Contribuição ao estudo da deformabilidade de camadas de pavimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preussler, Leonardo Appel
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-02062008-143306/
Resumo: Os processos adotados no controle tecnológico das obras de pavimentação mantêm, ainda, procedimentos e metodologias convencionais que fornecem subsídios técnicos para uma avaliação indireta das propriedades mecânicas das camadas do pavimento e da estrutura como um todo, muitas vezes insuficientes para a interpretação das condições de deformabilidade in situ dos pavimentos. O trabalho proposto constitui uma contribuição para o aperfeiçoamento das técnicas de controle tecnológico de obras rodoviárias com a determinação das propriedades mecânicas e de deformabilidade das camadas de pavimento e terrapleno a partir de ensaios dinâmicos de campo com o uso do equipamento Light Weight Deflectometer (LWD). São apresentadas proposições de metodologias para aplicação sistemática do LWD na avaliação e diagnóstico das propriedades mecânicas de sistemas de camada de pavimento, bem como, no controle tecnológico de obras de pavimentação. O escopo do trabalho é fundamentalmente de natureza experimental com a apresentação de estudo de caso realizado pelo autor em obras viárias em andamento, incorporando-se também resultados de pesquisas e estudos disponíveis na literatura internacional. Buscou-se definir procedimentos e metodologias específicas para a obra da BR-101/NE, que possibilitassem a aplicação dos ensaios dinâmicos com o LWD na totalidade do empreendimento de forma homogênea e padronizada, empregando-se também relações que facultam a determinação das propriedades mecânicas das camadas dos pavimentos com exatidão e representatividade. Para os objetivos em questão foi programado experimentos em seções testes da rodovia, segmento situado entre a cidade de João Pessoa e a divisa dos estados de Pernambuco e Paraíba (lote de obra 5), no qual foram previstos ensaios com o DCP - cone de penetração, LWD e Falling Weight Deflectometer (FWD), bem como a caracterização completa dos solos e materiais constituintes das camadas finais de terraplenagem.
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