudo do Meio na formação docente em Geografia, demonstrandoo também enquanto uma prática que se presta a um ensino-aprendizagem que não se limita à abordagem conteudista baseada em habilidades e competências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-26042022-154417/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-26042022-154417/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257357307871232